Scorpions: A Amazônia curvou-se diante da banda
Resenha - Scorpions (Sambódromo, Manaus, 09/08/2007)
Por Marcello Dores
Postado em 11 de agosto de 2007
Uma pausa. Em 1985 eu, então com 13 anos, acabara de comprar um vinil duplo de uma banda alemã que tocara na primeira edição do Rock in Rio. Ainda lembro da magia do momento ao ouvir músicas como "Bad Boys Running Wild", "No One Like You" e "Big City Night". Agora, em 2007, a magia não só ainda existe como também está renovada... Este 09 de agosto tornou-se o marco de uma era. Desde a porrada seca de "Hour I" até o clássico eterno "When the Smokes Goin Down", o que se viu (e ouviu) foram mais de 2h de um espetáculo que chacoalhou a floresta.
O início do braço brasileiro da Humanity World Tour não poderia ser melhor, na maior metrópole da Amazônia, que curvou-se diante das guitarras de Mathias Jabs (perfeito em cada solo) e Rudolf Schenker (que agitou o show inteiro e comandou as bases mais devastadoras do Hard Rock).
Klaus Meine teve os mais de 20 mil presentes o tempo todo em suas mãos e levou o público ao delírio ao cantar "Rock You Like a Hurricane" envolto com a bandeira do Amazonas.
As bases de Pawel Maciwoda (um dos melhores baixistas da atualidade)e James Kottak (brilhante em seu solo e carismático ao extremo com o público manauara) não deixaram tempo para recuperar as forças; em "Coast to Coast" e em seus respectivos solos mostraram a que vieram.
As eternas baladas "Always Somewhere", "Holliday" e "Send me an Angel" levaram muitos às lágrimas enquanto os clássicos absolutos "Make it Real", "Blackout", "Dynamite", "The Zoo" e "No One Like You" não deixaram pedra sobre pedra.
A passagem dos alemães pelo coração da Floresta Amazônica foi emblemática, pois desde o álbum "Crazy World" (de onde tiraram também "Tease me Please Me"), a banda vem apresentando em suas composições uma temática social bem marcante.

"321" e "Big City Night" mantiveram o público em êstase, prontos para o mega final regado por "Aquarela do Brasil" e "Still Loving You"...
Após o show do Symphony X, e agora com o Scorpions, a capital da floresta entrou na rota do Hard Rock/Heavy Metal internacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Metaleiros fazem Mosh na baleia da Faria Lima ao som de Gojira
Sepultura lança "The Cloud of Unknowing", último EP de sua carreira
O clássico do Iron Maiden cujo título surgiu após filme de terror e conversa de bar
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
Seis citações de Raul Seixas a Jesus Cristo em letras com intenções bem distintas
"American Jesus" do Bad Religion e a representação de um pensamento estadunidense
A clássica canção do Iron Maiden amada pelos fãs que para Steve Harris não é tudo isso


Turnê do Scorpions pela Índia é cancelada por "circunstâncias médicas imprevistas"
"Máquinas de escrever"; é assim que soam muitos guitarristas atuais para Uli Jon Roth
O álbum clássico do Scorpions cuja capa impactou Max Cavalera
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Para Dave Mustaine, músicas devem provocar vontade de brigar ou fazer sexo
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil


