Nawak
Postado em 06 de abril de 2006
Fonte: www.nawak.art.br
No final de 1999 como era de costume em todo final de ano Vernon (Bateria), Rafael Barbieri (Teclados), Anderson Borges (Guitarra) e Amauri Bosco (Guitarra) amigos de longa data saiam para acampar com um grupo de amigos em comum. Todos já tinham alguma experiência com música mas nunca haviam tocado juntos embora tivessem gosto musical parecido. E foi em uma daquelas tardes naquele mesmo acampamento que decidiram se reunir para falar um pouco sobre música e fazer uma "Jam". A partir daí a química entre os amigos foi perfeita e então resolveram marcar mais algumas "Jams" para quando voltassem para Limeira (Interior de SP.) cidade natal da banda.
O "projeto" foi tomando força e idealizado e em tornar-se uma banda, aquelas quatro pessoas que até então almejavam somente ensaiar e fazer pequenos shows em sua região ou quem sabe na capital, precisavam de um vocalista e um baixista para que pudessem realizar tal façanha.
Foi quando logo depois, Rodrigo Citta (Vocal), um amigo de longa data de Amauri e Ander foi convidado a conhecer o restante da banda e fazer alguns ensaios, já que havia tocado em outras bandas e também por gostar do mesmo estilo que eles estavam fazendo. Rodrigo rapidamente tornou-se um membro fixo e trouxe novas idéias e conceitos para a banda, até então sem nome definido.
A banda então começou a definir um estilo que iriam seguir dentro de tantas vertentes do Metal, e o qual mais o agradavam era o chamado "Metal Melódico", e após algumas sugestões finalmente escolheram o nome para a banda: ARKHANGEL
Depois de uma longa procura o Arkhangel conhece seu baixista Paulo Santos, que também já havia tocado com Rodrigo.
As primeiras composições surgiram naturalmente com os ensaios e o entrosamento dos integrantes, mas apesar da característica melódica das músicas o Arkhangel ainda tinha muita influência de rock progressivo e metal tradicional fazendo uma mistura interessante que pôde ser conferida no primeiro show oficial da banda que ocorreu em maio de 2000, em um tradicional festival em sua cidade natal, onde tocaram alguns covers de bandas como: Angra, Iron Maiden, Helloween, Stratovarius e outras.
Com o passar do tempo, em 2002 o Arkhangel já tinha material suficiente para o lançamento de uma "demo", que foi chamada "Prelude" e ficou por muito tempo disponível no site oficial da banda na internet onde recebeu excelente críticas de fãs e amigos da banda, tornando conhecida no meio underground em diversas regiões do Brasil. No final de 2002 o baixista Paulo deixaria a banda por motivos pessoais. Após a passagem de alguns músicos no posto remanescente, ocorre um amadurecimento natural dos membros da banda e eles decidem mudar de nome já que o Arkhangel já não se encaixava nos conceitos e estilo que a banda adotou durante esse período de transição e amadurecimento. E no início de 2003 o Arkhangel oficialmente passa a se chamar NAWAK, após uma pesquisa buscando fontes que trouxessem uma identificação com algo de raiz bem brasileira.
O Nawak agora passaria por um processo de renovação musical, arriscando diversos caminhos até chegar naquilo que hoje cabe-se chamar de "Prog Metal ou Metal Progressivo". Tal processo foi um acontecimento natural daquilo que a banda já havia fazendo em seus últimos anos, sendo que mesmo quando a banda ainda se chamava Arkhangel já havia indícios de qual o direcionamento musical que a banda tomaria nos anos decorrentes.
Agora o Nawak começava a compor novas músicas para a futura gravação de um álbum "full-lenght" e no início de 2004 disponibiliza algumas dessas composições novamente em seu site oficial na internet, despertando o interesse e conquistando novos e antigos fãs, além de chamar a atenção de uma das maiores e mais respeitada gravadoras do gênero no Brasil a Hellion Records.
Logo após as negociações, o Nawak marca alguns shows no interior e capital de São Paulo na metade de 2003. William Borges (Baixo) irmão de Anderson Borges é então convidado a fazer estes shows como músico de suporte; acontece que a mesma "química" que estivera presente com todos os outros membros no início da banda age novamente e logo após essas apresentações, o grupo decide efetiva-lo como baixista oficial. Estava estabilizada a formação oficial do Nawak.
Hoje em dia o Nawak se prepara para o lançamento de seu álbum de estréia "Trilogy of Rain" previsto para a segunda metade de 2005 pela Hellion Records, além disso a banda ainda tem planejado vários shows no formato acústico e ainda uma turnê por todo o Brasil para a divulgação deste albúm.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Poison abandona planos de turnê após Bret Michaels pedir 600% a mais em valores
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


