Oasis: fãs gaúchos contagiam os irmãos Gallagher em POA
Resenha - Oasis (Gigantinho, Porto Alegre, 12/05/2009)
Por Shana Sudbrack
Postado em 25 de maio de 2009
Todos os fãs, todos os jornais, todos os sites dizem o mesmo: Melhor show do Oasis no Brasil! Mas vamos pelo começo…
Fila quilométrica, gente de todas as idades, todos cantando sem parar as músicas do Oasis, e não apenas as que tocam em malhação, em FM’s, mas sim aquele single que nem o Noel lembra direito. Ótimo para acalmar os ânimos de quem já esperava na fila desde a manhã e o empurra-empurra que se mantinha perto da grade.
Durante a passagem de som o público já delirava, cantava e aplaudia lá de fora as músicas que ficaram fora do setlist como "Half the World Away", "Gas Panic," entre outras.
18h, pontualmente, abrem-se os portões. Duas horas esmagada contra a grade esperando começar Cachorro Grande que entrou no palco pelas 20h15.
Eu já fui a muitos shows do Cachorro Grande, mas esse foi completamente diferente. Os cinco estavam extasiados, dava pra ver a emoção deles em abrir para "a melhor banda do mundo" (como o Beto Bruno disse). Extremamente animados, eles botaram fogo no público, desafiando a platéia a mostrar como se faz rock’n’roll. Show curto, perfeito para preparar para o que vinha pela frente…
Um pouco antes das 22h um público de aproximadamente 12 mil pessoas explode em uivos com o jogo de luzes embalado pelo instrumental "Fuckin’ in the Bushes"!
Logo em seguida Andy, Chris, Jay, Gem, Noel e Liam entram no palco e toda a tensão de meses de espera, cansaço de horas na fila e todo nervosismo se esvai ao som do hino "Rock n’ Roll Star".
Em seguida Liam emociona com seu vocal impecável cantando "Lyla". Liam brinca, acena e manda beijinhos. Gritaria geral. Convenhamos que isso, para um Gallagher, é como se ele tivesse mergulhado na platéia.
Seguem as músicas do lisérgico "Dig Out Your Soul" (novo CD lançado em 2008).
"The Shock Of The Lightning", "Cigarettes & Alcohol" (voltando a 1994, com o consagrado "Definitely Maybe"), logo em seguida, a pesada "The Meaning Of Soul", "To Be Where There’s Life" e "Waiting For The Rapture". Nesta Noel estréia no vocal mostrando sua voz grave, sólida e tão melódica e impecável quanto a de Liam.
E então começa a introdução de "The Masterplan" - arrepios pelo corpo todo. O Gigantinho inteiro canta em uma só voz, mostrando que somos todos partes de um plano mestre."..We’re all part of the masterplan…". E continua a seqüência pra fazer os marmanjos cairem no choro; "Songbird", "Slide Away" e "Morning Glory" com show do baterista Chris Sharrock.
O show vai chegando ao seu fim com "Ain’t Got Nothin", "The Importance Of Being Idle" e vem então "I’m Outta Time". O público surpreende cantando toda a letra de "I’m Outta Timme" com Liam.
Com as gracinhas de Liam cantando de costas para o microfone começa "Wonderwall", momento inesquecível da noite, absolutamente emocionante. E em seguida o Gigantinho explode em "Supersonic", quem estava na pista sabe que quem ficasse parado era arrastado junto o público.
A banda sai do palco, o público nem se move. Esperando o clímax da noite: "Don’t Look Back in Anger". E Noel deixa o público cantando sozinho, que executa tão bem a tarefa que arranca até um sorriso e uma mesura do músico espantado com tamanho coro.
Vem a nova e magnífica "Falling Down", logo depois "Champagne Supernova" seguida do cover dos Beatles "I Am The Walrus" para fechar a noite com chave de ouro.
Liam aplaudiu a platéia varias vezes, espantado com tamanha devoção dos fãs. A banda tocou em harmonia a noite inteira, equilibrando perfeitamente os clássicos com as músicas novas, as agitadas e as baladas, banda e platéia, Liam e Noel, a arrogância com a simpatia, tornando o dia 12 de maio de 2009 uma noite inesquecível para 12 mil fãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden

Turnê de reunião do Oasis supera Beyoncé em número de ingressos vendidos em 2025
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985


