Ghost: falando um pouco sobre a banda
Por Pedro Marques
Postado em 10 de junho de 2015
Uma banda que divide opiniões, e que está caminhando cada vez mais rápido ao topo da lista de bandas de Heavy Metal. Ghost, a banda sueca dos mascarados, toma espaço no mercado musical, uma vez que lançando álbuns novos, apela um pouco para a popularidade do mercado. Lançou um álbum brilhante de estreia, Opus Eponymous (um dos melhores álbuns do mundo, na minha opinião) e alcançou, já ali, um sucesso muito grande para estreantes.
Lançando uma música exclusiva, e de peso; fez coisas que não se encontram por aí, em qualquer lugar. Poderíamos chamar isso de 'Blackened Heavy Metal' como fizeram com o Mercyful Fate, mas não se pode definir ainda, o estilo das músicas do Ghost. É claro, Mercyful Fate e Ghost são bandas muito parecidas. Ambos vocalistas apresentam (apresentavam, no caso do Mercyful) uma incrível presença de palco, um símbolo para a banda; corpse paint e uma voz diferente do que se vê por aí. Essas bandas mergulham no estilo satânico e extremo da música mundial.
O Opus Eponymous só contém faixas perfeitas, dignas de um álbum clássico. Um mundo sombrio de Heavy Metal/Doom Metal foi incluído no álbum, aproveitando ainda outro instrumento não muito usado em bandas de Metal, o teclado. A primeira faixa é "Deus Culpa", e a segunda é "Con Clavi Con Dio". Esta música se tornou um clássico da banda, pois é impecável tudo o que há nela. Logo de cara a primeira palavra é 'Lucifer', o que se torna especial, pois não é nada parecido com o que algum de nós já viu antes. Não estou falando de letras satânicas, mas sim do conteúdo inteiro. Como se fosse um poema para o diabo, diferente do black metal que faz 'música do diabo'. A terceira faixa talvez seja a mais popular da banda, 'Ritual' também aproveita do estilo único que o ghost sabe-se lá de onde tirou. Depois de Ritual, tem a música 'Elizabeth', outro sucesso, que conta um pouco da história da Condessa Elizabeth Bathory, que se banhava de sangue de mulheres virgens, para manter a aparência jovem. Daí pra frente é tudo a mesma coisa, 'Satan Prayer, Death Knell, Prime mover e Stand By him' são as faixas restantes do álbum, com exceção de 'Genesis' e 'Here Comes The Sun' (cover do The Beatles). Estas faixas não são tão aclamadas e nem tocadas sempre nos shows, mas não deixam de ser tão bom quanto tem que ser, músicas realmente inovadoras. Por fim, 'Gênesis', é outro clássico do Ghost. Instrumental, e nada do tipo 'frescurinha', é marcada pelo teclado e os riffs das guitarras. Este álbum prende o ouvinte com a sua atmosfera dos anos 70, regredindo ao rock/heavy metal clássico.
O Infestissumam talvez seja mais comercial do que deveria ser. Lançado em 2010, também contém clássicos do Ghost, como Year Zero. Por ser o álbum mais conhecido da banda até aqui, não vou falar muito dele. "Não o vicia como o primeiro álbum, mas é tão grande quanto. Ouça o álbum quando puder, e se você não for um tr00, talvez possa gostar."
Ainda há o novo álbum 'Meliora', que será lançado em Agosto desse ano. As expectativas por esse álbum são grandes. Já foi lançado um single, 'Cirice'. Eu estuprei o RePlay do youtube quando o single foi lançado. É tudo o que eu penso do Ghost, sem apelar muito pro pop, e sem se transformar no 'Metal tr00 real dos anos 80', pra ter que agradar alguns headbanguers. É de se esperar que este novo álbum misture o peso do Opus Eponymous com as melodias do Infestissumam.
Com o sucesso que a banda atinge aos pouco, novos fãs aparecem, obcecados por um vício natural. Uma coisa que liberta nos amantes de rock clássico, toda a anarquia e ocultismo que estavam presos no passado. É difícil lembrar de grandes bandas que surgiram neste novo século. Quem podemos citar? Alguns diriam Avenged Sevenfold, Slipknot (Ambas formadas no século passado). Num mundo onde o Metalcore avança e o Heavy Metal não lança nomes de peso há muito tempo, Ghost, aproveite a viagem!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Nazareth: um elogio à pertinácia
O momento que melhor representa o Scorpions na história, segundo Rudolf Schenker
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda

Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Ghost ganha disco de platina dupla nos Estados Unidos com "Mary on a Cross"
Confira os indicados ao Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O pior disco do Ghost, de acordo com a Metal Hammer
A música inspirada em Ozzy Osbourne que "surgiu do nada" e mudou a história do Ghost
Rush: Quando foi que a banda se tornou legal?
Guns N' Roses: 10 músicas que seriam ótimas de se ouvir na reunião


