Dream Theater: Algumas bandas fazem mais do que música
Resenha - Dream Theater (Pepsi On Stage, Porto Alegre, 10/12/2019)
Por Luciano Schneider
Postado em 13 de dezembro de 2019
Fotos Liny Oliveira
http://www.facebook.com/photoslinyoliveira
Algumas bandas fazem mais do que música. O que buscam é fazer algo superior, que envolva não apenas a parte auditiva, mas também encante os outros sentidos. Essa sempre foi a proposta da banda Dream Theater. O som que eles fazem é, na mesma medida, instigante e estimulante na parte temática, e um grande deleite aos ouvidos.
Dream Theater - Mais Novidades
O possível auge dessa proposta se concretizou vinte atrás, quando lançaram seu álbum temático, Metropolis Pt2: Scenes from a Memory. Com uma história intrincada de morte e ressurreição, amor e traição, é um álbum que exige ser ouvido na íntegra, com atenção e mais de uma vez para ser compreendido. Musicalmente, representou a banda em sua melhor formação, marcando a entrada do tecladista Jordan Rudess. Com uma mistura bem dosada de peso e melodia, se tornou uma referência para a banda e um dos álbuns essenciais do metal progressivo.

Em 2019, a banda continua firme e forte, sempre lançando novas músicas e excursionando. Assim chegaram à Porto Alegre, na turnê de seu novo álbum, Distance Over Time. Para essa turnê, prepararam algo especial. Em um momento muito esperado, tocam o Scenes From a Memory na íntegra, em comemoração aos vinte anos de lançamento do álbum.

Um estilo de som complexo como este normalmente não é para os ouvidos de uma multidão, mas acaba atraindo fãs fiéis. Esse é o caso dos fãs dessa banda, que se amontoavam no Pepsi On Stage para esse show. Fãs que conheciam e cantavam junto muito do material novo que a banda apresentou na primeira metade da apresentação. Além de músicas do último álbum, tocaram outras dos álbuns Systematic Chaos e Black Clouds and Silver Linings.

Interessante notar que esses álbuns em particular foram os dois últimos com o baterista original, Mike Portnoy, cuja saída deixou saudades. Seu substituto, Mike Mangini, é sem dúvida um músico talentoso e criativo, mas que teve a tarefa ingrata de substituir uma lenda. No palco, é extremamente competente, mas não consegue alcançar o carisma de Portnoy, que frequentemente interagia com o público e era muito divertido de se assistir. Na parte musical, a batalha Portnoy vs. Mangini segue bem viva e causa debates acalorados entre os fãs até hoje!

Após alguns minutos de intervalo, o Dream Theater volta ao palco para a execução do Scenes From a Memory, o momento ansiosamente esperado por todos. Com vídeos no telão contando a história do álbum, foi um encanto desde as primeiras notas de Regression, até o vídeo final em Finally Free, contando o gran finale da história. Houve momentos emocionados, com todos batendo palmas em Through Her Eyes, ou The Spirit Carries On, um momento solene. E outros pesados, como em Home, com o vocalista James Labrie chamando a participação do público durante o refrão, além da incrivelmente complexa Dance Of Eternity, executada com perfeição.

Com os vários pedidos de bis, ainda voltaram ao palco para tocar mais uma canção do álbum novo, At Wit’s End. Após muitos aplausos, assim terminou essa grande noite de música. Mais uma vez, provaram que são uma banda essencial, e que ainda tem muito a dizer. Foi sua quarta visita à capital gaúcha, e podemos apenas esperar que muitas mais se sigam!




















Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
O guitarrista que Angus Young considera o mais superestimado do rock
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
A opinião de Robert Plant sobre o rei Elvis Presley
O comportamento em comum de James Hetfield e Bruce Dickinson que irrita alguns fãs
Fotos de Infância: Marilyn Manson

A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Capa de álbum do Dream Theater lembra a de um álbum clássico do Radiohead, diz Portnoy
"The Wall", do Pink Floyd, é o álbum favorito do baterista Mike Portnoy
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
Os discos que James LaBrie indica para quem quer conhecer a obra do Dream Theater
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida



