O Soulfly é melhor que o Sepultura pós-Max?
Por Carlos Alberto Neves
Postado em 24 de janeiro de 2019
Sou da geração que começou a ouvir Metal na década de 80. No Brasil o SEPULTURA despontava como maior nome do estilo representando o Brasil no mundo! Clássicos como "Morbid Visions", "Schizophrenia" e o definitivo (e meu preferido) "Beneath the Remains", seguidos dos clássicos já na década de 90 "Arise" (que elevou a banda ao estrelato mundial), "Chaos AD" e "Roots" fecharam o ciclo da banda com MAX CAVALERA, um dos fundadores e cérebros da banda. Bem, todos conhecem a história.
Em 1996, MAX deixou a banda por desavenças com os demais membros, incluindo seu irmão e baterista IGOR CAVALERA e, após um período de depressão e apoiado por sua esposa Gloria (apontada como um dos pivôs da separação), criou a banda SOULFLY.
Então vamos lá! Após a saída de MAX que foi substituído pelo norte americano DERRICK GREEN, começaram os lançamentos de álbuns de SEPULTURA E SOULFLY. Considero apenas os álbuns de estúdio de inéditas. E aqui começa a nossa enquete:
Lançamentos do SEPULTURA: "Against", "Nation", "Roorback", "Dante XXI", A-Lex", "Kairos" "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart" e "Machine Messiah".
Lançamentos do SOULFLY: "Soulfly", "Primitive", "3", "Prophecy", Dark Ages", "Conquer", "Omen", Enslaved", "Savages", "Archangel" e "Ritual".
Ambas bandas abusam do NEW METAL e experimentalismos em seus primeiros lançamentos e vão evoluindo para um retorno ao "Thrash Metal" mais convencional, porém mais modernoso.
Quanto ao SEPULTURA eu realmente não gostei do "Against" e nem do "Nation", e já vejo alguma melhora no "Roorback", que evoluiu ainda mais para o "Dante XXI" (mesmo que esse seja mais "Hardcore" do que "Thrash Metal"). O auge vem com o excelente "Kairos", seguido respectivamente por "Machine Messiah" e "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart", ambos muito bons.
No caso do SOULFLY os percalços acima citados ocorrem principalmente nos três primeiros álbuns (com "Primitive" sendo o pior momento). Depois lançou bons e excelentes álbuns. Considero ruins os dois primeiros trabalhos, medianos os "3" e "Prophecy", e muito bons/excelentes os demais (o melhor ainda é o "Enslaved" seguido de "Ritual", "Omen" e "Savages").
Minha opinião: de certa forma trilharam caminhos parecidos conceitualmente falando, mas o SOULFLY produziu um acervo de melhor qualidade!
Em tempo: apesar da enquete, nenhum dos dois supera a primeira e sensacional fase do SEPULTURA que vai desde seu nascimento até o "Roots".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026


O clássico do Anthrax que influenciou "Schizophrenia", do Sepultura
O disco do Slayer que deixou Andreas Kisser impressionado
Capa do clássico "The Number of the Beast" assustou o jovem Andreas Kisser; "Medo de Satanás"
Bibika, ex-roadie e empresário do Sepultura, conta a curiosa origem de seu apelido
Ex-roadie do Sepultura relembra retaliação ao Sodom e "greve de banho"
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Como "Paranoid", do Black Sabbath, impactou o guitarrista Andreas Kisser
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Top 5: Os roqueiros mais chatos da história
Rock no Brasil: Nascimento, Vida, Paixão e Morte


