Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Resenha - Anette Olzon (Teatro da AMRIGS, Porto Alegre, 24/09/2025)
Por Guilherme Dias
Postado em 11 de outubro de 2025
Após alguns anos longe dos palcos, a cantora Anette Olzon voltou a fazer shows. Ela desembarcou na América Latina para apresentar músicas dos álbuns "Dark Passion Play" (2007) e "Imaginaerum" (2011), lançados pelo Nightwish, sua ex-banda. Em Porto Alegre, a apresentação aconteceu no Teatro da AMRIGS, no dia 24 de setembro.
Pontualmente às 20 horas, a sueca entrou no palco acompanhada pelos músicos de Belo Horizonte: Filipe Duarte (baixo e vocal), Sanzio Rocha (guitarra), Marcelo Kiko Lopes (bateria) e Vithor Moraes (teclados). A primeira música do repertório foi "7 Days to the Wolves", na qual Anette demonstrou carisma logo no primeiro contato com os fãs gaúchos e mostrou um entrosamento surpreendente com os demais músicos. Ela e Filipe agradeceram aos aplausos da plateia e seguiram com a animada "Storytime" e a melódica "Ghost River". Após uma breve pausa, Anette agradeceu novamente a presença do público e anunciou que na canção seguinte dividiria os vocais com Filipe, referindo-se a "Bye Bye Beautiful", na qual ele se destacou mais uma vez, assim como já havia feito na música que abriu a apresentação, interpretando muito bem os vocais de Marko Hietala.


A introdução dos teclados de Vithor anunciou "Amaranth", primeiro single oficial do Nightwish com Anette nos vocais, lançado em agosto de 2007, momento em que a vocalista teve a companhia do público nos vocais novamente. Após "Rest Calm", Anette se mostrou muito feliz com a plateia, dizendo: "Vocês cantam muito alto, são incríveis". Filipe apresentou a instrumental "Last of the Wilds" enquanto Anette e os fãs descansavam as vozes. Ela retornou ao palco e declarou: "Ensaiamos apenas uma vez e já estamos muito entrosados, eles [os músicos] são demais". Durante "Eva", apresentada de forma intimista, com todos sentados em bancos, Anette se emocionou e comentou que a canção a toca profundamente, pois acredita que o mundo precisa de mais gentileza. A música foi lançada como single promocional em maio de 2007, permitindo que o mundo e os fãs do Nightwish conhecessem sua voz, sendo o primeiro lançamento da banda com Anette como vocalista.


Ainda no formato intimista, Anette anunciou "Turn Loose the Mermaids", nunca apresentada ao vivo em turnês anteriores, nem mesmo pelo Nightwish, e dedicou a canção aos fãs, destacando que eles são especiais para ela. A música funcionou muito bem ao vivo, desde o início, com o foco na voz de Anette, até o brilhante final, que combinou diversos elementos de orquestração com a grandiosa participação da plateia, principalmente no refrão. "Está na hora de irmos para o deserto, estamos indo para o…?", perguntou Anette ao público, que prontamente respondeu: "Sahara!". Em seguida, a cantora deixou o palco mais uma vez, permanecendo apenas Marcelo, que realizou um breve solo de bateria.


Aos chamados de "pastora, pastora..." por parte da plateia, Anette e a banda retornaram ao palco com a longa e intensa "The Poet and the Pendulum", apresentada de forma impecável e recebida com muitos aplausos. Emocionada, a cantora agradeceu: "Eu amo vocês! Estou aprendendo português e, na próxima vez, espero saber mais palavras." Logo em seguida, um fã gritou perguntando se poderia ser professor dela, e, entre risadas, Anette respondeu que Filipe já ocupava esse posto.


A emocionante "Meadows of Heaven" destacou novamente o potencial vocal da artista. Antes de iniciá-la, Anette comentou que havia cantado essa música poucas vezes antes da atual turnê. "Essa música é ótima, deveríamos tocá-la todas as noites. Amanhã iremos para São Paulo, gostaria que vocês fossem também", disse a cantora, que completou: "Obrigada pelo amor de vocês. Quando entrei no Nightwish, eu tinha 36 anos e já tinha o meu primeiro filho, que está conosco na turnê." Nesse momento, seu filho Seth Olsson entrou no palco vestindo uma bandeira do Brasil e declarou: "Essa cidade é linda, essa bandeira é linda. Vamos repetir o que fizemos na noite passada, mas hoje vocês precisam fazer melhor. Quando eu disser '3... 2... 1...', vocês gritam 'pastora' bem alto, combinado?" Após duas tentativas, o público respondeu com entusiasmo, e Anette confirmou de vez o apelido carinhoso que recebeu dos fãs brasileiros.


A última música da noite foi "Last Ride of the Day", que fez todos cantarem em alto volume uma última vez. Foi uma apresentação intimista, para fãs devotos de Anette e Nightwish. Os músicos foram muito competentes e reproduziram cada detalhe com perfeição. Anette se despediu dos gaúchos com um sorriso no rosto e prometeu retornar em breve, trazendo suas composições autorais também.









Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps