Metallica: O "mais do mesmo" que o público queria em São Paulo
Resenha - Metallica (Morumbi, São Paulo, 22/03/2014)
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 24 de março de 2014
Mais do mesmo? Isso era o que boa parte dos fãs do METALLICA dizia antes do show de sábado, em razão do resultado da votação das músicas que fizeram parte do set list da banda na apresentação de São Paulo.
Fotos por Fernando Yokota
Mas a verdade é que a hora que o show de um dos maiores nomes do Metal mundial começou, todo mundo esqueceu que se tratava novamente de uma seleção de músicas já muitas vezes tocadas por aqui. Não tem jeito, METALLICA é uma banda incrível e sempre levará os fãs à plena satisfação enquanto estiverem na ativa e tocando mundo afora.
Metallica - Mais Novidades
Sábado em São Paulo não foi nem um pouco diferente. Como não vibrar e cantar junto ao som de "Master Of Puppets"? E a "injeção de combustível" que uma canção como "Fuel" traz para o público, contagiando cada um dos presentes já logo no início do concerto?

Impossível ficar parado, impossível não vibrar junto, enfim, impossível não ficar com a sensação de prazer de mais uma vez estar à frente de uma banda gigante do Thrash Metal. De novidade mesmo só "Whiskey In The Jar", não tocada há muito tempo ao vivo, e "Lords Of Summer", nova música lançada pela banda recentemente.

Enquanto o METALLICA executava alguns de seus inúmeros clássicos, muitos fãs que foram sorteados tiveram a possibilidade de acompanhar o concerto da lateral do palco, ficando bem próximos dos ídolos. Para completar a experiência desses felizardos, James Hetfield convocou três deles para apresentar o nome das músicas antes da execução pela banda. Foi muito divertido ver a emoção dos três fãs anunciando as canções - certamente um dia que ficará marcado na vida de cada um deles para sempre.

No grande palco instalado no Estádio do Morumbi, James, Kirk e Robert aproveitaram para interagir bastante com os presentes, tanto os que assistiam a apresentação do palco, quanto os que estavam na pista, indo de lado para o outro. Nos telões, imagens de todos os músicos, com destaque para o momento no qual Hetfield mostra a palheta da turnê, na passagem da canção "Nothing Else Matters" para "Enter Sandman". Uma linda palheta branca, com a inscrição "METALLICA By Request" de um lado e de outro "South America 2014".

A chuva que infelizmente começou a cair logo quando o show do METALLICA estava para começar não atrapalhou em nada. James, Robert, Kirk e Lars tocaram como se o palco estivesse seco e ignoraram o fato de que a água não dava trégua alguma. Na verdade a chuva até deu uma parada sim, mas apenas quando o show se encaminhava para o final.

Como todos sabiam, o set list foi escolhido pelos fãs de cada país e já no início da apresentação um vídeo foi transmitido no telão, com os quatro integrantes da banda fazendo referência ao fato de a escolha ser feita pelo público.

Adicionalmente uma música foi escolhida na hora, durante o show. James brincou em muitas oportunidades com esse fato da votação que estava em andamento, via SMS. Na disputa estavam três canções que ficaram abaixo das demais no placar geral e "The Day That Never Comes" acabou ganhando, ainda que sob vaias da plateia. O vocalista não entendeu o motivo das vaias e, rindo bastante, indagou os fãs a razão de tal atitude, já que a votação era popular e feita pelos próprios presentes. "Ride The Lighting" parecia ser a preferida, mas a verdade é que por cerca de 3000 votos "The Day That Never Comes", do álbum "Death Magnetic" (2008), surpreendentemente ganhou.
"Seek & Destroy" fechou mais uma apresentação do METALLICA em São Paulo, quando já passava da meia noite e não chovia, fechando aproximadamente 2 horas e 20 minutos de mais um show marcante da banda na cidade.

Não sei dizer se o brasileiro sabe ou não votar na escolha de um set list. Mas posso afirmar que boa parte dos brasileiros sabe apreciar boa música, afinal o Estádio do Morumbi estar lotado mais uma vez para ver o METALLICA é prova disso.
RAVEN
Os britânicos do RAVEN foram os escolhidos para a abertura da noite. Um nome de muito respeito quando se fala em Speed Metal e também uma das primeiras bandas a abrir as portas para o METALLICA, como o próprio James Hetfield mencionou ao final do show.

O fato triste a se registrar é que a apresentação do trio RAVEN ficou muito prejudicada pela má qualidade do som. Equalização ruim, vocal que não se ouvia, som embolado, volume baixo. Uma combinação desastrosa acabou por manchar o concerto do RAVEN.
Tenho certeza de que muitos que estavam presentes conheciam a banda e gostariam de ter visto o RAVEN ao vivo em uma apresentação de qualidade como a banda seria capaz de fazer. Mas não foi isso que se viu.

Os irmãos Gallagher e Joe Hasselvander se esforçaram para executar canções como "Take Control", "Rock Until You Drop" e "Break The Chain", mas todo o esforço foi em vão graças ao péssimo som que saía das caixas.
Somente quando os instrumentos não estavam sendo tocados é que se ouviu o vocalista John ao microfone e a coisa toda infelizmente não melhorou ao longo da apresentação. Os agudos do vocalista, tão presentes nas canções do RAVEN, passaram em branco.

Não foi a primeira vez da banda no Brasil e fica a esperança de que o RAVEN possa novamente voltar e nos presentear com sua sonoridade marcada por palhetadas rápidas e muito peso, ingredientes que tornaram o grupo um dos grandes nomes do New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM).
Banda:
John Gallagher - baixo, vocais
Mark Gallagher - guitarra
Joe Hasselvander - bateria
Set List:
Take Control
Live at the Inferno
All for One
Rock Until You Drop
Faster Than the Speed of Light
On and On
Break The Chain
METALLICA
Banda:
James Hatfield – vocal/guitarra
Kirk Hammett – guitarra
Robert Trujillo – baixo
Lars Ulrich – bateria
Set List:
Battery
Master of Puppets
Welcome Home (Sanitarium)
Fuel
The Unforgiven
Lords of Summer
Wherever I May Roam
Sad But True
Fade to Black
And Justice for All
One
For Whom the Bell Tolls
Creeping Death
Nothing Else Matters
Enter Sandman
Bis:
Whiskey In The Jar
The Day That Never Comes
Seek & Destroy
Outras resenhas de Metallica (Morumbi, São Paulo, 22/03/2014)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
O melhor e o pior álbum do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Ghost anuncia "2 Big to Rig", registro ao vivo da "Skeletour" no México
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
Ann Wilson admite que o Heart fez "pacto com o diabo" para sobreviver aos anos 1980
Devin Townsend ainda não ouviu Angine de Poitrine para poder continuar os odiando
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
A banda que reviveu estilo esquecido de metal e arrecadou R$705 mil em 37 minutos
Bono relembra o álbum em que o U2 passou dos limites: "Viramos rock progressivo!"
Bill Kelliher diz que não sabia o que aconteceria com Brent Hinds fora do Mastodon
O que significa "poeira se escondendo pelos cantos" cantado em "Teatro dos Vampiros"
Regis Tadeu aponta quem é o Frank Sinatra do heavy metal: "É Indiscutível"
A confusão de Roger Waters quando ele viu Jimi Hendrix pela primeira vez
Metallica: O clima foi o melhor possível apesar da chuva
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O disco ideal para começar a ouvir heavy metal, segundo o WatchMojo
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



