Bruce Dickinson: Qual a opinião dele sobre o Pro-Tools?
Por Fábio Faria
Fonte: Bravewords.com
Postado em 11 de julho de 2005
Em julho de 2005 Bruce Dickinson deu uma entrevista para a revista BW&BK falando sobre várias questões relacionadas ao então novo álbum ‘Tyranny Of Souls’. Quando perguntado sobre o uso do programa Pro-Tools o vocalista deu a seguinte declaração:
"Sabe de uma coisa, estou tão entusiasmado em ter feito esse álbum usando o Pro-Tools. É um jeito tão diferente de se trabalhar para mim. A idéia de se começar a fazer um disco, parar por oito meses, voltar e ele soar tão fresco e intacto, e daí, completá-lo e continuar mantendo a energia, foi algo sensacional. Não acredito que isso seja possível como o modo analógico, que tem suas vantagens justamente por causa de suas limitações. Ele faz com que o foco seja a performance do momento, o que é bom. Eu imagino se a geração que cresceu na era digital e do Pro-Tools terá a mesma habilidade nas performances durante as gravações do que a geração que cresceu com o modo analógico.
Eu não tenho essa preocupação porque quando eu canto e está sendo gravado no Pro-Tools, faço de conta que estou gravando uma fita, que só tenho uma chance de acertar minha performance. Mas a verdade é a seguinte: uma vez gravado você pode relaxar e saber que pode escutar o que foi gravado e fazer o que quiser com o material, o que é muito legal.
Outra coisa boa sobre o Pro-Tools é que nada se perde em termos de 'momentos mágicos'. Uma mixagem que tem algo de especial, você pode voltar a qualquer hora e se perguntar 'o que tem de errado aqui, quando fizemos as demos estava mais legal?'. Então pode-se voltar na mixagem principal e fazer com que ela soe mais parecida com as demo-tapes. Pode-se fazer coisas fantásticas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Yngwie Malmsteen revela título do próximo álbum de estúdio
Ex-vocalista do Uriah Heep, Steff Fontaine morre aos 70 anos
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Roy Khan confirma ex-Cradle of Filth na próxima tour pela América do Sul
3 clássicos do rock nacional que todo mundo que foi criança nos anos 1980 sabe de cor


Iron Maiden e tietagem: Steve Harris posa com membros de três bandas de metal sinfônico
O Iron Maiden errou ou acertou em contratar Janick Gers? Youtuber explica
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
5 introduções do metal dos anos 1980 que provam por que a década é amada até hoje
Antes do "Reign in Blood" o Slayer já disse ser mais pesado que o Iron Maiden
Fã do Iron Maiden paga equivalente a mais de R$ 22 mil por cópia de "The Soundhouse Tapes"
O detalhe sobre os músicos do Iron Maiden que impressionou a presidente da Bulgária
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos
O comportamento em comum de James Hetfield e Bruce Dickinson que irrita alguns fãs


