Monokarma Grand Funk Cover

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Fonte: Renaissance Records
Enviar correções  |  Ver Acessos

Criada em junho de 2005 na cidade do Rio de Janeiro, a banda MONOKARMA conta com 4 integrantes: A despeito de serem todos bem jovens (entre 21 e 25 anos), já possuem bastante experiência, tendo participado de diversas outras bandas e se apresentado em muitos locais de renome, bem como em diversas cidades pelo Brasil.

Seus nomes são:

LEONARDO MORAES (guitarra e vocais) - Atua também na banda FARSCAPE
PEDRO MORAES (bateria) - Atua na mesma FARSCAPE e já foi da APOKALIPTIC RAIDS
ANDREUS FARIA (baixo e vocais) - Já pertenceu à banda UNIDADE 078
TIAGO DE CASTRO (guitarra) - Ex-banda BLEFFE, integra também a VIA PERIMETAL

Todos integraram também a banda COLD BEER. Com a FARSCAPE, os irmãos Leonardo e Pedro apresentaram-se nas cidades de S.Paulo, B. Horizonte, Juiz de Fora, Campos, Macaé e Resende, tendo a mesma banda feito também uma tour pela Região Nordeste, sempre com grande sucesso.

Já lançaram diversos trabalhos, alguns editados também no exterior. Ao criarem a MONOKARMA, juntamente com o baixista Andreus, desejavam seguir uma linha mais ligada ao "Classic Rock". Assim, compuseram e gravaram algumas canções, cujo CD recebeu o nome de "Perto de Casa".

Neste CD já estava presente a primeira gravação "cover" da banda que se tornou a maior das suas influências: a norte-americana setentista GRAND FUNK. Comprovando esta influência está o próprio título do CD, pois trata-se da tradução do título de um dos mais belos e clássicos álbuns da banda: o disco "Closer to Home", lançado originalmente em 1970.

Surge então a óbvia curiosidade: Como 3 rapazes tão jovens conheceram e se identificaram com o trabalho de uma banda tão mais velha do que eles?

Temos então 2 respostas básicas:

A primeira resposta remete ao ano de 2005, quando estavam em uma loja de discos e o proprietário e amigo Alessandro Barcellos a recomendou e mostrou algumas músicas.

A segunda vem a partir da extraordinária energia e criatividade proveniente das composições da banda americana. Mesclando influências bastante variadas, o GRAND FUNK foi uma das mais importantes e bem-sucedidas bandas a surgir nos EUA durante os anos 70. Foi uma das únicas a conseguir concorrer de igual para igual com os grandes grupos ingleses, tais como LED ZEPPELIN, DEEP PURPLE e BLACK SABBATH.

Obtiveram excelentes vendas em seus discos, acumulando muitos discos de ouro e de platina, desde o seu 1º LP "On Time" (1969) até os 13 albuns de estúdio posteriores, que atingiram a fantástica quantidade de mais de 20 milhões de exemplares vendidos.

Além das estratosféricas vendas, foram também iluminados em termos de público, pois, praticamente em sua estréia, tiveram a felicidade de se apresentar para 180.000 pessoas no Atlanta Pop Festival, ainda em 1969.

A partir daí, seus shows ficaram sempre lotados e realizaram verdadeiras façanhas para a época, tais como esgotar os ingressos para 2 apresentações no famoso Madison Square Garden em apenas 2 horas, em 1970 ou baterem o recorde dos BEATLES, esgotando em apenas 72 horas os 55.000 ingressos para um show no grande Shea Stadium em Nova York.

A sucessão de grandes espaços super-lotados foi impressionante e superaram até mesmo os fenômenos planetários dos BEATLES e ROLLING STONES.

Tal sucesso refletiu também no Brasil. Tiveram todos os seus discos aqui lançados, incluindo as gravações ao vivo e algumas coletâneas, tornando-se um dos grupos com o maior número de lançamentos em prensagem brasileira e um dos raros a ter uma longa discografia 100% editada no país.

Dessa forma, com tanta história e tão fantástica qualidade musical, os jovens da MONOKARMA logo se encantaram, adquiriram todos os discos e passaram a se dedicar com grande esmero na elaboração de versões perfeitas das músicas dos 5 primeiros e melhores álbuns, incluindo até mesmo as mais longas e complexas composições.

Para atingirem tal perfeição, convidaram mais um guitarrista e Tiago de Castro imediatamente a eles se uniu. Iniciaram sua caminhada de shows em pleno plenário da Câmara dos Deputados, no Centro do Rio de Janeiro. Apesar do lugar inusitado, foi um grande sucesso, com a presença de grandes nomes da política. Com esse show, fincaram de vez sua bandeira no cenário carioca, sendo a primeira banda de Rock a tocar no interior da Câmara.

A partir daí, já se apresentaram por toda a capital, com destaque para as seguintes casas noturnas: Espaço Constituição, Far up, Recanto da Lapa, Restaurante Dom Lukas, Espaço Néctar, Bar do Frank, Exclusivo Bar, Casa da Zorra, Conceptione Rock Pub, Banca do Blues, Vitorio's Bar, entre outras.

Já foram entrevistados na TVE (programa Atitude.com) e na Rádio Manchete AM (programa Manchete Cultural), onde atingiram grande repercussão.

Em Petrópolis, executarão uma apresentação impecável que agradará em cheio a todos os que assistirem, desde os incontáveis fãs da época dos anos 70 até qualquer novo apreciador do "Bom e Velho Rock'n Roll".

DATA: 17 de Maio de 2008
LOCAL: Centro de Cultura Raul de Leoni
HORÁRIO: 20:00
PREÇO: 20,00 e 10,00 (estudantes e idosos)
Antecipados na RENAISSANCE DISCOS: R.Irmãos D'Angelo, 51, S/L 3, Gal. Régis. Tel.: 2231-5257
E-mail: renaissance.claudio@gmail.com

Visitem também o site www.rockprogressivo.com.br/renaissance.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Monokarma"


Rock Stars: como se pareceriam alguns se não tivessem morridoRock Stars
Como se pareceriam alguns se não tivessem morrido

Guns N' Roses: a verdadeira história de Rocket QueenGuns N' Roses
A verdadeira história de "Rocket Queen"

Eagles: o significado da clássica Hotel CaliforniaEagles
O significado da clássica "Hotel California"

Black Sabbath: Tony Iommi explica como tocar ParanoidBlack Sabbath
Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"

Courtney Love: Essa música é sobre minha vagina, sabia?Courtney Love
"Essa música é sobre minha vagina, sabia?"

Nirvana: Músicos consagrados falam do legado da bandaNirvana
Músicos consagrados falam do legado da banda

Uli Kusch: Michael Jackson utilizava ingredientes do Metal em seu trabalhoUli Kusch
"Michael Jackson utilizava ingredientes do Metal em seu trabalho"


adClio336|adClio336