Dream Theater: Algumas bandas fazem mais do que música
Resenha - Dream Theater (Pepsi On Stage, Porto Alegre, 10/12/2019)
Por Luciano Schneider
Postado em 13 de dezembro de 2019
Fotos Liny Oliveira
http://www.facebook.com/photoslinyoliveira
Algumas bandas fazem mais do que música. O que buscam é fazer algo superior, que envolva não apenas a parte auditiva, mas também encante os outros sentidos. Essa sempre foi a proposta da banda Dream Theater. O som que eles fazem é, na mesma medida, instigante e estimulante na parte temática, e um grande deleite aos ouvidos.
Dream Theater - Mais Novidades
O possível auge dessa proposta se concretizou vinte atrás, quando lançaram seu álbum temático, Metropolis Pt2: Scenes from a Memory. Com uma história intrincada de morte e ressurreição, amor e traição, é um álbum que exige ser ouvido na íntegra, com atenção e mais de uma vez para ser compreendido. Musicalmente, representou a banda em sua melhor formação, marcando a entrada do tecladista Jordan Rudess. Com uma mistura bem dosada de peso e melodia, se tornou uma referência para a banda e um dos álbuns essenciais do metal progressivo.

Em 2019, a banda continua firme e forte, sempre lançando novas músicas e excursionando. Assim chegaram à Porto Alegre, na turnê de seu novo álbum, Distance Over Time. Para essa turnê, prepararam algo especial. Em um momento muito esperado, tocam o Scenes From a Memory na íntegra, em comemoração aos vinte anos de lançamento do álbum.

Um estilo de som complexo como este normalmente não é para os ouvidos de uma multidão, mas acaba atraindo fãs fiéis. Esse é o caso dos fãs dessa banda, que se amontoavam no Pepsi On Stage para esse show. Fãs que conheciam e cantavam junto muito do material novo que a banda apresentou na primeira metade da apresentação. Além de músicas do último álbum, tocaram outras dos álbuns Systematic Chaos e Black Clouds and Silver Linings.

Interessante notar que esses álbuns em particular foram os dois últimos com o baterista original, Mike Portnoy, cuja saída deixou saudades. Seu substituto, Mike Mangini, é sem dúvida um músico talentoso e criativo, mas que teve a tarefa ingrata de substituir uma lenda. No palco, é extremamente competente, mas não consegue alcançar o carisma de Portnoy, que frequentemente interagia com o público e era muito divertido de se assistir. Na parte musical, a batalha Portnoy vs. Mangini segue bem viva e causa debates acalorados entre os fãs até hoje!

Após alguns minutos de intervalo, o Dream Theater volta ao palco para a execução do Scenes From a Memory, o momento ansiosamente esperado por todos. Com vídeos no telão contando a história do álbum, foi um encanto desde as primeiras notas de Regression, até o vídeo final em Finally Free, contando o gran finale da história. Houve momentos emocionados, com todos batendo palmas em Through Her Eyes, ou The Spirit Carries On, um momento solene. E outros pesados, como em Home, com o vocalista James Labrie chamando a participação do público durante o refrão, além da incrivelmente complexa Dance Of Eternity, executada com perfeição.

Com os vários pedidos de bis, ainda voltaram ao palco para tocar mais uma canção do álbum novo, At Wit’s End. Após muitos aplausos, assim terminou essa grande noite de música. Mais uma vez, provaram que são uma banda essencial, e que ainda tem muito a dizer. Foi sua quarta visita à capital gaúcha, e podemos apenas esperar que muitas mais se sigam!




















Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Darkthrone anuncia o disco "Pre-Historic Metal" e divulga faixa-título
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"


O projeto musical que viralizou e fez a cabeça de Mike Portnoy; "Fiquei viciado"
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Mike Portnoy diz que clássico do Dream Theater não o emocionaria se fosse de outra banda
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
Mike Portnoy confessa que "The Alien", do Dream Theater, não o emociona
O álbum do Dream Theater que tem músicas em Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


