O Soulfly é melhor que o Sepultura pós-Max?
Por Carlos Alberto Neves
Postado em 24 de janeiro de 2019
Sou da geração que começou a ouvir Metal na década de 80. No Brasil o SEPULTURA despontava como maior nome do estilo representando o Brasil no mundo! Clássicos como "Morbid Visions", "Schizophrenia" e o definitivo (e meu preferido) "Beneath the Remains", seguidos dos clássicos já na década de 90 "Arise" (que elevou a banda ao estrelato mundial), "Chaos AD" e "Roots" fecharam o ciclo da banda com MAX CAVALERA, um dos fundadores e cérebros da banda. Bem, todos conhecem a história.
Em 1996, MAX deixou a banda por desavenças com os demais membros, incluindo seu irmão e baterista IGOR CAVALERA e, após um período de depressão e apoiado por sua esposa Gloria (apontada como um dos pivôs da separação), criou a banda SOULFLY.
Então vamos lá! Após a saída de MAX que foi substituído pelo norte americano DERRICK GREEN, começaram os lançamentos de álbuns de SEPULTURA E SOULFLY. Considero apenas os álbuns de estúdio de inéditas. E aqui começa a nossa enquete:
Lançamentos do SEPULTURA: "Against", "Nation", "Roorback", "Dante XXI", A-Lex", "Kairos" "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart" e "Machine Messiah".
Lançamentos do SOULFLY: "Soulfly", "Primitive", "3", "Prophecy", Dark Ages", "Conquer", "Omen", Enslaved", "Savages", "Archangel" e "Ritual".
Ambas bandas abusam do NEW METAL e experimentalismos em seus primeiros lançamentos e vão evoluindo para um retorno ao "Thrash Metal" mais convencional, porém mais modernoso.
Quanto ao SEPULTURA eu realmente não gostei do "Against" e nem do "Nation", e já vejo alguma melhora no "Roorback", que evoluiu ainda mais para o "Dante XXI" (mesmo que esse seja mais "Hardcore" do que "Thrash Metal"). O auge vem com o excelente "Kairos", seguido respectivamente por "Machine Messiah" e "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart", ambos muito bons.
No caso do SOULFLY os percalços acima citados ocorrem principalmente nos três primeiros álbuns (com "Primitive" sendo o pior momento). Depois lançou bons e excelentes álbuns. Considero ruins os dois primeiros trabalhos, medianos os "3" e "Prophecy", e muito bons/excelentes os demais (o melhor ainda é o "Enslaved" seguido de "Ritual", "Omen" e "Savages").
Minha opinião: de certa forma trilharam caminhos parecidos conceitualmente falando, mas o SOULFLY produziu um acervo de melhor qualidade!
Em tempo: apesar da enquete, nenhum dos dois supera a primeira e sensacional fase do SEPULTURA que vai desde seu nascimento até o "Roots".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps