Andre Matos
Fonte: Site Oficial Andre Matos
Postado em 22 de julho de 2007
Andre Matos é um músico que consegue com facilidade conquistar as mais diferentes platéias. Consagrado como um dos melhores vocalistas e tecladistas do rock pesado mundial, Andre Matos já provou que vai muito além: a parceria junto ao violinista Marcus Viana e o projeto paralelo intitulado Virgo são as maiores provas dos desafios aos quais se lançou ao longo de sua carreira.
Aos 10 anos, Andre Matos iniciou suas aulas de piano e música. Ainda na adolescência, formou o Viper, banda com a qual alcançou precoce reconhecimento internacional, com dois discos de grande sucesso no Japão e Europa.
Sem nunca interromper os estudos de música clássica e aprimoramento vocal, ingressou na faculdade, onde formou-se mais tarde Bacharel em Regência Orquestral e Composição Musical. Além disso, ainda constam em seu currículo Habilitação em Canto Lírico e Habilitação em Piano Erudito.
Dedicou-se por vários anos a atividades relacionadas ao canto como tenor lírico, fazendo parte de diversos coros profissionais, tendo, inclusive, composto peças exclusivas para o repertório coral. Finalizou seus estudos em canto junto ao professor Francisco Campos (titular da USP), com quem estudou durante seis anos.
Em meados dos anos 90, Andre Matos deixa o Viper e forma o Angra, uma banda de rock pesado que tinha como proposta a exploração de outras vertentes que pudessem incorporar-se ao som pesado: elementos da música clássica e regional.
Sucesso imediato em nível mundial, juntamente com o primeiro disco de ouro no Japão.
Justamente nesta época, o nome Andre Matos foi sondado para o Iron Maiden, em um concurso mundial que escolheria o vocalista substituto de Bruce Dickinson. Andre Matos ficou entre os três primeiros colocados.
Com o Angra, desenvolveu uma carreira invejável ao longo de 9 anos: inúmeras turnês no exterior e números que superam um milhão de discos vendidos.
Após a separação do grupo, no final de 99, Andre Matos forma o Shaaman, levando adiante o estilo musical ao qual se havia proposto anteriormente.
"Ritual", o álbum de estréia de 2002, foi muito bem recebido no Brasil e também fora, lançado em mais de 15 países. Durante todo o ano de 2003, o Shaaman figurou nos primeiros lugares de votações da midia especializada, tendo inclusive uma das faixas do CD (Fairy Tale, de autoria de Andre Matos) incluída na trilha sonora da novela global "O Beijo do Vampiro", com ampla repercussão nacional. O ponto alto foi a gravação do DVD e CD ao vivo "Ritualive", com diversos convidados especiais (Helloween, Tobias Sammet, Marcus Viana, etc.) em show recorde de público no Credicard Hall. O DVD (lançado no Brasil pela Universal Music) foi também recorde de vendas no segmento.
A Ritual Tour rendeu à banda mais de 200 shows em vários países e prêmios de consagração por onde passou.
Reason, o segundo álbum da banda, foi lançado mundialmente em 2005, com turnês promocionais pela Europa, América Latina e Japão, para a divulgação do CD.
Andre Matos também desenvolveu o projeto VIRGO, junto ao guitarrista e produtor alemão Sascha Paeth, com nítidas influências de Queen, Beatles, Soul Music e Rock em geral - expandindo além seu horizonte musical – e com ampla aceitação entre seus fãs.
Entre 2003 e 2006, Andre Matos foi eleito "Melhor Vocalista" e "Melhor Tecladista" em países como França, Itália, México, Espanha, Grécia, Japão, Argentina e Brasil, também recebendo o "Troféu Rádio Rock" da 89FM / Rede Rádio Rock como melhor vocalista do Brasil.
Andre Matos se mantém, indiscutivelmente, como um dos melhores vocalistas do mundo e é referência absoluta em tudo o que já produziu ou produz.
Apenas na rede "Orkut", podem ser encontradas mais de 500 comunidades em sua homenagem (a primeira, com mais de 20.000 membros). As recentes publicações da mídia especializada no Brasil indicam, por unanimidade, Andre Matos como campeão absoluto nas categorias "Melhor Vocalista" e "Melhor Tecladista" 2005/2006, na votação dos leitores e internautas.
Em 2007, Andre Matos estrelou o papel principal da Opera Rock "Tommy", do The Who, em uma nova montagem da Banda Sinfônica Jovem e Coral Jovem de São Paulo, realizada entre os dias 16 e 18 de Junho de 2006, no Memorial da América Latina. Esta foi sua primeira experiência atuando em ópera, com total consagração de público e crítica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
Ex-vocalista chama formação atual do Sex Pistols de "banda de karaokê"
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
As 25 melhores músicas dos Ramones, em lista da Paste Magazine
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
O álbum que para Ozzy Osbourne "não tem uma música fraca na lista"
O álbum onde, para Joe Perry, o Aerosmith atingiu seu apogeu de criatividade
A reação de Slash, do Guns N' Roses, ao ouvir a voz de Axl Rose pela primeira vez


A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Como Amanda Somerville conheceu Andre Matos, segundo a própria
Penélope Nova lembra como foi início do namoro com o saudoso Andre Matos
O que Andre Matos disse ao chamar Bruno Sutter ao palco para cantar "Carry On"
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott



