Iron Maiden: conheça parte da equipe e dos parentes

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Iron Maiden: conheça parte da equipe e dos parentes

Por Adriano Ribeiro | Fonte: Adriano Ribeiro

  | Comentários:

Não é novidade pra ninguém que o IRON MAIDEN excursiona com uma equipe formada por mais ou menos 70 pessoas. Entre eles, há todos os tipos de trabalho, desde empresário e tour managers a seguranças, roadies e técnicos de som. Mas a banda não excursiona somente com esses profissionais, que é o que se espera encontrar na equipe de qualquer banda de grande porte. Há, por exemplo, fotógrafo, figurinista, massagista, web writer e o cara que produz a IRON MAIDEN TV (IMTV). Eventualmente, outros profissionais se juntam à equipe para trabalhos específicos, como o cineasta canadense San Dunn ou o produtor Kevin Shirley. Além disso, é bastante comum a presença de parentes dos músicos nas turnês. Adriano Ribeiro, o fã que acompanhou a banda em todos os shows de sua última passagem pelo Brasil, apresenta algumas das pessoas que participam do dia a dia da banda, fornecendo todo o tipo de suporte necessário para que o show do IRON MAIDEN seja da grandeza que é, com monstros, explosões e tudo mais.

Rod Smallwood é possivelmente o nome mais conhecido da equipe do IRON MAIDEN. Fundou em 1976, com Andy Taylor, a Smallwood-Taylor Enterprises, hoje Sanctuary Group, a maior empresa de gerenciamento musical do mundo. Foi ele quem negociou com Ashley Goodall, então diretor da EMI, a inclusão da banda na coletânea "Metal for Muthas" que, junto com "The Soundhouse Tapes", alavancou a carreira da donzela e possibilitou o fechamento de um contrato que incluia o lançamento dos 3 primeiros álbuns ("IRON MAIDEN", "Killers" e "The Number of the Beast"). Desde então, é oficialmente o empresário do IRON MAIDEN, acompanhando todos os passos da banda há mais de 30 anos. Rod é um cara legal e dificilmente se recusa a tirar fotos com os fãs. Este ano, não apenas autografou a foto que tirei com ele em 2009, como ainda fez questão de me dar a mão, sorrindo - momento que foi registrado pelas câmeras de Steve Gadd e postado no site oficial da banda (Gadd's Gallery #4, disponível somente para membros do fã-clube). Rod pode ser bem enérgico se perceber que algum fã tenta se aproximar de um membro da banda em um momento não apropriado. Após a coletiva de imprensa de Bruce em São Paulo, este ano, o vocalista foi comer alguma coisa no restaurante onde estávamos, dentro do hotel. Meu amigo Arthur levantou-se para se servir bem na hora que Bruce fazia o mesmo. Foi coincidência, mas Rod interpretou que ele ia aborda-lo e o impediu "falando um monte".

Imagem

Muitos fãs sequer imaginam, mas Michael Kenney está longe de ser apenas o técnico de baixo do Steve Harris. Embora esta seja uma de suas funções, Kenney é o tecladista que toca ao vivo com o IRON MAIDEN, mas atrás do palco. Seu trabalho pode ser ouvido nos álbuns de estúdio "No Prayer for the Dying", "Fear of the Dark", "The X Factor", "Virtual XI" e nos álbuns ao vivo "Live at Donington", "A Real Live One", "A Real Dead One", "Rock in Rio" e "Death on the Road", além dos DVDs "Maiden England", "Donington", "Rock in Rio" e "Death on the Road". Kenney é um dos membros mais antigos da equipe do IRON MAIDEN, e estava fantasiado de Eddie no primeiro vídeo clipe, "Women in Uniform", ainda na época de Paul D'Ianno. Ele também aparece como tecladista convidado no DVD "Route 666" da banda THE IRON MAIDENS, o "único tributo feminino mundial para o IRON MAIDEN" - que tocará em São Paulo no "Estúdio Emme" em 18 de junho. É um cara bem acessível, que te atende super bem, troca idéia numa boa e, inclusive, adiciona alguns fãs em seu MySpace - no caso, Bruno "The Crying Man". Falei mais sobre ele nas matérias "Relato de fã que acompanhou a banda", no Rio e em Belém. Kenney concedeu, há alguns anos, uma entrevista para a revista "Roadie Crew" falando, entre outras coisas, sobre a equipe do IRON MAIDEN. A matéria traz duas fotos bem legais, imperdíveis para quem se interessa pelo assunto.

Links de referência:

MySpace oficial do Michael Kenney -
http://www.myspace.com/kenneymusic
Entrevista de Michael Kenney para a Roadie Crew -
http://www.darrellmillar.com/rclmichaelkenney.htm

Iron Maiden: Relato do Rio de fã que acompanhou a banda

Iron Maiden: Relato de Belém de fã que acompanhou a banda

Imagem

Steve Gadd divide a função de tour manager do IRON MAIDEN com Ian Day, mas Ian não gosta de ser fotografado com os fãs. Inicialmente pode ser confundido com o super baterista homônimo, que atualmente toca com ERIC CLAPTON, e também dará as caras no Brasil este ano, em outubro. Junto com Ian, é quem organiza, administra e agenda as aparições da banda durante uma turnê, o que inclui shows, entrevistas, workshops e outros eventos públicos. Trabalha em contato direto com os promotores de shows para agendar apresentações em locais adequados, negociando também a participação em festivais. É quem negocia os aspectos financeiros e técnicos, bem como acerta detalhes como, por exemplo, em quais hotéis a banda ficará hospedada. Gadd também costuma atender bem os fãs que lhe abordam. Este ano, inclusive, foi quem ajudou o Humberto quando ele teve a carteira roubada, conforme descrito na matéria "Relato de fã que acompanhou a banda" em Recife. Sem ter a quem recorrer após o furto, Humberto, que estava na grade da pista vip, viu Steve Gadd passar pelo palco após a apresentação da banda e o chamou. Steve já o conhecia e atendeu ao chamado. Humberto explicou que havia sido roubado e que não tinha como retornar ao hotel, então Steve instruiu Ricardo, um dos seguranças brasileiros, a fazer o que fosse possível, o que incluiu ligações para o hotel para cancelar o cartão de acesso, já que a de Humberto, que dividia o quarto comigo, estava em sua carteira. Ok que quando cheguei meu cartão não funcionou e só fui entender o porque quando o Humberto chegou e explicou tudo. Mas poderíamos ser depenados se não fosse a esperteza do Humberto em chamar Steve Gadd, e a presteza de Gadd, que nesta hora deixou de ser membro do IRON MAIDEN para se tornar o único amigo capaz de ajudar em algo naquele momento.

Link de referência:

Iron Maiden: Relato de Recife de fã que acompanhou a banda

Imagem

Jeff Daniels foi o primeiro roadie a trabalhar com o IRON MAIDEN, ainda na década de 70. Aparentemente não faz mais parte da equipe há algum tempo, mas excursionou com a banda há dois anos, na segunda perna da turnê Somewhere Back in Time. Após o show de São Paulo, em Interlagos, o bar do hotel estava cheio de hóspedes comuns, mas havia uma mesa somente com fãs do IRON MAIDEN. Quando a banda chegou, não havia mesas vagas para se sentar, então os músicos ficaram em banquetas não muito confortáveis. Se quisessem nossa mesa, era só nos pedir. Uma foto com cada um de nós (se não me engano, éramos em 6 pessoas) e iríamos embora felizes, deixando a mesa para eles. Mas eles nem ligaram para nós, então nem ligamos para eles também. Steve Harris estava sentado muito próximo de mim e passou a noite inteira conversando com o Jeff, a quem eu ainda não conhecia e nem sabia quem era - mas vi Steve chama-lo pelo nome algumas vezes. No dia seguinte, eu e minha esposa fomos fazer um lanche em um bar no hotel e o encontramos por lá. Ele nos olhou, e minha esposa aproveitou para iniciar uma conversa. Muito simpático, nos perguntou se fomos ao show, se gostamos... Ficou animado ao saber que já acompanhávamos a banda por 3 estados (Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo) e a conversa se prolongou. No dia seguinte, a banda saía rumo a Belo Horizonte e Jeff veio se despedir de nós. Steve Harris havia acabado de passar pela gente, e Jeff perguntou se já havíamos conseguido foto com ele. Respondemos que sim, e justamente por isso não tentamos aborda-lo. Então, perguntou se faltava foto com alguém, e respondemos que faltava somente o autógrafo do Dave Murray. Então, ele disse que Dave sairia dali a alguns minutos por "aquele elevador" e nos apontou onde. Dave realmente saiu por ali e conseguimos o autógrafo. Jeff ainda veio se certificar se conseguimos, caso contrário ele mesmo levaria o encarte para Dave assinar. Gente boa demais!

Imagem

Peter Lokrantz é o massagista, mas atua quase o tempo todo como segurança. No Flight 666, pode ser visto na cena em que a bola de golfe bateu no braço do Nicko, inchando imediatamente. Quando postei minha foto com ele no Orkut pela primeira vez, um dos meus contatos comentou "quase apanho desse aí", seguido e apoiado por comentarios como "quase apanho desse aí (2)", "quase apanho desse ai (3)" e por aí vai. Peter realmente tem cara de mau e pode ser bem enérgico ao impedir que um fã se aproxime de algum membro da banda. No entanto, é um cara legal - quando se sabe lidar com ele, e isso começa pelo respeito à banda e ao seu trabalho de protege-la. Em 2009 conversamos bastante e ele me disse que trabalhava com o Maiden há quase 25 anos e que isso era "só um trabalho". Lembro que pensei "Seu fdp! Leve-me até seu chefe que falarei a ele que posso fazer a mesma coisa que você por metade do seu salário e não, não será só um trabalho". Este ano, em São Paulo, minha esposa o ouviu reclamar que estava muito cansado e comentou "ah, mas pelo menos é um trabalho divertido!". Peter fechou a cara e retrucou "olha bem pra mim e vê se estou me divertindo!". Risadas gerais. Mas a real é que ninguém se aproxima do IRON MAIDEN sem passar por esse cara.

Imagem

O havaiano Jefrey é o outro segurança oficial da banda. "Pequenininho", como dá pra notar. Eu nunca conversei nem tive problemas com ele, então tomo como verdade o que foi dito por um casal de amigos que acompanha os shows do IRON MAIDEN por todo o planeta e, graças a isso, é reconhecido pelo Jefrey e pela própria banda. Costuma ser gente boa com os fãs desde que, é claro, não haja abuso. Dependendo do humor dos músicos, que ele conhece bem, já que os acompanha, pode até facilitar uma foto, como aconteceu com o mesmo casal, este ano, em Belém. Jefrey praticamente parou o Dave Murray para que tirasse foto com eles.

Imagem

Ashley Groon é uma espécie de contra-regra. Faz um pouco de tudo. Além disso, certamente é o membro mais divertido de toda a equipe. Não pode ver ninguém com uma câmera na mão que já corre para aparecer também na foto. Em 2009, ele fez isso demais, inclusive nesta foto minha com a LAUREN HARRIS. Em Manaus, como nenhum integrante da banda resolveu sair do hotel para atender os fãs - e olha que teve gente que passou 3 dias de plantão por lá - Ashley saiu e tentou agita-los mas, como ninguém o conhecia, foi solenemente ignorado. Na sequência, mostrou a bunda para todos. É um malucão! No "Flight 666" aparece fazendo palhaçada em várias cenas, como na que imita uma comissária de bordo passando as instruções de vôo aos passageiros. Fora das telas, ele é exatamente assim! Este ano estava um pouco mais sério, mas sempre fazia uma cara engraçada ao tirar foto com algum fã - por mais sério que estivesse no momento da abordagem.

Imagem

Todd é o responsável pela coluna "Todd's Diary", que narra o dia a dia da turnê no site oficial da banda (disponível apenas para os membros do fã-clube). Era apenas um fã comum, mas foi recrutado para esse "trabalho duro" que é acompanhar o dia a dia do IRON MAIDEN. Exatamente por isso, ainda estranha a aproximação dos fãs que querem foto com ele. Afinal, em suas próprias palavras, "não é ninguém". Basicamente faz a mesma coisa que eu, a única diferença é que eu pago pra fazer, e ele recebe. Ah sim, e ele também voa no Ed Force One, e eu não. É bem fácil se aproximar dele para trocar idéias, é bem receptivo. E, se for com a sua cara, ainda escreve alguma nota no site oficial.

Imagem

Charlie é roadie do Nicko, e aparece exibindo as famosas balas de menta que ficam próximas à bateria naquela famosa matéria do Jornal Hoje em que a repórter diz "que ali fica o camarim do integrante Lauren Harris". Charlie é bem acessível com os fãs e, principalmente, com as fãs. Eu mesmo só não tirei uma foto com ele este ano porque estava preocupado em fechar a banda - e como isso não aconteceu, acabei deixando de tirar foto com os caras da equipe, apesar de encontrar com eles todo o tempo. Na foto, Charlie com o Julio em São Paulo, este ano.

Link de referência:

Reportagem Jornal Hoje - IRON MAIDEN em Manaus:

Imagem

Sean Brady é roadie do Adrian. Também aparece na matéria do Jornal Hoje citada acima. Não cheguei a conversar com ele, apenas pedi a foto, e fui atendido de forma bastante simpática.

Imagem

Dave Pattenden é o responsável pela IRON MAIDEN TV (IMTV), canal de vídeo disponível para os membros do fã-clube oficial. Muita gente tem foto com ele mas eu, em mais de 20 dias acompanhando a banda em 3 turnês, não consegui encontra-lo. Na foto, Dave com Bruno "The Crying Man".

Imagem

Natasha de Sampayo é a figurinista, responsável por cuidar do visual dos caras. Não cheguei a falar com ela, até porque descobri meio tarde que ela fazia parte da equipe. Mas Bruno "The Crying Man" conseguiu, e tem várias fotos com ela em seu álbum no Facebook.

Imagem

John McMurtrie é o fotógrafo oficial da banda desde 2008, o que significa que cobriu as duas partes da turnê "Somewhere Back in Time" e cobre a atual turnê do "The Final Frontier". Também trabalha no lançamento de um livro, chamado "On Board Flight 666", que contará através das fotografias as histórias dessas turnês. Não consegui foto com ele, mas o Arthur conseguiu.

Imagem

Sam Dunn é um dos diretores do “Flight 666”, que também produziu documentários como “Metal: A Headbanger's Journey” e “Global Metal”. Sam é um cara bacana, conversei bastante com ele em 2009, quando explicou para o Bruno "The Crying Man" porque induziu os expectadores, no filme, a pensar que ele era colombiano – a cena foi exibida apóa "Run To The Hills", executada na Colômbia. “Como você viu, lá o clima estava muito ruim, com aquela presença militar, de forma que eu precisava de uma cena legal para fechar a música com algo positivo, então me lembrei da sua cena e a encaixei ali”, ao que Bruno respondeu “Por mim, você poderia me retratar até mesmo como argentino. Eu tô no filme, porra!”.

Imagem

Kerry Harris foi a última incorporação à família IRON MAIDEN - ou não, já que ela já nasceu filha de Steve Harris. Não sei exatamente o que ela faz, mas com certeza valeu a foto!

Imagem

Lauren Harris é a filha mais velha e mais conhecida do Steve Harris. Fez sua estréia em 2006 com uma extensa turnê que incluiu apresentações nos festivais Download Festival e Rock am Ring. No final de 2006 e início de 2007, abriu os shows do IRON MAIDEN em sua turnê européia. Tornou-se conhecida pelo público brasileiro ao abrir os shows do IRON MAIDEN, em 2008 e 2009. Atenciosa, atende muitíssimo bem os fãs.

Imagem

Faye Harris é outra filha do Steve Harris, considerada a mais gata por muitos fãs. Ela não estava abrindo para o Maiden, nem trabalhando na equipe da banda, apenas passeando.

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"
Todas as matérias sobre "Lauren Harris"

Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave
Iron Maiden: fãs de Fortaleza ajudam crianças desnutridas
Iron Maiden: a semelhança com uma capa do Earth Wind & Fire
Bruce Dickinson: cantor pilotará jatinho em maratona beneficente
Guitar World: 10 Álbuns clássicos essenciais do Metal
Iron Maiden: Rachel Sheherazade testa conhecimentos sobre a banda
Riffs Battle: Crazy Train vs Two Minutes to Midnight: semifinais

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro é fã xiita do Iron Maiden, daqueles que não perdoa até hoje Bruce e Adrian por terem saído da banda - e não importa se voltaram. Nas horas vagas, tem como hobby conhecer seus ídolos na música, conseguindo com eles fotos e autógrafos.

Mais matérias de Adriano Ribeiro no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas