Matérias Mais Lidas

Gojira: ator de Cobra Kai diz que ficou fora da casinha quando banda o seguiuGojira
Ator de "Cobra Kai" diz que ficou fora da casinha quando banda o seguiu

Charlie Brown Jr: O Champignon contou que ficou armado na frente do AP do ChorãoCharlie Brown Jr
"O Champignon contou que ficou armado na frente do AP do Chorão"

Slipknot: o assustador momento em que Mick Thompson te encontraSlipknot
O assustador momento em que Mick Thompson te encontra

Entombed: morre aos 49 anos o vocalista Lars-Göran PetrovEntombed
Morre aos 49 anos o vocalista Lars-Göran Petrov

Black Sabbath: a banda entrou em pânico quando Bill Ward saiuBlack Sabbath
A banda entrou em pânico quando Bill Ward saiu

Lars Ulrich: quando o pênis de Bill Kelliher, do Mastodon, foi parar no bolso deleLars Ulrich
Quando o pênis de Bill Kelliher, do Mastodon, foi parar no bolso dele

Robert Fripp: ele e esposa fazem cover de Toxic em apoio a Britney SpearsRobert Fripp
Ele e esposa fazem cover de "Toxic" em apoio a Britney Spears

Hear 'n Aid: Adrian Smith não estava empolgado por conta dos velocistas da guitarraHear 'n Aid
Adrian Smith não estava empolgado por conta dos velocistas da guitarra

Korn: Brian Welch admite que foi longe demais com obsessão pelo CristianismoKorn
Brian Welch admite que foi longe demais com obsessão pelo Cristianismo

Amazon: CDs, Vinis e mais ítens com até 50% de desconto hojeAmazon
CDs, Vinis e mais ítens com até 50% de desconto hoje

Brian May: guitarrista revela seu solo de guitarra preferido (e não é nenhum do Queen)Brian May
Guitarrista revela seu solo de guitarra preferido (e não é nenhum do Queen)

Metallica: postagem de Lars revela que o baterista está se tornando um careca-cabeludoMetallica
Postagem de Lars revela que o baterista está se tornando um "careca-cabeludo"

Yngwie Malmsteen: ele diz que nunca tentou imitar Eddie Van Halen na guitarraYngwie Malmsteen
Ele diz que nunca tentou imitar Eddie Van Halen na guitarra

Guns N' Roses: Os 5 shows que mudaram a vida de Duff McKaganGuns N' Roses
Os 5 shows que mudaram a vida de Duff McKagan

The Doors: banda não sabia o que fazer em relação a Jim MorrisonThe Doors
Banda não sabia o que fazer em relação a Jim Morrison


Flavio Maranhao

Peste Fest:: a gravação do primeiro DVD do Claustrofobia

Resenha - Peste Fest (Cine Jóia, São Paulo, 27/10/2012)

Por José Antonio Alves
Em 01/11/12

Se a Claustrofobia pode ser definida como a aversão a lugares fechados, o que as centenas de fãs que compareceram no último dia 27 de outubro possuíam era justamente o contrário: queriam estar dentro do Cine Jóia para prestigiar a tão esperada gravação do primeiro DVD da banda paulistana CLAUSTROFOBIA.

Fotos por Fernanda Lira e Renan Facciolo.

Contando com as presenças das bandas convidadas PROJECT46 e OITÃO, Marcus D'angelo (vocal/guitarra), Alexandre de Orio (Guitarra), Daniel Bonfogo (baixo/backing vocals) e Caio D'angelo (bateria) mostraram toda a peste que impregna muitos que ouvem o som da banda há mais de quinze anos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O local escolhido para este importante evento é um point novo para a cena headbanger de São Paulo: pela primeira vez o Cine Jóia, no bairro da Liberdade, recebeu um evento de Metal. A casa, que foi inaugurada em 1952 na forma de um cinema para filmes orientais, conta com uma boa infraestrutura para o público, incluindo também um largo palco que possibilita projeções em seus arredores, o que engrandece muito qualquer espetáculo.

Ainda para um público não tão numeroso, por volta das 22h a banda PROJECT46 começou a esquentar os presentes. Eu já havia me impressionado com a performance ao vivo destes rapazes há um tempo atrás, e mais uma vez a banda não deixou a desejar! Por mais que muitos tenham certa resistência em aceitar o som da banda por possuir certa influência do Metalcore, de fato, a banda consegue reunir muita influência do Thrash Metal e flertes com o Hardcore em seu som, liderados pelo performático vocalista Caio MacBesserra.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Promovendo o álbum "Doa a Quem Doer", de 2011, faixas presentes neste petardo como "Atrás das Linhas Inimigas" e "Impunidade" começaram a agitar as primeiras rodas da noite. "Capa de Jornal" foi a próxima, essa inclusive considero uma das melhores músicas da banda, afinal ficar em casa na internet ou vendo TV é fácil, quero ver "colar na grade para tomar murro na boca", como os próprios versos da canção descrevem.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"No Rastro do Medo" antecedeu um dos ápices da apresentação do grupo. Após comentar a respeito da apresentação que a banda fará no Maquinaria Festival no Chile em Novembro, a banda anunciou a execução de "War Ensemble", cover do Slayer, banda que também estará presente no festival chileno. Slayer é Slayer, e a prova disso foram os insanos mosh pits durante a música presente no álbum "Seasons in The Abyss", de 1990.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Dor" e "Violência Gratuita" encerraram a enérgica apresentação da banda que desfrutou de toda a ótima qualidade de som que a casa poderia proporcionar. Fiquem de olho nessa banda, que promete trazer bons frutos no futuro para o Metal nacional. Vale ressaltar também o jovem público da banda que é presente e usa em peso o merchandising da banda nos shows.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Chegava a hora da apresentação da banda Oitão. Formada em 2008, a banda faz um som calcado no Hardcore, que apresenta muitos elementos do Metal (mais precisamente o Crossover). Contando com o frontman Henrique Fogaça que é simplesmente um monstro no palco, a banda apresentou canções de seu álbum "4º Mundo", lançado no ano de 2009.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Logo de cara a trinca "Imagem da Besta", "Hipócrita" e "Maldito Papel" deram o cartão de visitas da banda, com um som veloz e com letras discorrendo sobre diversas críticas sociais. Vale destacar os trabalhos do baterista Marcelo B.A que é uma verdadeira locomotiva humana, e coordena bem a cozinha do grupo. Destaco também a execução da ótima faixa "4º mundo", que possui uma pegada excepcional.

O show da banda foi sapatada atrás de sapatada, e animou ainda mais os corajosos que adentravam o moshpit. "Buraco" e "Tormento" fecharam a apresentação e terminaram de esquentar os presentes no agora já tomado Cine Jóia.

Já passava da 0h30 quando os gritos de "Olê Olê, Olê, Olé, Claustro! Claustro!" foram bradados a plenos pulmões, já prevendo a destruição sonora que começaria em instantes. E quando Marcus D’angelo começou com o "É Pior Que Febre/ Claustrofobia é Peste!", era hora de começar os trabalhos com a faixa que abre o último trabalho de estúdio da banda, o aclamado "Peste". Uma impressionante e veloz performance que se abrilhantou ainda mais com o bom áudio (pelo menos onde eu estava) e com o público insano que reagia muito bem. Logo emendandaram uma das ótimas faixas do seu último trabalho, "Metal Maloka" música mais "despojada", mas não menos intensa.

publicidade

"Thrasher" e "Comdemned", ambas do álbum de 2002 intitulado "Thrasher" só elevaram a satisfação do público e banda em mais alguns moshpits brutais, e ao final com o vocalista/guitarrista Marcus D’angelo agradecendo o público pela noite fantástica. Vale destacar a produção de palco usada, em certos momentos as projeções usadas nas laterais do palco mostravam a banda tocando em preto e branco, ou seja, tínhamos de certa forma três Claustrofobias sendo projetados para quem via, e olha, se um só já é bom imaginem então em dose tripla!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O show seguiu com "Bastardos do Brasil" e sua ótima letra, emendando com a música que talvez exprima o sentimento de várias pessoas em muitos momentos da vida: "Eu quero é que se foda!". Vale destacar a explosiva "War Stomp" e um dos pontos altos do show, a faixa "Nota 6,66", que contou com a presença de membros de uma escola de samba que em meio aos riffs, batucavam e proporcionavam uma mistura que se tornou genuinamente brasileira e que deve-se exaltar, pela coragem de usar tais elementos dentro de um álbum de Heavy Metal. E o melhor de tudo foi o público, que em nenhum momento demonstrou qualquer desrespeito com todos aqueles batuques alinhados ao que a banda executava no palco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se algum fã estivesse esperando algo mais tranqüilo para descansar um pouco, poderia esquecer. "Enemy" foi outra das faixas que quase fizeram o Cine Jóia vir abaixo, e que só confirmou toda a competência da banda ao vivo, que ao meu ver em termos de presença de palco esteve perfeita.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para fechar, nada como homenagear nossos queridos e "competentes" políticos, com a faixa "Filha da Puta", afinal, no dia seguinte era dia de eleição, e nada mais propício do que a citada homenagem. Não teve como não "viajar" no pensamento ao ver Marcus D’angelo executando a última música do show, um cover do grande SEPULTURA, para a música "Arise". Como já citei, a performance da banda no palco esteve matadora, e esse senhor parece ter um feeling inacabável, é impossível não notarmos a influência de um certo Cavalera ali...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Chegava ao final uma noite que certamente faria com que o Cine Jóia demorasse algum tempo para assimilar tamanha avalanche sonora no qual foi palco neste 27 de outubro de 2012 e também que empesteou os ouvidos de todos os presentes. Resta aguardarmos agora por este tão esperado primeiro DVD que com certeza será brilhante.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Ler e postar comentários


Stamp
publicidade
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Lockdown: banda com João Gordo e Antonio Araújo lança EP Unholy Ceremony HereticLockdown
Banda com João Gordo e Antonio Araújo lança EP "Unholy Ceremony Heretic"

Claustrofobia: banda lança novo single "Riff Cult"


Death Metal: mais cinco álbuns nacionais que você deve escutarDeath Metal
Mais cinco álbuns nacionais que você deve escutar


Filmes sobre rock: A história do gênero no cinemaFilmes sobre rock
A história do gênero no cinema

Overkill: mandando recado ao Avenged SevenfoldOverkill
Mandando recado ao Avenged Sevenfold


Sobre José Antonio Alves

Aventureiro, mochileiro, amante da cultura latina e claro, fã de um dos estilos mais fascinantes deste universo musical: o Heavy Metal!

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.