O Soulfly é melhor que o Sepultura pós-Max?
Por Carlos Alberto Neves
Postado em 24 de janeiro de 2019
Sou da geração que começou a ouvir Metal na década de 80. No Brasil o SEPULTURA despontava como maior nome do estilo representando o Brasil no mundo! Clássicos como "Morbid Visions", "Schizophrenia" e o definitivo (e meu preferido) "Beneath the Remains", seguidos dos clássicos já na década de 90 "Arise" (que elevou a banda ao estrelato mundial), "Chaos AD" e "Roots" fecharam o ciclo da banda com MAX CAVALERA, um dos fundadores e cérebros da banda. Bem, todos conhecem a história.
Em 1996, MAX deixou a banda por desavenças com os demais membros, incluindo seu irmão e baterista IGOR CAVALERA e, após um período de depressão e apoiado por sua esposa Gloria (apontada como um dos pivôs da separação), criou a banda SOULFLY.
Então vamos lá! Após a saída de MAX que foi substituído pelo norte americano DERRICK GREEN, começaram os lançamentos de álbuns de SEPULTURA E SOULFLY. Considero apenas os álbuns de estúdio de inéditas. E aqui começa a nossa enquete:
Lançamentos do SEPULTURA: "Against", "Nation", "Roorback", "Dante XXI", A-Lex", "Kairos" "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart" e "Machine Messiah".
Lançamentos do SOULFLY: "Soulfly", "Primitive", "3", "Prophecy", Dark Ages", "Conquer", "Omen", Enslaved", "Savages", "Archangel" e "Ritual".
Ambas bandas abusam do NEW METAL e experimentalismos em seus primeiros lançamentos e vão evoluindo para um retorno ao "Thrash Metal" mais convencional, porém mais modernoso.
Quanto ao SEPULTURA eu realmente não gostei do "Against" e nem do "Nation", e já vejo alguma melhora no "Roorback", que evoluiu ainda mais para o "Dante XXI" (mesmo que esse seja mais "Hardcore" do que "Thrash Metal"). O auge vem com o excelente "Kairos", seguido respectivamente por "Machine Messiah" e "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart", ambos muito bons.
No caso do SOULFLY os percalços acima citados ocorrem principalmente nos três primeiros álbuns (com "Primitive" sendo o pior momento). Depois lançou bons e excelentes álbuns. Considero ruins os dois primeiros trabalhos, medianos os "3" e "Prophecy", e muito bons/excelentes os demais (o melhor ainda é o "Enslaved" seguido de "Ritual", "Omen" e "Savages").
Minha opinião: de certa forma trilharam caminhos parecidos conceitualmente falando, mas o SOULFLY produziu um acervo de melhor qualidade!
Em tempo: apesar da enquete, nenhum dos dois supera a primeira e sensacional fase do SEPULTURA que vai desde seu nascimento até o "Roots".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger, segundo Lars Ulrich
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Cristina Scabbia afirma que não se considera uma celebridade na Itália
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
Max Cavalera reflete sobre as dificuldades que bandas iniciantes enfrentam
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
Rush: Quando foi que a banda se tornou legal?
Guns N' Roses: 10 músicas que seriam ótimas de se ouvir na reunião


