Dream Theater: Algumas bandas fazem mais do que música
Resenha - Dream Theater (Pepsi On Stage, Porto Alegre, 10/12/2019)
Por Luciano Schneider
Postado em 13 de dezembro de 2019
Fotos Liny Oliveira
http://www.facebook.com/photoslinyoliveira
Algumas bandas fazem mais do que música. O que buscam é fazer algo superior, que envolva não apenas a parte auditiva, mas também encante os outros sentidos. Essa sempre foi a proposta da banda Dream Theater. O som que eles fazem é, na mesma medida, instigante e estimulante na parte temática, e um grande deleite aos ouvidos.
Dream Theater - Mais Novidades
O possível auge dessa proposta se concretizou vinte atrás, quando lançaram seu álbum temático, Metropolis Pt2: Scenes from a Memory. Com uma história intrincada de morte e ressurreição, amor e traição, é um álbum que exige ser ouvido na íntegra, com atenção e mais de uma vez para ser compreendido. Musicalmente, representou a banda em sua melhor formação, marcando a entrada do tecladista Jordan Rudess. Com uma mistura bem dosada de peso e melodia, se tornou uma referência para a banda e um dos álbuns essenciais do metal progressivo.

Em 2019, a banda continua firme e forte, sempre lançando novas músicas e excursionando. Assim chegaram à Porto Alegre, na turnê de seu novo álbum, Distance Over Time. Para essa turnê, prepararam algo especial. Em um momento muito esperado, tocam o Scenes From a Memory na íntegra, em comemoração aos vinte anos de lançamento do álbum.

Um estilo de som complexo como este normalmente não é para os ouvidos de uma multidão, mas acaba atraindo fãs fiéis. Esse é o caso dos fãs dessa banda, que se amontoavam no Pepsi On Stage para esse show. Fãs que conheciam e cantavam junto muito do material novo que a banda apresentou na primeira metade da apresentação. Além de músicas do último álbum, tocaram outras dos álbuns Systematic Chaos e Black Clouds and Silver Linings.

Interessante notar que esses álbuns em particular foram os dois últimos com o baterista original, Mike Portnoy, cuja saída deixou saudades. Seu substituto, Mike Mangini, é sem dúvida um músico talentoso e criativo, mas que teve a tarefa ingrata de substituir uma lenda. No palco, é extremamente competente, mas não consegue alcançar o carisma de Portnoy, que frequentemente interagia com o público e era muito divertido de se assistir. Na parte musical, a batalha Portnoy vs. Mangini segue bem viva e causa debates acalorados entre os fãs até hoje!

Após alguns minutos de intervalo, o Dream Theater volta ao palco para a execução do Scenes From a Memory, o momento ansiosamente esperado por todos. Com vídeos no telão contando a história do álbum, foi um encanto desde as primeiras notas de Regression, até o vídeo final em Finally Free, contando o gran finale da história. Houve momentos emocionados, com todos batendo palmas em Through Her Eyes, ou The Spirit Carries On, um momento solene. E outros pesados, como em Home, com o vocalista James Labrie chamando a participação do público durante o refrão, além da incrivelmente complexa Dance Of Eternity, executada com perfeição.

Com os vários pedidos de bis, ainda voltaram ao palco para tocar mais uma canção do álbum novo, At Wit’s End. Após muitos aplausos, assim terminou essa grande noite de música. Mais uma vez, provaram que são uma banda essencial, e que ainda tem muito a dizer. Foi sua quarta visita à capital gaúcha, e podemos apenas esperar que muitas mais se sigam!




















Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Dez covers que ficaram tão bons ou melhores que as versões originais, em lista da Metal Hammer
Cazuza e o duplo sentido perigoso escondido na letra de "Exagerado"
Regis Tadeu enumera cinco músicos que redefiniram a linguagem da guitarra


A curiosa reação de Jordan Rudess ao conhecer o vocalista original do Dream Theater
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor faixa de "Images and Words", do Dream Theater, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Por que "Scenes from a Memory" é o melhor disco do Dream Theater, segundo o Loudwire
Filho de Mike Portnoy recria linhas de bateria para música do Led Zeppelin
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



