Bad Religion: receita de sucesso para um bom show de punk
Resenha - Bad Religion (Fundição Progresso, Rio de Janeiro, 15/10/2011)
Por Gabriel von Borell
Postado em 20 de outubro de 2011
Se a turnê de comemoração pelos 30 anos de estrada do Bad Religion também servia para formalizar uma despedida da banda dos palcos mundiais não foi essa impressão que ficou para quem esteve na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, neste último sábado (15).
Os veteranos Greg Graffin (vocal), Brian Baker (guitarra), Jay Bentley (baixo), Greg Hetson (guitarra), junto com Brooks Wackerman, que está no grupo há 10 anos, mostraram muito gás e entusiasmo do início ao final do show.
Pode até ser que o Bad Religion realmente se aposente, mas seria por qualquer outro motivo menos disposição. O show teve todos os ingredientes necessários para uma grande noite de punk rock. Muita interação entre banda e público, rodinhas insanas, corpos passando por cima de dezenas de mãos alheias, galera subindo no palco sem gerar maiores problemas e um repertório de deixar qualquer fã surtado. Sorte de quem não desanimou com a chuva que insistia em cair, ininterruptamente, no Rio de Janeiro e compareceu à Fundição Progresso, que, ainda assim, recebeu um bom público.
O show começou exatamente às 00h, que automaticamente virou 01h por causa do início do horário de verão, com a música "Resist Stance" do álbum mais recente do Bad Religion, "The Dissent of Man" (2010). E a recepção do público foi calorosa. Os fãs mais dispostos faziam questão de travar grandes batalhas corporais para permanecer próximos da grade enquanto outros preferiam manter uma certa distância da loucura que acontecia ali na frente.
O Bad Religion deu continuidade ao show fazendo um apanhado da carreira com canções como "Social Suicide", "Los Angeles is Burning", "Atomic Garden" e "Recipe for Hate". Entre uma música e outra, Graffin fazia algumas piadinhas e exaltava o público carioca. Volta e meia a banda também distribuía garrafas de água para a plateia, que permanecia ensandecida música após música.
E o Bad Religion seguiu na mesma vibe do público, executando com muita vibração vários sons de sua trajetória bem sucedida. Destaque para "I Want to Conquer the World", "New Dark Ages", "Modern Man" e "Generator". Já em "Let Them Eat War" um adolescente subiu ao palco e, embora alguns membros da equipe técnica tentassem tirar ele de lá, o vocalista deixou o garoto cantar parte da letra. Graffin, então, fez sinal para o público de que nada poderia fazer a não ser deixar o moleque cantar. Não satisfeito, o garoto ainda permaneceu por um tempo no palco tentando interagir com todos os integrantes, até que foi convidado, de fato, a se retirar. Nesse momento, Graffin brincou ao dizer que, talvez, aquele fosse o momento para o Bad Religion procurar por um novo vocalista. Afinal "até o Pennywise conseguiu trocar de vocalista", segundo o próprio Graffin afirmou, mostrando o seu lado espirituoso.
Pouco depois veio a última música antes do bis, "Fuck Armageddon... This Is Hell", que deixou os fãs bem empolgados.
Às 2h05 o Bad Religion reapareceu no palco para dar ao público mais quinze minutos de punk rock de primeira. O clássico "American Jesus" abriu o bis para a alegria dos fãs, depois a banda seguiu com "Infected", outro momento memorável da apresentação, e encerrou a noite em grande estilo com "Sorrow", que foi cantada verso por verso pelos fãs.
Assim terminava mais um show do Bad Religion no Rio de Janeiro. E a banda soube usar direitinho a receita de sucesso para um bom show de punk rock: simplicidade, energia e competência.
Pena que as camisetas do Bad Religion, que estavam sendo vendidas por R$ 80 na banca de produtos oficiais, desvirtuaram um tanto do conceito. É a prova de que o capitalismo dominou geral. A filosofia do "do it yourself" pode ter sido completamente desconstruída, mas a boa música punk ficou. E tomara que o Bad Religion também continue.
Set list:
1- The Resist Stance
2- Social Suicide
3- 21st Century (Digital Boy)
4- Los Angeles Is Burning
5- Wrong Way Kids
6- Sinister Rouge
7- Atomic Garden
8- Before You Die
9- Recipe For Hate
10- I Want To Conquer The World
11- Come Join Us
12- New Dark Ages
13- Do What You Want
14- You
15- Modern Man
16- Generator
17- The Defense
18- Let Them Eat War
19- No Control
20- Anesthesia
21- Along the Way
22- Fuck Armageddon... This Is Hell
Bis:
23- American Jesus
24- Infected
25- Sorrow
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
A música mais idiota da carreira do Megadeth, na opinião de Dave Mustaine
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Nick Mason, do Pink Floyd, lista seus cinco bateristas preferidos
Semelhanças na capa do novo álbum do Dream Theater?
Mick Jagger e sua hilária lista do "Top 10" de coisas que aprendeu em 50 anos de rock


O melhor disco do Bad Religion, de acordo com o Louder
Eddie Vedder anuncia atrações do Ohana Festival 2026
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



