Travis
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Majia Akiba
O Travis poderia ser conhecido apenas como a banda dos garotos da escola de arte de Glasgow que resolveram fazer música para expressar seus sentimentos . Seria apenas isso, se eles não tivessem competência para fazer boas músicas, com um jeitinho pop. A formula é velha conhecida daqueles que acompanham um pouco do britpop: um rock de levada mais acústica, aliado a letras que podem ir do romântico ao melancólico, passando, é claro, pelo tema "álcool + garotas". E tambem com uma influencia quase que comum a todas às bandas do britpop dos anos 90, Beatles, unida a pitadas de blues.
A banda foi formada em 1991, com o nome de Glass Onion e com três dos atuais quatro integrantes: Fran Healy (vocais), Neil Primrose (bateria) e Andy Dunlop (guitarra). Em 1994 veio a mudanca do nome para Travis, tirado de um personagem do filme "Paris, Texas". E em 1996 integra a banda como baixista Dougie Payne, um antigo amigo de Healy da escola de arte, que nunca tinha tocado o instrumento antes. É com essa formação que eles gravam "Good Feeling", álbum lançado pela Independiente,em 1996. Já com esse álbum a banda chama atenção, tendo boas canções como Happy (depois que você ouve, o refrão não sai da sua cabeça), Good Feeling e All I Want to Do Is Rock, além de algumas das tradicionais baladas da banda, como More Than Us. Com esse álbum, a banda ganha uma declaração pública de Noel Gallagher, dizendo-se um fã do quarteto. Mas foi com "The Man Who" que os rapazes de Glasgow conseguem alcançar o topo das paradas britânicas, especialmente com a canção "Why does it always rains on me" Assim como em "Good Feeling", as canções são românticas e melancólicas, com guitarras um pouco mais suaves que no disco anterior, mas igualmente sentimentais e belas, com um forte apelo pop. A guitarra base, na maioria das vezes, é substituída por um violão, o que deixa as músicas ainda mais melancólicas. Esse álbum saiu em 1999,com produção de Nigel Godrich (Radiohead) e Mike Hedges (Maniac Street Preachers) e conta com uma pequena polêmica: a de que a sua primeira faixa, "Writing to Reach You", seria um plágio de Wonderwall, do Oasis. A introdução é, de fato bem semelhante e, quando perguntado sobre isso, Healy simplesmente disse "Só são acordes".
O mais recente álbum do Travis foi "Invisible Band", de 2001 também com a produção de Godrich. Confirma que a banda continua recheada de romantismo e com o mesmo brilhantismo para fazer melodias leves e penetrantes. O primeiro single desse disco foi "Sing", uma musica bem suave e com um bandolim. A letra foi dedicada à namorada de Healy, pois, segundo ele, ela tinha vergonha de cantar as musicas do Travis que tocavam no radio. Os outros singles lançados até agora são "Side" e "Flowers in the Window".
Os quatro também demonstram uma energia muito boa em seus shows, mostrando que não são apenas uma banda de estúdio A interpretação das canções no palco soa melhor que nos álbuns, com Healy bem inspirado para cantar suas canções de amor e seus dramas de adolescente.
Não há planos para um próximo álbum do Travis esse ano. A banda segue fazendo shows na Europa. Recentemente, a banda fez um tributo a George Harrison. Por enquanto, a banda está mesmo é ocupada com a sua participação no festival V2002, um dos mais importantes do rock alternativo da Inglaterra, como bandleaders.
Se você quer conhecer um pouquinho mais de Travis ouça: "Happy", "All I Want to Do Is Rock", "Writing to Reach You", " Driftwood", "Why Does It Always Rains on Me ?", "Turn", Coming Around", "Sing", "Flowers in The Window" e "Follow the Light".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps