Scorpions: A Amazônia curvou-se diante da banda
Resenha - Scorpions (Sambódromo, Manaus, 09/08/2007)
Por Marcello Dores
Postado em 11 de agosto de 2007
Uma pausa. Em 1985 eu, então com 13 anos, acabara de comprar um vinil duplo de uma banda alemã que tocara na primeira edição do Rock in Rio. Ainda lembro da magia do momento ao ouvir músicas como "Bad Boys Running Wild", "No One Like You" e "Big City Night". Agora, em 2007, a magia não só ainda existe como também está renovada... Este 09 de agosto tornou-se o marco de uma era. Desde a porrada seca de "Hour I" até o clássico eterno "When the Smokes Goin Down", o que se viu (e ouviu) foram mais de 2h de um espetáculo que chacoalhou a floresta.
O início do braço brasileiro da Humanity World Tour não poderia ser melhor, na maior metrópole da Amazônia, que curvou-se diante das guitarras de Mathias Jabs (perfeito em cada solo) e Rudolf Schenker (que agitou o show inteiro e comandou as bases mais devastadoras do Hard Rock).
Klaus Meine teve os mais de 20 mil presentes o tempo todo em suas mãos e levou o público ao delírio ao cantar "Rock You Like a Hurricane" envolto com a bandeira do Amazonas.
As bases de Pawel Maciwoda (um dos melhores baixistas da atualidade)e James Kottak (brilhante em seu solo e carismático ao extremo com o público manauara) não deixaram tempo para recuperar as forças; em "Coast to Coast" e em seus respectivos solos mostraram a que vieram.
As eternas baladas "Always Somewhere", "Holliday" e "Send me an Angel" levaram muitos às lágrimas enquanto os clássicos absolutos "Make it Real", "Blackout", "Dynamite", "The Zoo" e "No One Like You" não deixaram pedra sobre pedra.
A passagem dos alemães pelo coração da Floresta Amazônica foi emblemática, pois desde o álbum "Crazy World" (de onde tiraram também "Tease me Please Me"), a banda vem apresentando em suas composições uma temática social bem marcante.
"321" e "Big City Night" mantiveram o público em êstase, prontos para o mega final regado por "Aquarela do Brasil" e "Still Loving You"...
Após o show do Symphony X, e agora com o Scorpions, a capital da floresta entrou na rota do Hard Rock/Heavy Metal internacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
Banda de metal cristão Demon Hunter processa Netflix por "Guerreiras do K-pop"
O álbum do Sepultura inspirado em numerologia, algoritmos e um livro medieval
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
Após 40 anos, apareceu quem colocou o Rush na abertura do MacGyver no Brasil
Como Roger Taylor ajudou a impedir Taylor Hawkins de virar membro do Guns N' Roses
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
O maior compositor de todos os tempos, de acordo com Bob Dylan
Vivian Campbell (Def Leppard, Dio) revela que seu câncer voltou
O álbum que David Gilmour recomenda a quem quer aprender a tocar guitarra
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
O megahit do Iron Maiden que não representa o som da banda, segundo Steve Harris
O melhor álbum do Metallica na opinião de Slash, guitarrista do Guns N' Roses



Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
O melhor disco do Scorpions, segundo o guitarrista Rudolf Schenker
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



