Altaria
Por Rosa Moraes
Postado em 06 de abril de 2006
O Altaria nasceu da parceria entre Marko Pukkila e Tony Smedjebacka, respectivamente baixista e baterista da banda Blindside, que no início de 2000 estava praticamente inativa. Inicialmente como um "projeto", o Altaria contava também com o vocalista Johan Mattjus (que Marko conheceu por acaso, durante uma viagem de trem), e com o guitarrista Jani Liimatainen, já mundialmente conhecido por seu trabalho com o Sonata Arctica. Pouco tempo depois, com a gravação da primeira demo "Sleeping Visions" (2001) e a resposta positiva obtida em sua distribuição, o Altaria tornou-se uma verdadeira banda.
No início de 2002 o vocalista Jouni Nikula foi chamado para fazer dois shows, já que houve desencontro entre a agenda do Altaria e a de Johan. Mas Jouni desempenhou tão bem seu papel, surpreendendo a platéria e a banda com sua voz poderosa, que Johan acabou perdendo definitivamente seu lugar. Com esse novo line-up, o Altaria entrou em estúdio novamente, para sair com a demo "Feed The Fire", que foi inteira disponibilizada para download no formato MP3, e teve a glória de ter todas as suas quatro faixas no "TOP 50" do site "MP3.com" ao mesmo tempo! Com todo esse sucesso, só faltava mesmo um contrato de verdade... e ele não tardou a chegar. Um contrato de promoção e shows com a GerMusica foi o trampolim para o contrato com a AOR Heaven, para lançar o début álbum "Invitations" entre maio/junho de 2003 (no Brasil pela Megahard Records).O álbum foi gravado e mixado no Sonic Pump Studios por Nino Laurenne (Thunderstone), e masterizado no famoso Finnvox Studios por Mika Jussila.O álbum conta também com participações especiais de Marko Hietala nos backing vocals, entre outros.
Ah, e como não bastasse isso tudo, em Outubro/Novembro de 2002 o Altaria fez uma turnê que trazia Emppu Vuorinen, guitarrista do consagrado Nightwish, como convidado.Mas devido ao grande sucesso da turnê e da "química de palco" entre Emppu e o Altaria, ele tornou-se um membro definitivo da banda, participando inclusive, do primeiro álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
A grande omissão do Rock and Roll Hall of Fame segundo Steve Stevens
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Shane Embury (Napalm Death) fala abertamente sobre luta contra o alcoolismo
Dave Lombardo conta que "névoa mental" o fez usar anotações nos shows
O maior erro da carreira de Ronnie James Dio, segundo baixista que tocou com o vocalista
O dia que Raul Seixas ironizou Kid Abelha e geração influenciada pela new wave
O disco do Mutantes cheio de coisas obscenas na capa que a censura não percebeu


Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



