Icon
Por Allan Jones
Postado em 06 de abril de 2006
O Icon nasceu no estado Americano do Arizona, por volta de 1981. A banda era composta por Dan Wexler (Guitar), Stephen Clifford (Vocal), Tracy Wallach (Bass), Pat Dixon (Drums) e John Aquilino (Guitar).
Eles começaram a tocar em barzinhos locais e usavam o nome de Schoolboys (Garotos da Escola) talvez pelo fato deles estudarem todos no mesmo colégio.
Eles chegaram a gravar algumas demo tapes, mas nenhuma delas foi levada a sério. Passaram os anos seguintes na rotina de gravar músicas durante os dias úteis e tocar nos clubes nos finais de semana.
Uma destas gravações caiu nas mão do produtor Mike Varney, que se interessou e entrou em contato com a banda, que ficou eufórica e assinou seu primeiro contrato.
Eles começam a gravar o disco para o selo Shrapnel. A produção ficou a cargo do próprio Mike com a ajuda do guitarrista Dan Wexler.
Quando a gravação foi finalizada, Mike resolveu levá-la até a Capitol Records, que ficou impressionada com a energia da banda.
Em 1984, o álbum "Icon" foi lançado e obteve boa repercussão perante a mídia local, melhor ainda com os jovens que já tachavam o Icon como uma das revelações do ano.
Apesar de todo o apoio e positividade, as vendas não agradaram muito a Capitol.
Dan Wexler reuniu a banda e voltou para o estúdio, para gravarem um novo disco, com a mesma energia e potência, mas com um toque mais comercial. Para isso, foi contratado o produtor Eddie Kramer.
"Night of the Crime" foi lançado e mostrou que a banda evoluia técnicamente. Mas apesar do disco contar com boas faixas, como é o caso de "Shot at my Heart" e "Danger Calling", o álbum ainda não havia conseguido trazer o retorno que a gravadora esperava.
Por esta razão, a gravadora desistiu de tentar. A banda voltou para sua cidade natal e começou a batalhar novamente.
Stephen Clifford ficou muito decepcionado com toda aquela situação e desistiu da música. Seu substituto se chamava Jerry Harrison, que se não tinha a mesma potência na voz que Stephen, ao menos estava cheio de vontade de trabalhar.
O Icon se juntou para produzir um novo álbum independente que se chamou "A more perfect Union".
Em 1989, após ouvir este trabalho, John Zalula contratou a banda para a Megaforce, que estava subsidiando a Atlantic records.
Em Agosto de 89, John Aquilino resolve abandonar a banda durante as sessões do novo álbum. Seu substituto também era de Phoenix-Arizona e chamava-se Drew Bollmann.
A banda finalmente gravou seu disco que teve a participação de Alice Cooper em duas faixas. "Right between the Eyes" é sem dúvida o melhor álbum da banda, mas ainda assim não vendeu o suficiente.
Para divulgá-lo, a banda foi para a Inglaterra fazer alguns shows e, pelo que consta, gastou mais do que recebeu. Isso fez com que Dan jogasse as cartas na mesa e desistisse da banda, que encerrou sua carreira.
Em 95, a Epilogue reeditou o álbum "A more perfect Union", com o nome de "An even perfect Union". Vale lembrar que a primeira versão desde disco era independente e existiu apenas em cassete. Apesar deste relançamento, a banda não se animou para um retorno ou uma gravação inédita.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
"Não dividimos o lucro igualmente", admite guitarrista do Rival Sons
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
A banda punk que Corey Taylor diz ter sido fundamental para sua formação musical
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
O clássico dos Ramones inspirado por música de Alice Cooper

Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


