Dream Theater: Algumas bandas fazem mais do que música
Resenha - Dream Theater (Pepsi On Stage, Porto Alegre, 10/12/2019)
Por Luciano Schneider
Postado em 13 de dezembro de 2019
Fotos Liny Oliveira
http://www.facebook.com/photoslinyoliveira
Algumas bandas fazem mais do que música. O que buscam é fazer algo superior, que envolva não apenas a parte auditiva, mas também encante os outros sentidos. Essa sempre foi a proposta da banda Dream Theater. O som que eles fazem é, na mesma medida, instigante e estimulante na parte temática, e um grande deleite aos ouvidos.
Dream Theater - Mais Novidades

O possível auge dessa proposta se concretizou vinte atrás, quando lançaram seu álbum temático, Metropolis Pt2: Scenes from a Memory. Com uma história intrincada de morte e ressurreição, amor e traição, é um álbum que exige ser ouvido na íntegra, com atenção e mais de uma vez para ser compreendido. Musicalmente, representou a banda em sua melhor formação, marcando a entrada do tecladista Jordan Rudess. Com uma mistura bem dosada de peso e melodia, se tornou uma referência para a banda e um dos álbuns essenciais do metal progressivo.


Em 2019, a banda continua firme e forte, sempre lançando novas músicas e excursionando. Assim chegaram à Porto Alegre, na turnê de seu novo álbum, Distance Over Time. Para essa turnê, prepararam algo especial. Em um momento muito esperado, tocam o Scenes From a Memory na íntegra, em comemoração aos vinte anos de lançamento do álbum.

Um estilo de som complexo como este normalmente não é para os ouvidos de uma multidão, mas acaba atraindo fãs fiéis. Esse é o caso dos fãs dessa banda, que se amontoavam no Pepsi On Stage para esse show. Fãs que conheciam e cantavam junto muito do material novo que a banda apresentou na primeira metade da apresentação. Além de músicas do último álbum, tocaram outras dos álbuns Systematic Chaos e Black Clouds and Silver Linings.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | 
Interessante notar que esses álbuns em particular foram os dois últimos com o baterista original, Mike Portnoy, cuja saída deixou saudades. Seu substituto, Mike Mangini, é sem dúvida um músico talentoso e criativo, mas que teve a tarefa ingrata de substituir uma lenda. No palco, é extremamente competente, mas não consegue alcançar o carisma de Portnoy, que frequentemente interagia com o público e era muito divertido de se assistir. Na parte musical, a batalha Portnoy vs. Mangini segue bem viva e causa debates acalorados entre os fãs até hoje!


Após alguns minutos de intervalo, o Dream Theater volta ao palco para a execução do Scenes From a Memory, o momento ansiosamente esperado por todos. Com vídeos no telão contando a história do álbum, foi um encanto desde as primeiras notas de Regression, até o vídeo final em Finally Free, contando o gran finale da história. Houve momentos emocionados, com todos batendo palmas em Through Her Eyes, ou The Spirit Carries On, um momento solene. E outros pesados, como em Home, com o vocalista James Labrie chamando a participação do público durante o refrão, além da incrivelmente complexa Dance Of Eternity, executada com perfeição.


Com os vários pedidos de bis, ainda voltaram ao palco para tocar mais uma canção do álbum novo, At Wit’s End. Após muitos aplausos, assim terminou essa grande noite de música. Mais uma vez, provaram que são uma banda essencial, e que ainda tem muito a dizer. Foi sua quarta visita à capital gaúcha, e podemos apenas esperar que muitas mais se sigam!





















Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
Dimmu Borgir ignorou o "efeito TikTok" e recusou exigência de gravadora
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
Jimmy London revela a discussão que fez Matanza acabar: "Isso eu não posso concordar"
O guitarrista que Eddie Van Halen achava ser melhor do que ele, e isto se revelou um problema
A música que engloba tudo o que o Iron Maiden representa, segundo Dave Murray
Greta Van Fleet retoma atividades e mostra trecho de nova música
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Alex Van Halen anuncia "Van Halen", nova antologia bibliográfica da banda
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
A música de Brian May que Eric Clapton achou horrível: "Me enviaram e fiquei insultado"
Rafael Bittencourt revela que músicas do Angra foram inspiradas por sua esposa
Chris Cornell: viúva fala da recaída que desencadeou o suicídio
Max Cavalera surpreende ao comentar seu maior ídolo musical fora do rock
Lars Ulrich concorda quando Bruce Dickinson diz que Maiden é superior ao Metallica
Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
Como surgiu o riff "simples" de "Pull Me Under", segundo John Petrucci
Dream Theater une técnica e emoção em show de três horas em Curitiba
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
5 músicas do Dream Theater que são carregadas de emoção
5 bandas de heavy metal que estão na ativa e lançaram mais de 10 discos de estúdio
5 músicas do Dream Theater que merecem sua atenção
A maior dificuldade que Mike Portnoy enfrentou ao voltar para o Dream Theater
Dream Theater encerrará turnê de "Parasomnia" com shows no Brasil
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista

