Manic Street Preachers
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Alexandre Luzardo
O Manic Street Preachers foi formado oficialmente por James Dean Bradfield (vocal e guitarra), Nicky Wire (baixo), Sean Moore (bateria) e Richey James Edwards (guitarra base) em Blackwood no País de Gales em 1989.
Mas a história da banda começou bem antes, os quatro eram amigos e costumavam jogar futebol juntos por varios anos. James chegou a ser um bom jogador, participou da seleção juvenil do País de Gales e quase fez um teste para entrar no Arsenal (um dos maiores times da Inglaterra), mas uma lesão encerrou precocemente suas chances de se tornar um profissional.
A idéia de formar uma banda surgiu primeiramente em 1986 quando ocorreram as comemorações dos 10 anos dos Sex Pistols. Mas levou mais três anos para a idéia ser levada adiante. Nick e Richey estudaram na mesma universidade e após a formatura, Nick formou uma banda com James, Sean e um guitarrista conhecido como Flicker. A banda inicialmente se chamava Betty Blue e Richey inicialmente não fazia parte do grupo, embora convivesse com eles e inclusive tendo desenhado a capa do primeiro single "Suicide Alley", que foi financiado pela própria banda. Pouco antes do single ser lançado, o grupo alterou o nome para Manic Street Preachers (James costumava gritar no meio da rua e certa vez alguém que estava passando por ali falou 'just another manic street preacher', algo como 'é só mais um maníaco pregador de rua', daí o nome). A capa do single foi inspirada no primeiro álbum do Clash, o que só servia para confirmar as influências e a sonoridade do grupo naquele momento, um misto de punk e hard rock. "Nós estamos o mais distante possível dos anos 80" disse anos depois Richey James.
Nick Jones (Wire), outro amigo de vários anos, entrou para a banda no lugar de Flicker na mesma época em que Richey James se tornou o segundo guitarrista. Estava completa a formação considerada original da banda, isto em 1989.
O segundo lançamento do grupo foi um EP de quatro músicas, intitulado "New Art Riot", lançado em 1990 novamente financiado pelo próprio Manics. O álbum tinha uma evidente infuência punk e letras de forte conteúdo político e de crítica social. O EP obteve uma grande repercussão na mídia, embora os comentários fossem particularmente negativos. Eram incontáveis as comparações do Manics com o Sham 69, uma outra banda da época.
Mas o Manics já tinha chamado a atenção do público, a banda tinha a reputação de ser um verdadeiro grupo socialista punk retrô, usavam e vendiam camisetas com slogans socialistas de Karl Marx entre outros, usavam maquiagem no palco e tudo o mais. O visual deles era um espetáculo a parte. Nessa época eles estabeleceram seus objetivos, nada modestos: lançar um álbum de estréia duplo que vendesse 16 milhões de cópias e então acabar com a banda. Assim não haveria chance de "se vender" com o sucesso. Junto a esse discurso eles também pretendiam mudar radicalmente a sonoridade do grupo, a ponto de se tornar irreconhecível e abolir a monarquia no Reino Unido (!?).
A gravadora Heavenly Records assinou a banda e lançou o single da épica "Motown Junk", um dos clássicos do Manics, e uma das favoritas ao vivo ainda hoje. Em seguida, um novo single, "You Love Us", outra grande canção, que foi feita em resposta à imprensa que se negava a levar a banda a sério. "You Love Us" atingiu o nº 62 na parada britânica, o que se revelou uma verdadeira luz no fim do tunel que impulsionou a carreira da banda.
Depois do sucesso do single, seguiu-se uma turnê por todo o Reino Unido. A turnê foi repleta de incidentes com bebidas e confrontos com seguranças. Nessa turnê ocorreu um fato marcante na carreira da banda e, por si só, mereceria um capítulo a parte na história do rock. O Manics fez um show em Norwich, que teve pouca presença de público. Entre os presentes estava Steve Lamacq, um jornalista da NME, que com certeza não era fã da banda. Após o show, Richey encontrou-se com Lamacq e os dois conversaram durante alguns minutos. Lamacq era mais um daqueles que questionavam a seriedade e a sinceridade do discurso do Manics e, notadamente não tinha ficado muito impressionado com o show e tampouco parecia mudar de idéia durante a conversa com Richey. Foi então que sem aviso algum, Richey pega uma navalha e corta seu braço formando a expressão "4REAL". Lamacq, apavorado, chamou uma ambulância, e Richey foi levado ao hospital onde levou dezessete pontos.
Depois desse incidente, a Sony/Columbia assinou com a banda em maio de 1991 e o próximo single do Manics, "Stay Beautiful", outro clássico, foi lançado um mês depois. Alcançou o número 40 na parada, mostrando que a popularidade do grupo estava aumentando. A partir daí, as coisas melhoraram, um relançamento de "You Love Us" foi o primeiro single do Manics a entrar no top 20 britânico em janeiro de 1992, alcançando o número 16. Os dois próximos singles, "Slash n' Burn" e "Motorcycle Emptiness" também ficaram no top 20 e a banda conseguiu o seu primeiro single "top 10" com "Theme from M*A*S*H (Suicide is Painless)" em setembro daquele ano.
Antes, em fevereiro de 1992 foi lançado o primeiro disco do grupo, o prometido álbum duplo "Generation Terrorists" (a saber, LP duplo, CD simples). A capa do disco foi baseada numa tatuagem de Richey.
A versão americana do disco foi modificada radicalmente pela gravadora, de modo a se tornar mais amigável para as rádios americanas e se enquadrar na grungemania que reinava na época. Esse fato irritou por completo os integrantes da banda, que também discoraram da forma em que foi organizada a turnê pelos Estados Unidos, bem como a duração da própria turnê. Depois dos shows americanos, o Manics embarcou para mais uma temporada de shows no Reino Unido e na Irlanda, também cheia de incidentes, incluindo uma briga de comida durante um jantar black tie no Irish Music Awards (a premiação de música irlandesa). Durante o Reading Festival de 1992, Nick quebrou o braço de um segurança e agrediu várias pessoas que viajavam com o R.E.M.
E, mesmo com a promessa de que a banda iria se separar após o primeiro disco, eles seguiram em frente, dizendo "nós sabíamos da natureza hipócrita dessa declaração no momento em que a dissemos". De qualquer forma, "Generation Terrorists" não vendeu as 16 milhões de cópias, vendeu apenas 300.000.
O último single de "Generation Terrorists" foi de "Little Baby Nothing" que continha um curioso dueto com Traci Lords, ex-atriz americana de filmes pornô.
Em junho de 1993, apenas cinco meses após o lançamento do último single, é lançado "From Dispair To Where", rapidamente seguido pelo segundo disco, "Gold Against The Soul", que trazia um sonoridade um pouco mais pop e menos crua que no álbum anterior. Um grande número de shows seguiram em julho juntamente com mais um single, "La Tristesse Durera (Scream To A Sigh)". "La Tristesse Durera" acabou não atingindo o top 20 britânico mas acabou se tornando a música mais conhecida da banda no Brasil por vários anos, onde o videoclip da música era exibido nos programas alternativos da MTV Brasileira. Ainda no final de 1993, o Manics participou como banda de abertura da turnê do Bon Jovi e lançou mais um single "Roses in the Hospital".
Em janeiro foi lançado o último single de "Gold Against the Soul", chamado "Life Becoming a Landslide" enquanto a banda continuava a fazer shows exaustivamente. Eles atingiram outro ponto decisivo na carreira aos discutir idéias para o próximo disco.
Em maio de 1994 o primeiro single do álbum foi lançado, "Faster". Entretanto, a mídia parecia mais interessada nos problemas pessoais de Richey. Em agosto daquele ano ele foi internado numa clínica psiquiátrica com diagnóstico de "colapso nervoso". Ele ficou internado durante alguns dias e aproveitou o tempo para contribuir para a arte do encarte do novo disco.
No dia 30 de agosto, com Richey ainda na clínica, aquele que foi considerado o melhor álbum do Manics até então foi lançado, intitulado "The Holy Bible". O novo álbum foi bastante elogiado pela crítica e continha elementos mais sombrios e depressivos que nos trabalhos anteriores. Mesmo com a boa repercussão e com os dois novos singles "Revol" e "She Is Suffering", as atenções continuavam voltadas para Richey.
Quando Richey deixou a clínica, a banda pôde finalmente excursionar em turnê para divulgar "The Holy Bible", ao lado do Suede e Therapy? por toda a Europa, antes de retornar para o Reino Unido, onde fizeram grandes shows no Astoria em Londres. Durante a última noite no Astoria, a banda destruiu £10,000 (aproximadamente US$25.000) em equipamentos. Nicky declarou após o show: "nós nunca mais seremos tão bons de novo".
Em janeiro, a banda começou a ensaiar novas músicas. Existiam negociações para escrever a música título do filme "Judge Dredd". Também seria lançado o single de "Yes", também tirado de "The Holy Bible".
No dia 23 de janeiro, Richey foi entrevistado para uma revista japonesa. Poucos sabiam que seria a sua última entrevista. Todos estavam prevendo que o Manics finalmente iria fazer sucesso nos EUA, o pensamento geral era de que o novo estilo de "The Holy Bible" iria agradar em cheio ao público americano. James e Richey tinham marcado uma viagem promocional para os EUA no dia 1º de fevereiro, com Nicky e Sean juntando-se a eles uma semana depois. No dia 31 de janeiro, James e Richey voltaram ao hotel Embassy em Londres e combinaram de se encontrar as 7 horas do dia seguinte. James nunca mais veria Richey de novo.
A banda no início não deu importância ao sumiço de Richey, já que ele já tinha desaparecido por alguns dias outras vezes. James foi aos Estados Unidos sozinho, sem saber o que tinha acontecido. Mas aos poucos, eles foram ficando cada vez mais preocupados, já que Richey não retornava e não se tinham notícias dele. Ele foi declarado desaparecido e a polícia se envolveu no caso. Os pais de Richey foram ao seu apartamento no hotel onde encontraram seus cartões de crédito e passaporte. Mais tarde foram descobertas retiradas de £200 por dia durante dez dias. Seu carro também foi encontrado tempos depois sem bateria no interior da Inglaterra, próximo a onde existe um penhasco, um lugar onde já aconteceram vários suicídios. No entanto, o corpo de Richey nunca foi encontrado e o caso até hoje não foi resolvido.
[an error occurred while processing this directive]Os três membros restantes do Manic Street Preachers passaram por um período doloroso e confuso. Sem saber o que aconteceu ao amigo e continuamente sendo questionados pela mídia sobre seu futuro, era preciso que eles tomassem uma decisão.
Eles acabaram decidindo continuar como um trio, mas apenas se isto fosse permitido pelos pais de Richey, que apoiaram a decisão.
A banda voltou a ativa somente em dezembro de 1995, abrindo um show para o Stone Roses em Wembley. Eles iniciaram as gravações do novo disco, que foi rapidamente gravado. No dia 15 de abril de 1996, eles lançaram o hit "A Design for Life". O single entrou direto no segundo lugar da parada britânica, mostrando que eles estavam ainda mais populares do que antes. "A Design for Life" até hoje é o single mais vendido da carreira do Manics.
O álbum "Ëverything Must Go", foi lançado em maio de 1996 e foi aclamado pela crítica e público, alcançando o número 2 da parada. "Everything Must Go" recebeu disco de platina duplo (2 milhões de cópias vendidas no Reino Unido) e incluiu mais três grandes hits do top 10 britânico, "Everything Must Go", "Kevin Carter" e "Australia". O disco foi também o mais votado em diversas enquetes de melhores do ano em várias revistas e jornais de música.
O Manics viveu seu maior momento em fevereiro de 1997, quando recebeu os prêmios de melhor banda e melhor álbum no Brit Awards. Em maio daquele ano, a banda tocou para 15.000 pessoas em Manchester, até então seu maior público. Em seguida, o Manics tocou também no Reading Festival, onde estrearam uma nova música, "Ready for Drowning".
[an error occurred while processing this directive]Depois disso, a banda passou 18 meses fora dos holofotes, escrevendo e gravando músicas para um novo álbum, que se tornou o disco mais esperado do ano de 1998 na Inglaterra.
Em agosto de 98, o primeiro single "If You Tolerate This Your Children Will Be Next" atingiu o número 1 na parada e mostrou ser o retorno triunfante do Manics. O álbum "This Is My Truth Tell Me Yours" foi lançado em setembro e também chegou fácil ao número 1.
Depois de alguns pequenos shows, mais um single, "The Everlasting", foi lançado no final de novembro, que coincidiu com o início da maior turnê da carreira da banda. Pela primeira vez, o grupo tocava em grandes arenas, sempre lotadas e tiveram que incluir três shows extras em função da grande demanda de ingressos.
Em fevereiro de 1999, o Manic Street Preachers ganhou o prêmio de melhor banda e melhor álbum no Brit Awards, exatamente os mesmos dois prêmios recebidos em 1997. Em março saiu mais um single de sucesso, "You Stole the Sun From My Heart". O quarto e último single saiu em julho, "Tsunami", no mesmo mês de um grande show no festival Glastonbury. Em julho também ocorreu um dos melhores shows da carreira da banda, no festival T in the Park. A banda estraçalhou seu equipamento pela primeira vez desde o show do Astoria em 94 e o show teve um setlist dominado por várias músicas antigas, especialmente do álbum "The Holy Bible". Muitos pensaram se tratar do show de despedida do Manics.
Mas não foi, é claro. Após o show a banda anunciou o lançamento de um novo single, "Masses Against The Classes" em Outubro, música que não foi incluida em nenhum álbum. A última apresentação ao vivo do ano foi no vestival V99, onde a "Masses Against The Classes" foi apresentada ao público ao vivo pela primeira vez e não decepcionou. A banda incluiu mais material antigo naquele show, como "Faster", "Of Walking Abortion" e "La Tristesse Durera".
A banda passou a maior parte de 2000 preparando novas músicas para o próximo disco, que acabou sendo lançado somente em 2001. "Know Your Enemy" é talvez o disco mais variado do Manics até agora, englobando vários estilos e resgatando alguns elementos do início da carreira do grupo, como a temática política. A música "Baby Elian" trata do episódio do menino cubano que foi levado aos Estados Unidos contra a vontade do pai. A turnê de "Know Your Enemy" incluiu uma parada histórica em Cuba, onde a banda foi recebida calorosamente pelo povo cubano.
O disco repetiu o sucesso dos anteriores, com mais dois singles de sucesso, "So Why So Sad" e "Find That Soul" e mais uma vez a banda foi a escolhida em várias premiações de final de ano no Reino Unido. Pouco se sabe sobre o futuro do Manics, e qualquer boato não pode ser ignorado para uma banda que prometia acabar logo após o primeiro disco e com uma carreira tão atribulada. Mas o que não pode ser negado é que o Manic Street Preachers se firmou como uma das mais importantes e respeitadas bandas do Reino Unido dos últimos 10 anos.
A banda ficou inativa durante um bom tempo, durante o qual surgiram duas coletâneas. A primeira delas, "Forever Delayed", saiu em 2002 com os maiores sucessos da banda (uma edição limitada trazia um disco bônus com remixes). No ano seguinte, surge "Lipstick Traces", CD duplo com raridades e b-sides. O segundo CD conta com uma série de covers imperdíveis, de Beatles a Nirvana, de The Clash a Happy Mondays.
O lançamento das coletâneas contribuiram para os boatos sobre o fim do Manics, mas em outubro de 2003 a banda viaja para Nova York para as gravações de um novo álbum com o produtor Tony Visconti. O disco deve sair em 2004.
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