Nelson
Por Allan Jones
Postado em 06 de abril de 2006
O Nelson se resume aos irmãos Mathew e Gunnar Nelson. Nascidos em setembro de 1967, os dois são filhos de Rick Nelson, um rockeiro das antigas.
Eles cresceram com a música e desde pequenos já sabiam tocar seus instrumentos. Enquanto um caía mais para o lado dos harmônicos (Violão, baixo, guitarra) o outro preferia a bateria. Os dois sempre souberam cantar muito bem.
Seu primeiro contato com a música profissional foi como backing vocals no disco das The Point Sisters na década de 80. Mas estava na cara que não era isto que os irmão queriam, tanto que na adolescência eles se juntaram à banda Strange Argent. O Strange Argent não durou muito com este nome.
Após um tempo sem conseguir grandes resultados a banda foi apadrinhada (adivinhe por quem?) e mudou seu nome para Nelsons (adivinhe por quê?). Apesar de estarem recebendo uma forcinha extra, a banda ainda estava muito crua e por esta razão não conseguia grandes resultados.
Em 1990, a banda tirou o nome do plural e deixou apenas como Nelson, e com este nome recebeu uma proposta da Geffen. Neste ano, os gêmeos já eram bastante conhecidos nas cidades próximas a onde residiam, já que os rapazes eram muito vaidosos, tinham belos e longos cabelos loiros e andavam vestidos de maneira impecável.
A gravadora lançou o single "(Can't Live Without) Your Love And Affection" que foi muito bem recebido. As FMs começaram a tocar a canção que chegou ao número 1 das paradas. O disco quando foi lançado ficou por meses no Top 20 americano. Mesmo com o declínio do hard rock americano, a banda conseguia vender bem e levava um bom público aos seus shows.
O próximo passo se chamaria "After the Rain", e trazia a balada "Only time will tell" que tornou-se um grande sucesso em terras tupiniquins. Para se ter uma idéia esta música tocou mais aqui do que na América.
Nelson caiu na estrada novamente. A banda de apoio dos irmãos contava com o ex-Vinnie Vincent Invasion, Bobby Rock na bateria.
Após o período de incertezas que o hard rock viveu, em 1995 os irmãos jogaram mais um álbum na praça. O disco chamado "Because they Can" (Porque eles podem) foi completamente ignorado por todos. O público que eles haviam conquistado havia desaparecido, e os padrinhos que a banda tinha haviam lavado suas mãos.
Eles passaram o resto dos anos 90 no ostracismo. Raramente o rádio tocava suas canções e mais raramente ainda a MTV exibia seus clips.
Em 2001, houve o retorno... mas ao contrário da maioria das bandas de hard, eles não voltaram no mesmo estilo. Apresentando um visual que beira o ridículo, os irmão pareciam uma cópia oxigenada dos irmãos Galagher (Oasis).
A banda voltou a usar o nome no plural e o aumentou, agora atendendo por The Nelson Brothers. Seu disco de retorno é o que podemos considerar uma piada, já que eles tentam fazer uma mistura de Country com Rock... você deve imaginar que seja algo como o que o Cinderella já fez, mas perca as esperanças, pois existe uma diferença muito grande de som e de talento.
Os rapazes atualmente vem fazendo apresentações em clubes e cassinos em Las Vegas e nem de longe lembram aqueles músicos que outrora aqui no Brasil foram apelidados de "paquitas" do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
O gênero musical que faz sucesso com as massas mas é "satânico", segundo Billy Corgan
System Of a Down - Daron Malakian relembra quando tocou guitarra com o Metallica em 2000
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Rock Cristão: as principais bandas nacionais
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam


