O Soulfly é melhor que o Sepultura pós-Max?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carlos Alberto Neves
Enviar correções  |  Ver Acessos

Sou da geração que começou a ouvir Metal na década de 80. No Brasil o SEPULTURA despontava como maior nome do estilo representando o Brasil no mundo! Clássicos como "Morbid Visions", "Schizophrenia" e o definitivo (e meu preferido) "Beneath the Remains", seguidos dos clássicos já na década de 90 "Arise" (que elevou a banda ao estrelato mundial), "Chaos AD" e "Roots" fecharam o ciclo da banda com MAX CAVALERA, um dos fundadores e cérebros da banda. Bem, todos conhecem a história.

Pra convencer: dez álbuns de metal para quem não gosta de metalSlash: guitarrista escolhe seus riffs favoritos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1996, MAX deixou a banda por desavenças com os demais membros, incluindo seu irmão e baterista IGOR CAVALERA e, após um período de depressão e apoiado por sua esposa Gloria (apontada como um dos pivôs da separação), criou a banda SOULFLY.

Então vamos lá! Após a saída de MAX que foi substituído pelo norte americano DERRICK GREEN, começaram os lançamentos de álbuns de SEPULTURA E SOULFLY. Considero apenas os álbuns de estúdio de inéditas. E aqui começa a nossa enquete:

Lançamentos do SEPULTURA: "Against", "Nation", "Roorback", "Dante XXI", A-Lex", "Kairos" "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart" e "Machine Messiah".

Lançamentos do SOULFLY: "Soulfly", "Primitive", "3", "Prophecy", Dark Ages", "Conquer", "Omen", Enslaved", "Savages", "Archangel" e "Ritual".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ambas bandas abusam do NEW METAL e experimentalismos em seus primeiros lançamentos e vão evoluindo para um retorno ao "Thrash Metal" mais convencional, porém mais modernoso.

Quanto ao SEPULTURA eu realmente não gostei do "Against" e nem do "Nation", e já vejo alguma melhora no "Roorback", que evoluiu ainda mais para o "Dante XXI" (mesmo que esse seja mais "Hardcore" do que "Thrash Metal"). O auge vem com o excelente "Kairos", seguido respectivamente por "Machine Messiah" e "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart", ambos muito bons.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No caso do SOULFLY os percalços acima citados ocorrem principalmente nos três primeiros álbuns (com "Primitive" sendo o pior momento). Depois lançou bons e excelentes álbuns. Considero ruins os dois primeiros trabalhos, medianos os "3" e "Prophecy", e muito bons/excelentes os demais (o melhor ainda é o "Enslaved" seguido de "Ritual", "Omen" e "Savages").

Minha opinião: de certa forma trilharam caminhos parecidos conceitualmente falando, mas o SOULFLY produziu um acervo de melhor qualidade!

Em tempo: apesar da enquete, nenhum dos dois supera a primeira e sensacional fase do SEPULTURA que vai desde seu nascimento até o "Roots".




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "Sepultura"Todas as matérias sobre "Soulfly"


Korn: Max Cavalera admite que Sepultura copiou a banda no RootsKorn
Max Cavalera admite que Sepultura copiou a banda no Roots

Andreas Kisser: cinco álbuns para conhecer o Heavy MetalAndreas Kisser
Cinco álbuns para conhecer o Heavy Metal


Pra convencer: dez álbuns de metal para quem não gosta de metalPra convencer
Dez álbuns de metal para quem não gosta de metal

Slash: guitarrista escolhe seus riffs favoritosSlash
Guitarrista escolhe seus riffs favoritos


Sobre Carlos Alberto Neves

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280