Luna
Postado em 06 de abril de 2006
Por Marcos Lamiz
A banda americana Luna é considerada por muitos a que melhor assimilou a influência do Velvet Underground na história do rock. Formada pelo guitarrista Dean Wareham em 1991, em Nova York, após o fim da cult band Galaxie 500, o Luna já nasceu com status de banda respeitável.
Com uma textura hipnótica, melódica e poética, a sonoridade da banda tem admiradores em todos os cantos do mundo. Mesmo em lugares que nunca tiveram um disco lançado e as pessoas precisam recorrer às importadoras, o Luna é idolatrado como a pérola da música pop.
O guitarrista, vocalista e letrista Dean Wareham, nasceu a 1 de agosto de 1963, em Wellington, na Nova Zelândia, mudou-se para a capital Sydney em 1970, para Nova York em 1977 onde fez o colegial, cursou a universidade em Boston, mudou-se para a Alemanha em 1986, voltou para Boston em 1987, onde formou o Galaxie 500 e tocou até 1991, lançando três discos preciosos. Suas inspirações para escrever belas canções pop vem de livros, filmes e de sua vida particular.
Ensaiando os primeiros passos após o fim do G500, em julho de 1991Dean lançou o ep "Anesthesia" com o amigo Chimmy Chambers, do Mercury Rev. Em seguida, chamou o baixista Justin Harewood que tocava no Chills – uma das mais populares bandas da Nova Zelândia – e o baterista Stanley Demeski, ex-Feelies – uma importante banda pós-punk da cena novaiorquina no final da década de 70.
Com a respeitabilidade do G500 no meio independente, a mídia ficou atenda à nova banda, originalmente batizada de Luna2. Em 1992, saiu o primeiro álbum. "Lunapark" revelava o futuro promissor da nova banda, com uma sonoridade extremamente melódica. Clássicos como "Slash Your Tires" são obrigatórios nos shows até hoje.
Curiosamente, com apenas um álbum na discografia, o Luna foi convidado para abrir os shows da mini-turnê que o Velvet Underground fez na Europa em 1993. Os músicos do Luna passaram três semanas ao lado dos ícones da história do rock. Com isso, Dean fez amizade com o guitarrista Sterling Morrison e até saíram juntos para beber em bares.
Em 1994, Dean conquistou o sucesso e admiração que tanto perseguia com sua ex-banda. "Bewitched" revela o músico como um dos melhores compositores do rock alternativo mundial. "California All The Way", "Tigger Lily", "Friendly Advice", "This Time Around", "I Know You Tried" e "Great Jones Street" são instantâneas, grudam na memória e faz você ficar cantarolando a melodia. Este disco saiu tão inspirador graças à participação de Sterling Morrison tocando guitarra em duas músicas. Nada mais que um dos ídolos de Dean tocando ao seu lado no estúdio
Aproveitando a fase inspiradora, a banda lançou o terceiro álbum logo em seguida. "Penthouse" também traz outro ídolo de Dean tocando guitarra. Tom Verlaine, do Television, tocou em "Moon Palace", uma das mais belas canções da "lunografia". Músicas como "23 Minutes in Brussels", "Sydeshow By Seashore", "Lost in Space" e "Chinatown" fazem com que a banda fique num meio termo entre o alternativo e o pop quase mainstream, com um lugar entre os 150 melhores discos da história na votação da revista Rolling Stone. Porém, o destaque deste disco é a cover de "Bonnie and Clyde", um clássico do pop rock francês composto em 1968 por Serge Gainsbourg. A vocalista Laetitia Sadier, do Stereolab, divide os vocais com Dean num dueto impecável.
Dois anos depois, em 1997, Dean escreve o que considera o melhor disco da banda. Em "Pup Tent", o compositor deixa mais claro uma de suas maiores influências. O cinema, depois da música, é a grande motivação para Wareham. "Bobby Peru" é o nome da personagem de Williem Dafoe no filme "Coração Selvagem", de David Lynch e "Tracy I Love You" é o nome do último filme pornô feito pela atriz Tracy Lords. Com este disco, a banda saiu ao mundo. Tocou na Europa, Japão e Austrália.
Em 1999, "The Days of Our Nights" é lançado num clima conturbado. Inxeplicavelmente, a gravadora Elektra cancelou o contrato com a banda. Paradoxalmente, o disco foi o que teve a maior produção, com a banda ficando mais de três meses em estúdio gravando, o que normalmente acontecia no máximo em um mês.
Com oito anos de banda, o disco "Luna Live!" serviu mais para mostrar aos novos fãs algumas músicas antigas, bem como um registro dos shows para os países que ainda não tiveram a oportunidade de ver a banda ao vivo. Com 14 canções gravadas em três shows em Nova York, entre dezembro de 1999 e julho de 2000, o álbum faz uma retrospectiva de toda a discografia, bem como traz "4th of July", do Galaxie 500. Também é o primeiro registro com a nova baixista, Britta Phillips (ex-Belltower e Ben Lee e ex-atriz), substituta de Justin que voltou para a Nova Zelândia para ser pai de família.
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