Sagga
Postado em 06 de abril de 2006
A banda SAGGA foi formada por Anderson Carlos (guitarras), Fábio Bertollini (bateria) e Gustavo Duarte (baixo), em dezembro de 1994, com a proposta de fazer Heavy Metal na linha de grandes bandas do momento. O som do SAGGA era bem mais cru, sendo nitidamente influenciado por bandas como Metallica e Megadeth e, nessa época, o nome da banda ainda tinha um "g" só: SAGA. Com a entrada de Maurício Queiroz nos vocais, o som passou a ser mais melódico, pelas claras influências de Michael Kiske que o novo vocalista apresentava.
Com esta formação e com André Koronfli (guitarra) fazendo também os teclados, a banda chegou a gravar uma demo-tape contendo 3 músicas: Rising Again, The Sign e After The Storm;. Essa demo nem chegou a ter divulgação, pois as constantes brigas e discussões entre os membros fizeram com que a banda se dissolvesse.
Com isso, Maurício resolve montar sua própria banda e chamou para as guitarras o próprio Anderson, pois a química de composição entre os dois era perfeita. Como precisavam de um baixista, resolveram então chamar Gustavo Duarte que, após a dissolução do conjunto, continuou a estudar intensamente o seu instrumento. Com os três juntos novamente, começaram então os testes com bateristas e encontraram então Luciano Toledo, ex-baterista da banda DARK AVENGER, ambos de Brasília (DF). Luciano tinha acabado de sair da banda e se mudado para São Paulo. Cessaram então os testes e a formação do SAGGA já estava completa. Decidiu-se então adotar mais um "g" no nome SAGGA, por questões autorais. Com os ensaios, notaram que faltava algo na banda, o que resultou na entrada de Rodrigo Setter nos teclados. Mas Rodrigo não seria um membro permanente e sim, apenas um convidado para shows e gravações da banda. Deste modo, estava pronto o retorno às atividades da banda SAGGA.
O primeiro show do Sagga com a nova formação aconteceu no Black Jack Bar, dia 1º/10/98. Depois seguiu-se uma seqüência de shows: 10/10/98, na Associação Atlética Ituana (Itú-SP), 21/11/98, Clube Mix (Osasco), e para fechar o ano,12/12/98, de novo no Black Jack Bar (retrospectiva - melhores do ano).
Terminados essa série de shows, Setter deixou a banda para a entrada de J. A. Cardillo (Crystal Mirror). O SAGGA (já com Cardillo nos teclados) também tocou no 1º Brasil Metal Festival promovido pela parceria do selo Megahard Records e fanzine Heavy Melody, onde foi a primeira oportunidade do SAGGA poder mostrar realmente todo o seu potencial em cima do palco, tendo como resultado, um vídeo ao vivo com todas as músicas da banda sendo efetuadas e mais alguns covers de bandas famosas. A partir daí, surgiram novos shows, onde cada vez mais a banda ia se aprimorando em suas apresentações. A última aconteceu em Goiânia, no "1ºFestival Independente de Goiânia - GO", onde a banda foi aclamada. Foi depois de assistir a esse show que um grupo de headbangers local decidiram então criar um fã-clube do SAGGA em Goiânia.
A banda está gravando seu 1° CD, "Breaking Frontiers", que será lançado pela Megahard Records, previsto para julho de 2000. Para isso, gravou primeiro, no IG&T Studio, um EP, intitulado "Live In IG&T", contendo 5 músicas, para amostragem e divulgação inicial, enquanto ficarão "trancados" em um estúdio de São Paulo (Orbital Studio) para a gravação do 1º CD. No EP, constaram as faixas: "Breaking Frontiers", "Fly Away", "The Incident/Rising Again" e "The Sign".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
Os músicos que entrariam na pior banda do mundo da história, segundo Regis Tadeu
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
Exodus lança a surpreendente "Goliath", faixa-título de seu novo disco
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Vocalista Brian Ross (Satan, Blitzkrieg) passará por "cirurgia para salvar sua vida"
O grande erro do rock nacional, segundo Charles Gavin (e por que Frejat discorda)
A impressionante versatilidade vocal de Fernanda Lira cantando Nightwish
Sammy Hagar relembra turnê do Van Halen em que ele pensou que Eddie Van Halen morreria


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



