Sodom
Postado em 06 de abril de 2006
O Sodom foi formado em 1983 por Tom Angelripper (vocal e baixo), Aggressor (vocal e guitarra) e Witchhunter (bateria), enquanto eram jovens músicos alemães inspirados pela música extrema da época: Motörhead, Venom, Celtic Frost e Anvil, ou seja, bandas de thrash a black metal. Já neste mesmo ano de fundação e com o nome da banda já definido, o trio começou a preparar suas primeiras composições. Foi com estas primeiras músicas que o grupo lançou o seu primeiro trabalho, o EP "In the Sign of Evil", no próximo ano, em 1984. O lançamento do álbum de estréia aconteceu em 1986, quando o line-up do Sodom foi alterado: Aggressor foi substituído por Grave Violator, que mais tarde foi trocado pelo conhecido Frank "Blackfire" Gosdzik. O ‘full-lenght’ do Sodom foi batizado com o nome de "Obssessed By Cruelty".
Felizmente, o thrash metal estava vivendo o seu período áureo, na segunda parte da década de 80, com os conterrâneos do Sodom; as bandas Kreator e Destruction. Para a banda, não era nenhuma vantagem diminuir o ritmo dos lançamentos, e em 1987 saiu o então novo álbum do trio, "Persecution Mania". A partir deste álbum, o Sodom começou a ser conhecido mundialmente, graças à produção de Harris Johns, e principalmente, pelo som agressivo e letras baseadas em guerras e arte negra.
Durante esta turnê européia, ao lado do Whiplash, saiu no ano seguinte o álbum ao vivo "Mortal Way of Life", que ficou marcado na história por ser o primeiro disco duplo ao vivo do thrash metal. No seguinte ano saiu "Agent Orange", que serviu para consolidar o nome do Sodom na Europa, e o single "Ausgebombt" levou o Sodom ao posto de primeiro grupo de thrash metal a entrar na parada musical da Alemanha. Na turnê de "Agent Orange", o Sepultura foi a banda de abertura de uma boa parte desta turnê, e foi nesta ocasião que surgiram as diversas confusões envolvendo os integrantes das duas bandas.
Frank Gosdzik deixou o Sodom em 1990, para incluir-se no Kreator, e no seu posto entrou Michael Hoffman. As turnês estavam tornando-se cada vez maiores e mais constantes, o que levou o grupo a tocar no Japão e no Brasil neste ano. Também em 1990 saiu o álbum "Better Off Dead", para complementar a discografia do Sodom, já repleta de clássicos. Com dois anos para férias, a banda produziu e lançou em 1992 o álbum "Trapping the Vein", que contava com mais uma mudança no line-up do Sodom: Andy Brings tornou-se o novo guitarrista, assim como Chris Witchhunter deixou a banda, para a entrada de Atomic Steif (ex-Living Death). Neste mesmo ano, o Sodom gravou o segundo EP da carreira: "Abert Mitte Mit Sahne", lançado somente em 93.
Atomic Steif permaceu no Sodom por mais dois anos, gravando os álbuns "Marooned Live" de 1994 e "Masquerade In Blood" de 1995, que contava com o guitarrista Strahli, substituindo Andy Brings. Com dez lançamentos na bagagem, a banda sentiu a necessidade de lançar uma coletânea, e esta realmente saiu em 1996, sob o título de "Ten Black Years - Best Of".
Os álbuns "Til Death Do Us Unite" e "Code Red" foram os conseqüentes lançamentos do Sodom, o primeiro em 1997 e o segundo em 1999. As extensivas turnês destes dois CD’s fizeram com que o Sodom tirasse alguns poucos anos de férias, após quase doze lançamentos, um por ano. Estabilizando uma nova formação, com Tom Angelripper (vocal e baixo), Bernemann (guitarra) e Bobby Schottkowski (bateria), o Sodom lançou em 2001 o álbum "M16", pela Century Media, que recebeu também a sua versão nacional. Este disco marcou o retorno do Sodom em alto estilo, novamente abordando a temática de guerras, e tornando-se assim, um dos melhores lançamentos em termos de thrash metal do ano de 2001. Com uma longa turnê que marcou o retorno do grupo aos palcos, assim como a apresentação dos novos integrantes, serviu para que banda pudesse retornar aos seus lares para o planejamento de um novo álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"


Ex-roadie do Sepultura relembra retaliação ao Sodom e "greve de banho"
Sodom lança edição expandida do álbum "Get What You Deserve"
Decibel Magazine publica sua lista dos melhores álbuns de 2025
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"


