Metallica: a banda precisa realmente gravar um novo disco?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bruce William, Fonte: Metal Injection, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

A análise foi feita Gret Kennelty, e publicada originalmente no Metal Injection - confira o texto em inglês no link abaixo.

G.G. Allin: o extremo dos extremosAC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon Scott

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

http://www.metalinjection.net/latest-news/does-metallica-rea...

Estamos aguardando um novo trabalho do Metallica há tanto tempo que nem me lembro mais. Postamos muito mais notícias não relacionadas a um novo álbum que outra coisa, e sempre as pessoas reclamam que não estamos falando de música - nova.

Então porque diabos este novo álbum está demorando tanto? A Metal Hammer acredita que o Metallica simplesmente não precisa gravar um novo disco para que seus integrantes vivam uma vida confortável para sempre. Primeiro, vamos ver o quanto os álbuns e serviços de streaming vem representando financeiramente para a banda nos últimos anos.

Os dois últimos álbuns do Metallica, 'St. Anger' e 'Death Magnetic', venderam cerca de dez milhões de cópias no mundo inteiro. Considerando que eles tiveram de repor as despesas de estúdio, marketing, custo de fabricação e distribuição, é pouco provável que tenha sobrado muita coisa mais que alguns poucos dólares por cópia. Ainda é bem mais que se ganha lavando janelas, mas muito aquém das 16 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos do 'The Black Album'. E mesmo assim ainda bem acima das vendas dos dois últimos álbuns do Kiss, 'Monster' e 'Sonic Boom', que sequer passaram de um milhão de cópias.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Neste ponto você pode presumir que no streaming está o futuro. Mas a realidade é exatamente a oposta. Os dois discos citados do Kiss bateram na casa das 10 milhões de execuções no Spotify. Considerando o sistema de pagamento deles, de $0.007 por execução, chegamos ao total de 70 mil dólares de royalties a ser dividido entre os membros da banda - sem contar gravadora, ewpresários, impostos e outras coisas.

O Metallica se saiu um pouco melhor nos serviços de streaming (e aparentemente eles conseguiram um acordo um pouco melhor com o Spotify). Seus dois últimos discos tiveram cerca de 45 milhões de execuções, o que totaliza cerca de $315 mil dólares.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ok, é uma quantia razoável até, mas não dá para garantir um futuro sem que seja preciso continuar trabalhando. Agora vamos ver quanto eles faturam em uma turnê.

Comparando os valores citados com os da turnê do 'Death Magnetic', que atingiu $217 milhões de faturamento bruto fica claro de onde vêm o grosso da grana. Os Rolling Stones lançaram duas músicas inéditas desde 2005 e apenas para impulsionar as vendas de uma coletânea. Desde a virada do milênio eles fizeram cinco grandes turnês, num total de 338 shows onde arrecadaram a modesta quantia de $1.3 bilhões de dólares, o que faz uma média de $3.8 milhões por show. Nenhum álbum nunca rendeu algo sequer perto desta quantia avassaladora.

Então é conforme suspeitamos e no fundo já sabíamos, o Metallica não precisa gravar um novo álbum. Não precisa gravar um único riff de guitarra pelo resto de sua carreira pois as pessoas sempre irão aos shows e a banda sempre fará muito dinheiro com eles. Sem contar o lance do merchandise, onde ainda faturam algo a mais.

Por outro lado, o Metallica tem liberdade total de fazer o que quiser em um novo disco? Sim, e se o trabalho não ficar legal, as pessoas mesmo assim ainda vão aos shows ver a banda.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "Metallica"


Video Clipes: alguns dos mais criativos e bem feitos do rockVideo Clipes
Alguns dos mais criativos e bem feitos do rock

Sounds Entertainment: as 100 melhores músicas do Heavy MetalSounds Entertainment
As 100 melhores músicas do Heavy Metal


G.G. Allin: o extremo dos extremosG.G. Allin
O extremo dos extremos

AC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon ScottAC/DC
As 10 melhores músicas da banda com Bon Scott


Sobre Bruce William

Bruce William pensava em ser um motoqueiro rebelde mas descobriu que é um Wieder Blutbad nerd apaixonado por uma Fuchsbau. Avy jorrāelan, CatW!

Mais matérias de Bruce William no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280