Travis
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Majia Akiba
O Travis poderia ser conhecido apenas como a banda dos garotos da escola de arte de Glasgow que resolveram fazer música para expressar seus sentimentos . Seria apenas isso, se eles não tivessem competência para fazer boas músicas, com um jeitinho pop. A formula é velha conhecida daqueles que acompanham um pouco do britpop: um rock de levada mais acústica, aliado a letras que podem ir do romântico ao melancólico, passando, é claro, pelo tema "álcool + garotas". E tambem com uma influencia quase que comum a todas às bandas do britpop dos anos 90, Beatles, unida a pitadas de blues.
A banda foi formada em 1991, com o nome de Glass Onion e com três dos atuais quatro integrantes: Fran Healy (vocais), Neil Primrose (bateria) e Andy Dunlop (guitarra). Em 1994 veio a mudanca do nome para Travis, tirado de um personagem do filme "Paris, Texas". E em 1996 integra a banda como baixista Dougie Payne, um antigo amigo de Healy da escola de arte, que nunca tinha tocado o instrumento antes. É com essa formação que eles gravam "Good Feeling", álbum lançado pela Independiente,em 1996. Já com esse álbum a banda chama atenção, tendo boas canções como Happy (depois que você ouve, o refrão não sai da sua cabeça), Good Feeling e All I Want to Do Is Rock, além de algumas das tradicionais baladas da banda, como More Than Us. Com esse álbum, a banda ganha uma declaração pública de Noel Gallagher, dizendo-se um fã do quarteto. Mas foi com "The Man Who" que os rapazes de Glasgow conseguem alcançar o topo das paradas britânicas, especialmente com a canção "Why does it always rains on me" Assim como em "Good Feeling", as canções são românticas e melancólicas, com guitarras um pouco mais suaves que no disco anterior, mas igualmente sentimentais e belas, com um forte apelo pop. A guitarra base, na maioria das vezes, é substituída por um violão, o que deixa as músicas ainda mais melancólicas. Esse álbum saiu em 1999,com produção de Nigel Godrich (Radiohead) e Mike Hedges (Maniac Street Preachers) e conta com uma pequena polêmica: a de que a sua primeira faixa, "Writing to Reach You", seria um plágio de Wonderwall, do Oasis. A introdução é, de fato bem semelhante e, quando perguntado sobre isso, Healy simplesmente disse "Só são acordes".
O mais recente álbum do Travis foi "Invisible Band", de 2001 também com a produção de Godrich. Confirma que a banda continua recheada de romantismo e com o mesmo brilhantismo para fazer melodias leves e penetrantes. O primeiro single desse disco foi "Sing", uma musica bem suave e com um bandolim. A letra foi dedicada à namorada de Healy, pois, segundo ele, ela tinha vergonha de cantar as musicas do Travis que tocavam no radio. Os outros singles lançados até agora são "Side" e "Flowers in the Window".
Os quatro também demonstram uma energia muito boa em seus shows, mostrando que não são apenas uma banda de estúdio A interpretação das canções no palco soa melhor que nos álbuns, com Healy bem inspirado para cantar suas canções de amor e seus dramas de adolescente.
Não há planos para um próximo álbum do Travis esse ano. A banda segue fazendo shows na Europa. Recentemente, a banda fez um tributo a George Harrison. Por enquanto, a banda está mesmo é ocupada com a sua participação no festival V2002, um dos mais importantes do rock alternativo da Inglaterra, como bandleaders.
Se você quer conhecer um pouquinho mais de Travis ouça: "Happy", "All I Want to Do Is Rock", "Writing to Reach You", " Driftwood", "Why Does It Always Rains on Me ?", "Turn", Coming Around", "Sing", "Flowers in The Window" e "Follow the Light".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock

Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda


