Paulo Ricardo: resenha e fotos do show em São Paulo

Resenha - Paulo Ricardo (Teatro J. Safra, São Paulo, 16/02/2019)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nelson de Souza Lima
Enviar Correções  

Paulo Ricardo, hoje pode ser um tiozão já passado dos cinquenta anos, contudo quem conhece um pouco da história do rock nacional sabe que o cara foi um dos maiores ícones da década de 80. À frente do RPM o cantor, compositor e instrumentista, causava furor entre as adolescentes numa histeria comparada à beatlemania nos anos 60.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Hoje ele ainda causa furor, porém é mais contido que a de anos atrás. Em seus shows são comuns os gritos de "gostoso", "maravilhoso", "te quero". Se bem que isso é mais comportamento de quarentonas/carentonas.

Ataques histéricos à parte o ex-RPM continua trilhando um caminho de sucesso, volta e meia lança discos e canções que ainda atraem público.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com mais de trinta anos de carreira ele se reinventa ou pelo menos tenta. Tá com música nova tocando nas rádios e pretende percorrer o país com a turnê "Sex On The Beach".

Tour essa que passou por São Paulo nos dias 15 e 16 de fevereiro. O cara fez dois shows que se não lotaram a casa levaram um público bastante razoável. E pra "ajudar" uma chuva torrencial desabou na capital paulista que poderia causar inveja a Noé.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E como desgraça pouca é bobagem PR ainda contraiu uma inflamação na garganta que quase o impediu de cantar. Mas com profissionalismo e ajuda da fonoaudióloga os shows aconteceram.

Conferi a apresentação do sábado, 16, pois afinal sou herdeiro do rock ointentista e ver um dos grandes nomes da época é sempre legal.

A chuva causou grandes transtornos com isso muita gente chegou atrasada. Sabendo disso a produção fez com que o show começasse cerca de meia hora atrasado, mas que deu até um certo charme e expectativa nos fãs.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Às 21h30 a banda entrou saudada pelo público. No mesmo formato do RPM o grupo traz além de Paulo Ricardo no baixo, Ícaru Scagliusi (guitarra), Raphael Basso (bateria) e Ruben Cabrera (teclados).

Num medley pra aquecer a galera mandaram "Vida Real", tema do Big Brother Brasil, "Juvenília" e "Louras Geladas", essas duas do RPM. Afinal de contas ele saiu da banda, mas a banda não saiu dele.

Na sequência PR cumprimentou o público e falou da canção seguinte; "Imagine". O clássico de John Lennon que foi gravado com autorização da própria Yoko Ono Lennon e tema da novela Estrela Guia, da Rede Globo, em 2001.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O vocalista aproveitou pra agradecer a presença do público e disse que o clima não estava muito bom fazendo com que sua garganta quase estourasse. Além de dizer que a chuva filha da puta tratou de deixar ainda mais molhada a terra da garoa.

Alternado hits da carreira solo com clássicos do RPM o show rolou de boa. Gritos mais exaltados aqui e ali até que Paulo Ricardo anunciou que iriam tocar uma canção emblemática de uma das bandas mais bem sucedidas dos anos 80, a Legião Urbana. Trocando de instrumento com o guitarrista Ícaru Scagliusi mandaram "Tempo Perdido". Como o público estava sentado já que o J. Safra tem plateia fixa o cantor pediu pra galera levantar, curtir e dançar. Pedido atendido e foi assim até o final.

Não ficaram de fora do set duas bem românticas do repertório Pauloricardiano "Dois" e "Tudo por Nada", versão para "My heart can't tell you no", gravada por Rod Stewart em 1988.

Importante destacar que Paulo Ricardo lançou recentemente a canção "Ela Chegou", já sendo veiculada em algumas rádios.

Nenhum clássico do RPM ficou de fora: "Revoluções Por Minuto (RPM)", "London London", de Caetano Veloso, "Alvorada Voraz" e "Radio Pirata", que encerrou a apresentação.

A banda deixou o palco. Mas alguma coisa faltava: "Olhar 43".

Na volta Paulo Ricardo disse o quanto a canção é forte e mesmo sem ter refrão fez tanto sucesso.

A música fechou o show que acabou às 23 horas em ponto. O tiozão mostra que ainda tem fôlego pra muitas revoluções por minuto.

PAULO RICARDO
SET LIST NO TEATRO J. SAFRA 16 DE FEVEREIRO DE 2019

VIDA REAL BBB
LOURAS GELADAS
JUVENILIA
A UM PASSO DA ETERNIDADE
ELA CHEGOU
NAJA
LONDON LONDON
DOIS
TUDO POR NADA
TEMPO PERDIDO
O TEMPO NÃO PARA
RPM
ALVORADA VORAZ
RÁDIO PIRATA

BIS
OLHAR 43

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Humor: as 101 regras do New Metal/Nu-metalHumor
As 101 regras do New Metal/Nu-metal

A7X: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saibaA7X
Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba


Sobre Nelson de Souza Lima

Jornalista, repórter, resenhista, colunista musical. Assim é Nelson de Souza Lima. Mas acima de tudo um amante do rock, classic, hard e metal. Entre minhas entrevistas estão as feitas com Angra, André Mattos, Royal Hunt, Blind Guardian, entre muitas outras. Além disso sou baixista da banda de Classic Rock e metal The Green Pigs.

Mais matérias de Nelson de Souza Lima no Whiplash.Net.

Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 CliHo Goo336 GooInArt Cli336