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Metal Open Air: o fiasco sob a ótica de quem esteve lá

Resenha - Metal Open Air (Parque da Independência, São Luis, 20 e 21/04/2012)

Por Fernando Bueno
Fonte: Consultoria do Rock
Em 27/04/12

A expectativa era enorme. Desde novembro do ano passado, quando surgiram as primeiras especulações acerca do festival, ainda sendo divulgado como uma versão brasileira do Wacken Open Air, realizado anualmente na Alemanha, fui um de seus defensores. Meu otimismo dava forças para rebater o acomodado povo do Sudeste, que fazia de tudo para desacreditar o evento. Por puro preconceito, acreditavam que o Nordeste, e principalmente São Luís, não conseguiria reunir público suficiente para um evento do porte que estava sendo prometido. A preocupação com o público se mostrou equivocada, como eu já esperava. Havia ido a alguns shows em algumas capitais do Norte e do Nordeste e sabia que o heavy metal conta com muitos fãs nessas regiões.

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Com esse pensamento, esperando que tudo daria certo e que eu estava prestes a presenciar um evento memorável, na quinta-feira, dia 18, saí de Porto Velho (Rondônia), onde resido, rumo a São Luís, no Maranhão. No trecho de Brasília para a capital maranhense, a presença de Dave Ellefson e Chris Broderick, ambos do MEGADETH, no mesmo avião que o meu, serviu para aumentar ainda mais minha confiança no festival.

Acompanhava os comentários registrados em alguns blogs e sites, sempre com textos pessimistas, e não entendia o porquê disso. Achava que isso se devia exclusivamente à inveja. Na chegada ao local, no Parque Independência, já tivemos alguns problemas: não havia ninguém para recepcionar o público, nenhuma bilheteria e nenhuma entrada específica para o camping. Apenas uma total falta de informações.

Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva

Logo de início, fui fazendo amizades com algumas pessoas. Acabei sabendo que muitas delas haviam chegado no local às 7h da manhã, e só haviam conseguido entrar depois das 14h. No camping, qualquer pessoa conseguia entrar, independente de portar ingresso ou não, afinal, não havia recepção alguma. Depois de montar as barracas, descobrimos que não existia energia elétrica no local. Isso causava desconforto, porque muitos não conseguiam carregar celulares e, principalmente, porque as bombas de água não funcionavam, evitando a possibilidade de se tomar banhos.

Apesar disso, todos ainda se mostravam confiantes. Pensávamos que esses problemas seriam resolvidos e por um momento tivemos a certeza disso, já que, após a eletricidade ter sido finalmente estabelecida, pudemos tomar banhos e utilizar banheiros. Muito se falou que o local do camping era impróprio. Particularmente, não achei tão ruim assim. Claro, estávamos em estábulos, mas não sentíamos mau cheiro. Não sei como estava a situação dos outros, mas pelo menos no que ficamos a situação não era tão ruim. Esses estábulos receberam nomes de bandas: o que utilizei tinha o título de "Alojamento SEPULTURA". Não escolhi o do IRON MAIDEN porque eles erraram na grafia do nome da banda, usando um "M" no lugar do "N" em "Maiden", fato que achei um desrespeito. Sendo assim, fiquei no "SEPULTURA" mesmo.

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Depois de arrumar as barracas e conseguir tomar banho, partimos em busca de algo para comer. Essa seria a nova decepção: não havia nenhum lugar com estrutura para receber a quantidade de pessoas que já estavam por lá, que àquela altura beirava os 1 mil fãs. A solução foi comer um famoso PF, que só foi adequado por estarmos famintos. Do mesmo local, pudemos ver que tudo estava bem atrasado, inclusive a construção dos palcos.

Até as 22h, o problema com os ingressos ainda não havia sido resolvido, e vários boatos começaram a surgir. O principal deles dava conta que o VENOM não tocaria mais, desagradando mais aos fãs de vertentes extremas do que das mais tradicionais do metal. Porém, para deixar esse desagrado mais "democrático", logo surgiu a notícia que o SAXON também havia cancelado.

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No fim da noite de quinta-feira, após finalmente termos conseguidos umas fitas, parecidas com aquelas do Senhor do Bonfim, que nos davam acesso ao camping e ao local dos shows, fomos dormir com a esperança que, no virar da noite, tudo seria resolvido.

Na manhã de sexta-feira, as coisas haviam melhorado. Claro que sabíamos que muitas coisas ainda estavam inadequadas, mas o avanço na madrugada foi bem grande. Isso acabou acalmando muita gente. Entretanto, o que gerava desconforto era o número de boatos e confirmações a respeito de cancelamentos de shows. Como tínhamos acesso à internet, e cada um usava uma fonte diferente para se informar, a toda hora tínhamos algo novo, muitas vezes informações conflitantes, que iam surgindo na mídia.

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A primeira banda, HEADHUNTER DC, estava escalada para tocar as 10h, mas como sabíamos que ela já havia sido cancelada oficialmente, esperamos pela segunda. Contudo, essa também foi cancelada, e a terceira também. Como todas eram nacionais, tínhamos a impressão que os produtores não haviam pago nenhum grupo brasileiro a fim de priorizar as internacionais. Lembrando que a informação a respeito do Venom era a de que os artistas haviam tido problemas com o visto, o que, teoricamente, não representava influência dos produtores.

Já era o meio da tarde quando o EXCITER entrou. Como estávamos todos ansiosos, a banda serviu para extravasar toda a má impressão que havíamos tido até então. Com a ótima apresentação do ORPHANED LAND, esse sentimento ficou ainda mais forte. Claro que percebíamos os problemas à nossa volta, mas até aquele momento a opinião geral era a de que "pelo menos as bandas estão tocando".

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Não tinha expectativa alguma com o SHAMAN, e o com o ALMAH não era muito diferente. Talvez os recentes acontecimentos envolvendo declarações de Thiago Bianchi e Edu Falaschi tenham influenciado essa opinião. O ANVIL entrou e fez um show legal, porém com uma má equalização do baixo, que estava muito mais alto que o resto dos instrumentos. "Metal on Metal" seria o ponto alto até aquela altura do festival.

Quando o DESTRUCTION entrou no palco, já nem lembrávamos mais dos problemas. Mas como nem tudo pode ser perfeito, houve algumas falhas no som durante algumas músicas, principalmente em "Nailed to the Cross", que era a que mais esperava. Gostei muito do show do EXODUS. Ver o guitarrista Gary Holt ali na minha frente foi muito legal. Nunca imaginava que um dia veria aquela banda que apenas eu e mais alguns poucos amigos ouvíamos quando ainda nem tínhamos dezesseis anos.

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Não tenho muita paciência com o SYMPHONY X. Os caras são claramente talentosos e possuem um ótimo repertório, mas a história dos fãs estarem muito mais preocupados com a velocidade e a técnica do guitarrista Michael Romeo do que com a música em si me afasta da banda. É muito parecido com o que acontece com o DREAM THEATER, apesar de me dedicar bem mais a ouvir seus discos. Mesmo assim, tocaram minhas duas músicas preferidas do grupo, "Sea of Lies" e "Of Sin and Shadows".

Nesse meio tempo, percebi que alguém havia furtado meu celular e o pacote de encartes que tinha levado ao festival na esperança de conseguir alguns autógrafos. Inclusive, já havia conseguido os do MEGADETH. Tentei não me abater, mas hoje penso nisso e fico angustiado. Porém, como o show tem que continuar, tomei umas cervejas e fui esperar o MEGADETH o mais próximo possível do palco. Mesmo com um set list curto, certamente influenciado pelos problemas atravessados pelo quarteto, a banda de Dave Mustaine conseguiu agradar a todos que ali estavam. Nem problemas técnicos, como o fato da guitarra de Chris Broderick simplesmente ter sumido no solo de "Holy Wars... The Punishment Due", modificou esse panorama.

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Depois de termos presenciado apenas três quintos das bandas prometidas para aquela data, as pessoas foram embora imaginando que o segundo dia seria melhor e que todos os problemas seriam realmente resolvidos. Ainda tive ânimo para ir à boate El Diablo, que havia sido montada no local. A banda Fúria Louca tocou diversos clássicos de hard rock e heavy metal e foi muito divertido. Porém, devo dizer que o local era praticamente uma vitrine de gambiarras, servia como uma versão reduzida do que estava sendo todo o festival.

Devido ao cansaço do dia anterior, acordei tarde, quase 13h, e mesmo assim já levantei decepcionado. Afinal, quando me dei conta de que já havia passado do meio-dia e não se ouvia barulho algum vindo dos palcos, percebi logo que certamente algumas bandas haviam cancelado seus espetáculos. Nas duas horas seguintes tivemos uma avalanche de más notícias: ANDRE MATOS, STRESS, GLENN HUGHES, ANTHRAX e ROCK AND ROLL ALL STARS não participariam mais do festival. O maior problema era que, a exemplo do dia anterior, não tínhamos acesso a nenhum comunicado oficial. Ninguém da produção vinha a público informar o que realmente estava acontecendo.

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Por volta das 15h caiu um verdadeiro dilúvio na cidade, e o sentimento era de que realmente os nossos sonhos estavam sendo lavados com aquela quantidade absurda de água. Isso é algo bem marcante, pois realmente era necessário muita água para lavar todos os sonhos de todas aquelas pessoas que haviam se deslocado de todos os cantos do Brasil para estar lá. O jeito foi ficar matando tempo na área dos camarotes, que era coberta.

Lembrar disso me dá a deixa para comentar a piada que foi essa área de camarotes. Primeiro, que estava montada no mesmo nível da pista normal; segundo, que o encontro entre fãs e músicos simplesmente não aconteceu, e, o pior, o muro atrás do camarote separava o recinto da favela que ali existe, e muitos moradores dessa área simplesmente pulavam esse muro, circulando livremente no meio das pessoas que haviam pago para estar ali. E isso já havia acontecido no dia anterior...

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Vi algumas pessoas reclamando que naquela altura qualquer um poderia entrar na área dos camarotes. Para esses, respondia que, se o problema principal do festival fosse esse, estaríamos muito bem. Até preferi que meus amigos que não haviam comprado ingressos para o camarote pudessem entrar no local, pois pelo menos ficaríamos matando tempo conversando.

Eis que um grupo de pessoas se posicionou em um dos palcos para dar explicações ao público. As desculpas foram as que já ouvimos por aí. Faltou grana para pagar algumas bandas, as passagens de outras tiveram problemas na emissão e, a desculpa mais curiosa, muita gente estava boicotando o festival. Essa foi a maior tentativa de tirar o corpo fora entre todas, inventar uma teoria da conspiração contra os "pobres" produtores.

Porém, ao menos considerei correta a atitude dos produtores em se pronunciar. Era isso que todos queriam, ser informados a respeito do que estava acontecendo. O problema foi que, enquanto satisfações foram dadas, também foram feitas promessas descumpridas pouquíssimo tempo depois. As principais foram as de que U.D.O., GRAVE DIGGER e BLIND GUARDIAN ainda estavam confirmados no festival. Creio que isso tenha sido feito de propósito, a fim de evitar uma revolta generalizada.

Imediatamente após terminarem o pronunciamento, um dos palcos começou a ser montado para uma das bandas. Entretanto, para surpresa de todos, o outros palco estava sendo desmontado, causando confusão na cabeça de muitos presentes. Quem leu nas entrelinhas, percebeu logo que o domingo seria totalmente cancelado, e iriam colocar algumas bandas para tocar ainda no sábado.

Desse modo, entrou a primeira banda do dia, já no começo de noite, o ÁCIDO, que estava programada para o palco El Diablo. Depois veio LEGION OF THE DAMNED (a única estrangeira do dia), DARK AVENGER (que estava programada para o dia anterior) e o KORZUS, que tocou por mais de duas horas. Houve postura crítica da banda em relação à produção – chegaram a propor um "wall of death" no qual as pessoas deveriam imaginar a produção no meio do corredor.

O show do KORZUS foi muito bom e fez com que as pessoas esquecessem novamente dos problemas que estavam passando. Desse modo, após a apresentação de quatro bandas, o festival acabou. Alguns ainda tinham a remota esperança de que alguma coisa aconteceria no domingo, mas depois que todos foram entendendo as situações que aconteceram durante o sábado, caíram na real e desistiram de tudo.

O jeito foi dormir, acordar cedo, levantar acampamento e deslocar-se até algum lugar na cidade. Pelo menos foi o que muita gente fez. Sei que algumas pessoas ficaram lá mesmo, sei dos furtos que sofreram e da falta de condições para permanecer no local. Contudo, como esse artigo trata das minhas experiências em São Luís, e como muitos outros meios de comunicação já divulgaram essa situação, vou me abster de comentar a respeito disso.

Junto a alguns amigos, resolvi deslocar-me até uma pousada no centro histórico do município. Para acrescentar à minha lista de prejuízos, ainda tive tempo para perder minha câmera fotográfica. Apesar disso, a sensação de ter uma cama para se deitar, um banheiro limpo para usar e não ter areia no pés foi ótima. Acabamos conversando até tarde naquele domingo sobre filmes, livros, propagandas, seriados, história e até política externa brasileira. Uma prova de que, ao contrário da imagem preconceituosa que muitos têm dos fãs de heavy metal, somos pessoas do bem, inteligentes e civilizadas. Pessoas que conseguiram passar por tudo o que passamos sem nenhuma reação violenta, pessoas que estão preocupadas em ir atras dos seus direitos dentro da legalidade, pessoas que muitas vezes usaram do bom humor para tentar suavizar o sentimento de frustração, porém, pessoas que foram lesadas das mais diversas maneiras possíveis.


Outras resenhas de Metal Open Air (Parque da Independência, São Luis, 20 e 21/04/2012)

Metal Open Air: o relato de uma repórter que esteve láMetal Open Air
O relato de uma repórter que esteve lá

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