O que significa Mike Portnoy de volta ao Dream Theater?
Por Aleph Neutro
Postado em 05 de abril de 2024
No dia 25 de Outubro de 2023 os Dream Theater anunciam que Mike Portnoy retornara à banda e isso fez os fãs empolgados em todo lugar.
Mike Portnoy saiu dos Dream Theater em 2010, depois de que sugeriu uma tentativa de hiatus. Estava a buscar novos lugares criativos e novos horizontes, mas os Dream Theater tinham planos diferentes, e decidiram continuar sem o companheiro. Foi uma longa comoção por entre todos os fãs e a causa de muitas especulações sobre quem viria a ser o novo baterista.
Dream Theater - Mais Novidades
Felizmente a banda não entrou em rusgas públicas como é o caso de diversas separações conhecidas (Paul Di Anno x Iron Maiden, Roland Grapow e Uli Kusch x Helloween, Noel e Liam Gallagher). Embora houvesse uma ação judicial de Portnoy contra a banda, em que Portnoy estava a alegar o uso indevido do nome Drean Theater para promoção (vais entender), os anos passaram e Portnoy passou a se aproximar novamente de seus companheiros.
Foi no período da infame pandemia em 2020 que as coisas passaram a mudar. Portnoy se abeira de seu velho amigo Petrucci e participa da gravação de Terminal Velocity. Em Abril de 2021 eles evocam do armário pulveroso o supergrupo Liquid Tension Experiment e lançam o terceiro álbum, simplesmente nomeado de Liquid Tension Experiment 3. Os boatos de um potencial retorno do baterista à banda ganham extrema força. Porém, os integrantes dos Dream Theater negavam veementemente, insistem a alegar que seguiam firmes e fortes com o seu baterista escolhido na audição, Mike Mangini. Em outubro de 2021 os Dream Theater lançam seu novo trabalho, A View from the Top of the World, o que faz jogar de vez os boatos de retorno numa caudalosa água gelada tal como o infernoso Lago Congelado de Cocytos, pois em seguida, eles estariam em turnê de promoção do novo trabalho, e até mesmo a participar do lendário festival Rock In Rio.
Mas todos foram pegos de surpresa quando na segunda metade de 2023 anunciaram que estariam a se reunir por vez mais com Mike Portnoy, e todos os fãs da banda receberam a informação com empolgação. Mas o que isso significa hoje?
Antes da saída, Mike Portnoy era o principal mentor e idealista da banda. Ele pensava em todos os conceitos de todos os álbuns, foi o integrante mais ativamente envolvido com tudo, e foi o que mais abria os bastidores da banda para a participação dos fãs, era o que mantinha um canal de comunicação intenso que dava espaço para que todos sentissem um pouco o gosto de estar dentro do que eles chamavam de Dream Theater World. Talvez também tenha sido o motivo da estafa e afastamento de Mike Portnoy.
O retorno significa que Portnoy vai reassumir seu antigo papel na banda? Ele é um dos sócios e donos novamente ou apenas um sideman? Portnoy se enxerga dentro dos Dream Theater hoje da mesma forma como dantes? Estaria Portnoy tão envolvido nas composições e arranjos das novas canções da banda como outrora ou ele apenas está a lançar mão desta nova crise de meia-idade por puro capricho?
O grande crítico Regis Tadeu sempre argumenta que os fãs tendem a se iludir com os prospectos das bandas e criar expectativas e opiniões irrealistas sobre o que tendem a considerar qualidade. Seria esse retorno um retorno também à época de glórias do Dream Theater? A qualidade das músicas não tende a ser unânime entre os fãs, porém, o que esperar? As especulações tendem a seguir com a devida suspicácia de um fã que espera não se decepcionar.
Atualmente os Dream Theater estão em estúdio a gravar seu novo disco, ainda sem nome. As expectativas são altas. Os ceticismos também.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Por que "Mob Rules" é melhor do que "Heaven and Hell", segundo Jessica Falchi
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Dave Mustaine afirma que Marty Friedman é incrivelmente talentoso, mas muito misterioso
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
O conselho que Rodolfo recebeu de vocalista de histórica banda de hard rock brasileira
O pior álbum da carreira solo de Bruce Dickinson, segundo a Metal Hammer


John Petrucci fala sobre os desafios de apresentar "Parasomnia" na íntegra ao vivo
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Os solos de guitarra emocionantes que John Petrucci considera divertidos de tocar
Conversa de John Petrucci com o filho inspirou o título de "Parasomnia"
Os 7 álbuns que são as maiores influências de guitarra para John Petrucci, segundo o próprio
O vocalista que tatuou a banda no braço e foi demitido em seguida
O álbum do Iron Maiden que não saía da cabeça e dos dedos de John Petrucci: "Loucura"
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


