Dark Eden
Postado em 06 de abril de 2006
Release por Gustavo Branco e Pedro Rogério.
Formada em junho de 1998 em Santos-SP, Brasil, por Gustavo Branco, inicialmente com o nome de "Atom Edge", o Dark Eden è uma banda de Dark Metal, com uma temática literária poética, porém obscura, contos sobre desejos proibidos e relacionamentos vida/morte, homem/mulher bem/mal são muito do que a banda fala, com uma forte tendência para o Black Metal, devido ao grande peso de suas músicas, mas que também exploram muito bem a beleza do vocal feminino e de belos teclados clássicos, o que tornam o Dark Eden uma banda especial, quase como um Teatro representado através da música, profunda e penetrante. Ainda no ano de 98 a banda gravou seu primeiro material, em Guarulhos, no estúdio Mamuth Z, após ganhar um concurso de bandas, na mesma cidade. O Dark Eden ganhou direito a dois dias de gravação, e aí estaria iniciando o seu primeiro trabalho oficial. A gravação teve boa aceitação em revistas e com o público, que na época já começava a aparecer, e foi elogiada como se pode conferir na revista VALHALLA, por exemplo.
A demo hoje está absolutamente esgotada, e chegou a ser distribuída pela gravadora Heavy Metal Records, de Americana-SP, primeira gravadora a apoiar e reconhecer o trabalho do Dark Eden. O line-up deste primeiro trabalho era: Gustavo Branco (G); Pedro Rogério (V), Grazielle Öganna (V); Leandro Öganna (G); Wagner Duarte(D), que durante as gravações foi substituído por Alberto Rocha (D); Jéssica Lanzelotti (K) e Rodrigo Rodrigues (B). Mais para frente no mesmo ano, após algumas brigas internas, o que numa banda com sete componentes é mais do que normal devido as diferentes idéias musicais principalmente, Grazielle veio a deixar a banda, sendo substituída na època pela hoje ex-vocalista da banda "Silent Cry", Suelly Ribeiro, que se juntou ao Dark Eden ajudando muito na projeção da banda no cenário Brasileiro. Foi quando a gravadora "DEMISE RECORDS" de MG se mostrou interessada pelo trabalho da banda, lançando a música demo "Moonlight Shades" em sua coletânea atual "The Winds of a New Millenium Pt-3", o que também ajudou muito a banda em sua divulgação, foi quando o DARK EDEN começou a receber cartas de todo Brasil, perguntando sobre o lançamento de seu primeiro CD, que na época ainda não existia.
O Dark Eden começou, então, a trabalhar novamente na composição, foi quando após alguns desentendimentos internos, Jéssica Lanzelotti (K) deixou a banda e Leandro Öganna passou para os teclados, para a entrada de Marcus Vinícius na banda, o Maccoy, nas guitarras, devido ao seu grande entrosamento com Gustavo Branco, pois já se conheciam desde à infância.
Com esse line-up:Gustavo Branco (G); Pedro Rogério (V); Suelly Ribeiro (V); Maccoy (G); Rodrigo Rodrigues (B); Leandro Öganna (K) e Alberto Rocha (D), o Dark Eden entrou em estúdio para o lançamento do que seria sua nova demo, que não chegou a ser lançada, sob o nome de "A Tragic Passion".
Esse lançamento não chegou a ocorrer, pois a banda deu prioridade a um contrato para o lançamento de um albúm, e por isso o material foi enviado a algumas gravadoras específicas, sendo que na época chegamos a aceitar uma proposta da DEMISE records. A MEGAHARD RECORDS de SP, no entanto, ofereceu uma proposta bem melhor e acabou lançando nosso Debut, "The Darkness of Fate", CD completo, com seis músicas:
1. Landscapes of Silence
2. I Am - A theatre of Sorrow
3. Moonlight Shades
4. The Darkness of Fate
5. For Thee I Hold my Heart
6. Cassiopéia
O CD foi lançado, e surpreendeu a todos, pois mesmo sem uma gravação 100% recebeu boas e excelentes críticas em absolutamente todas revistas em que figurou, graças a excelentes composições e peso, o que diferencia o Dark Eden das bandas atuais, em sua maioria apostando mais no lado melódico e melancólico. Após a gravação a banda fez diversos shows de lançamento para divulgação do CD, e cada vez mais aumentou o seu fiel e maravilhoso público. Inesperadamente, após alguns problemas pessoais, Suelly Ribeiro largou a música, tendo deixado tanto o Dark Eden quanto sua banda inicial o Silent Cry, e foi substituída por Daniela Nolden (Dani Eden), que deu mais dinâmica a banda devido ao seu poderoso vocal melódico.Alguns shows após a substituição, novas surpresas surgiram no caminho da banda. Dani Nolden e Alberto Rocha decidem trilhar caminhos musicais diferentes, mais voltados para o Heavy Metal tradicional, e deixam a banda em meados do ano de 2001. Após esses eventos a banda caminha nas sombras durante mais de um ano, período no qual, não parou em nenhum momento de receber cartas de todo o país."The Darkness of Fate" também continuou sendo prensado e procurado. Motivados pela paixão à música e pelos fãs, Pedro Rogério, Gustavo Branco e Leandro Oganna resolvem retomar as atividades. Devido a problemas pessoais, Maccoy e Rodrigo Rodrigues não participam deste tão esperado retorno. Com uma nova formação e muita sede de sangue, a banda está mais uma vez compondo material novo para o lançamento de seu 2º CD, que tem tudo para ser ainda melhor que seu antecessor. Já existem sete novas músicas, que poderão ser conferidas nos próximos shows.
Os novos membros se adaptaram instantaneamente e adicionaram ainda mais peso e poder destrutivo à banda. A banda continua compondo e em breve teremos um novo álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps