O que significa Mike Portnoy de volta ao Dream Theater?
Por Aleph Neutro
Postado em 05 de abril de 2024
No dia 25 de Outubro de 2023 os Dream Theater anunciam que Mike Portnoy retornara à banda e isso fez os fãs empolgados em todo lugar.
Mike Portnoy saiu dos Dream Theater em 2010, depois de que sugeriu uma tentativa de hiatus. Estava a buscar novos lugares criativos e novos horizontes, mas os Dream Theater tinham planos diferentes, e decidiram continuar sem o companheiro. Foi uma longa comoção por entre todos os fãs e a causa de muitas especulações sobre quem viria a ser o novo baterista.
Dream Theater - Mais Novidades
Felizmente a banda não entrou em rusgas públicas como é o caso de diversas separações conhecidas (Paul Di Anno x Iron Maiden, Roland Grapow e Uli Kusch x Helloween, Noel e Liam Gallagher). Embora houvesse uma ação judicial de Portnoy contra a banda, em que Portnoy estava a alegar o uso indevido do nome Drean Theater para promoção (vais entender), os anos passaram e Portnoy passou a se aproximar novamente de seus companheiros.
Foi no período da infame pandemia em 2020 que as coisas passaram a mudar. Portnoy se abeira de seu velho amigo Petrucci e participa da gravação de Terminal Velocity. Em Abril de 2021 eles evocam do armário pulveroso o supergrupo Liquid Tension Experiment e lançam o terceiro álbum, simplesmente nomeado de Liquid Tension Experiment 3. Os boatos de um potencial retorno do baterista à banda ganham extrema força. Porém, os integrantes dos Dream Theater negavam veementemente, insistem a alegar que seguiam firmes e fortes com o seu baterista escolhido na audição, Mike Mangini. Em outubro de 2021 os Dream Theater lançam seu novo trabalho, A View from the Top of the World, o que faz jogar de vez os boatos de retorno numa caudalosa água gelada tal como o infernoso Lago Congelado de Cocytos, pois em seguida, eles estariam em turnê de promoção do novo trabalho, e até mesmo a participar do lendário festival Rock In Rio.
Mas todos foram pegos de surpresa quando na segunda metade de 2023 anunciaram que estariam a se reunir por vez mais com Mike Portnoy, e todos os fãs da banda receberam a informação com empolgação. Mas o que isso significa hoje?
Antes da saída, Mike Portnoy era o principal mentor e idealista da banda. Ele pensava em todos os conceitos de todos os álbuns, foi o integrante mais ativamente envolvido com tudo, e foi o que mais abria os bastidores da banda para a participação dos fãs, era o que mantinha um canal de comunicação intenso que dava espaço para que todos sentissem um pouco o gosto de estar dentro do que eles chamavam de Dream Theater World. Talvez também tenha sido o motivo da estafa e afastamento de Mike Portnoy.
O retorno significa que Portnoy vai reassumir seu antigo papel na banda? Ele é um dos sócios e donos novamente ou apenas um sideman? Portnoy se enxerga dentro dos Dream Theater hoje da mesma forma como dantes? Estaria Portnoy tão envolvido nas composições e arranjos das novas canções da banda como outrora ou ele apenas está a lançar mão desta nova crise de meia-idade por puro capricho?
O grande crítico Regis Tadeu sempre argumenta que os fãs tendem a se iludir com os prospectos das bandas e criar expectativas e opiniões irrealistas sobre o que tendem a considerar qualidade. Seria esse retorno um retorno também à época de glórias do Dream Theater? A qualidade das músicas não tende a ser unânime entre os fãs, porém, o que esperar? As especulações tendem a seguir com a devida suspicácia de um fã que espera não se decepcionar.
Atualmente os Dream Theater estão em estúdio a gravar seu novo disco, ainda sem nome. As expectativas são altas. Os ceticismos também.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify

Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O álbum "agradável" considerado o pior do Dream Theater, segundo o Loudwire
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
A tocante mensagem passada pelo Dream Theater em "Another Day"
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
Jordan Rudess comenta a turnê latino-americana do Dream Theater; "Deve ser muito emocionante"
Mike Portnoy mostra como tocar "Octavarium", clássico do Dream Theater
Black Metal: A capa mais "true" e o que ela diz sobre a música atual
Uma geração perdida, e com medo do escuro


