O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de julho de 2026
O rock brasileiro dos anos 1980 revelou alguns dos compositores mais celebrados da música nacional. Nomes como Cazuza e Renato Russo costumam dominar qualquer discussão sobre letristas daquela geração. Para Paulo Ricardo, no entanto, quando o assunto é composição musical, existe um artista que ocupa um lugar ainda mais especial: Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso.
RPM - Mais Novidades
Em entrevista concedida a Gustavo Maiato, do Whiplash.Net, o vocalista do RPM voltou a elogiar o líder dos Paralamas e explicou que sua admiração vai muito além da amizade construída ao longo dos anos. Paulo lembrou que a parceria entre os dois começou ainda em sua carreira solo, quando Herbert participou das gravações do álbum "O Amor Me Escolheu", lançado em 1997.
"Eu tinha feito um disco solo, 'O Amor Me Escolheu', e o Herbert me deu uma canção linda que eu acabei terminando, porque ainda faltava uma parte da letra. Ele foi para o estúdio gravar com a gente. Foi maravilhoso, um negócio lindo", relembrou Paulo Ricardo, referindo-se à canção "Amor em Vão", composta em parceria com o líder dos Paralamas.
Na sequência, o cantor fez uma declaração que certamente renderá debates entre os fãs do rock nacional. "A gente fala muito em Cazuza e Renato, porque as letras são gritantes e tal. Mas, musicalmente falando, eu acho que o Herbert é possivelmente o melhor compositor da nossa geração." Para justificar sua opinião, Paulo citou um dos maiores clássicos da banda carioca. "Uma obra-prima como 'Lanterna dos Afogados', gravada pela Gal Costa, é uma coisa que transcende qualquer gênero."
A admiração também se refletiu na volta do RPM, em 2002. Segundo Paulo Ricardo, ao preparar o repertório do projeto MTV RPM 2002, ele voltou a procurar Herbert Vianna em busca de uma composição inédita. "Eu falei: 'Vou pedir uma música para o Herbert'. E ele nos deu 'Vem Pra Mim', uma música belíssima." O cantor explicou que o retorno da banda coincidiu com o enorme sucesso do primeiro Big Brother Brasil, cuja música de abertura foi gravada pelo RPM, além de encomendas para a trilha da novela "Esperança".
Essa não foi a primeira vez que Paulo Ricardo exaltou os Paralamas do Sucesso. Em participação anterior no podcast Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt, ele classificou o trio formado por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone como uma das bandas mais talentosas surgidas no rock brasileiro dos anos 1980, destacando ainda o fato de terem mantido a formação original durante toda a carreira. A parceria musical e a admiração mútua ajudam a explicar por que Herbert Vianna segue sendo, na visão do ex-RPM, o maior compositor de sua geração.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
O dia que Caetano Veloso gravou sozinho para que músicos vissem show histórico de rock
Mark Knopfler e os três guitarristas que moldaram seu estilo inconfundível de tocar
Nicko McBrain relembra o dia em que Ozzy Osbourne salvou sua vida
Devin Townsend cuida de um jardim para pagar o seu aluguel
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
A banda de rock nacional dos 1980 que não trocou de formação e Paulo Ricardo adora
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
O motivo que ainda impede Paulo Ricardo e Fernando Deluqui de reunir o RPM
RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
O dia que hospital dos EUA julgou que RPM não tinha grana e Paulo Ricardo mostrou fortuna
O único megahit do RPM que Paulo Ricardo não toca mais no show por justo motivo


