Britny Fox
Postado em 06 de abril de 2006
A banda Britny Fox foi formada em 1985, na Filadélfia, quando Dean Davidson se juntou ao guitarrista Michael Kelly Smith (ex-Cinderella). No baixo, foi escalado Billy Childs e na bateria Tony "Stix" Destra. O nome da banda foi tirado de um parente do vocalista Dean Davidson.
Com a formação completa, os integrantes começaram a tocar em diversos bares e clubes da costa Leste dos EUA, emplacando com a demo "In America", primeiro sucesso da banda. Dessa forma, foram conquistando alguns fãs, resultando na assinatura de um contrato com a Columbia Records, para a gravação do álbum "debut".
Tudo transcorria muito bem para uma banda iniciante na cena de Los Angeles, até que o baterista Tony Destra sofre um acidente de automóvel e vem a falecer. Superada a sua perda, é colocado para no seu lugar o não menos competente Johnny Dee.
Em 1988, a banda lança o primeiro álbum, cujo nome é somente Britny Fox. Como era de se esperar, o disco vende muito bem e faz com que a banda se torne um destaque dentro do estilo conhecido como Hair-Metal. Desse álbum saíram músicas como Long Way To Love e Girlschool. São vendidas aproximadamente 1 milhão de cópias e os músicos levam o prêmio de "melhor banda", de acordo com a votação dos leitores da revista americana Metal Edge.
Já em 1989, sai o segundo álbum, Boys in Heat, contendo uma versão para a música Hair Of The Dog, do Nazareth. A vendagem muito boa do primeiro não acontece novamente, em relação a esse segundo lançamento de Dean e sua turma. Mas, mesmo assim, o álbum vende razoavelmente bem e mantém a banda no topo. No entanto, o vocalista Dean "Dizzy" Davidson resolve abandonar os companheiros, para formar o Blackeyed Susan e seguir carreira solo. Uma grande baixa para uma banda que havia lançado apenas dois álbuns e estava começando a se firmar na cena glam.
Contudo, passadas as etapas para a seleção do seu substituto, quem fica com a vaga é Tommy Paris. Novamente completa, a banda lança seu terceiro álbum, intitulado Bite Down Hard, em 1991. Mais uma vez as vendas não se revelam muito expressivas, culminando no encerramento das atividades da banda. Soma-se a isso, o fato de que o grunge passava a cada vez mais tomar conta das rádios e programas da MTV, sendo responsável pelo declínio comercial não só do Britny Fox, mas de todas as bandas pertencentes ao estilo Hair-Metal, como Poison, Ratt, Cinderella, etc.
Os integrantes seguem carreiras independentes, até que, em 1998, Tommy Paris se une ao baterista Johnny Dee para a formação de uma banda chamada Uncle Edna. A partir daí, começa a surgir a possibilidade de uma retomada das atividades do Britny Fox, o que realmente vem a ocorrer em meados de 2000. Alguns shows são realizados em bares e clubes, nos quais a banda tocava no início da carreira. Essas apresentações, algumas gravadas, resultam no álbum Long Way To Live, lançado em 2001.
Dessa forma, estava decretada, para a alegria dos fãs do estilo, a volta da banda. No mesmo ano de 2001, é lançada uma coletânea com os maiores sucesso da banda, incluindo, como faixa-bônus, uma versão ao vivo de Long Way To Love, gravada no Japão, além de dois vídeos para CD-Rom.
Atualmente, após 12 anos sem entrar em estúdio, a banda lançou no último mês de julho, pela Spitfire Records, um novo álbum, somente com faixas inéditas, cujo título é Springhead Motorshark. Resta agora esperar o resultado das vendas e apreciar a volta dessa excelente banda que, apesar da curta carreira e de poucos álbuns lançados, obteve um grande destaque, tornando-se um importante ícone dos Rock dos anos 80.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps