Nazareth: um galês na banda escocesa

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo G. dos Santos, Fonte: Literatura e Opiniões
Enviar correções  |  Ver Acessos

A veterana banda escocesa NAZARETH, que já passou por diversas formações desde sua fundação, na longínqua década de 1960, é tradicionalmente composta quase sempre por músicos escoceses - preferencialmente de Dunfermline, antiga capital do país e cidade natal dos fundadores da banda Pete Agnew e Dan McCafferty (o co-fundador Darrel Sweet, embora tenha nascido na cidade inglesa de Bournemouth, também vivia na Escócia). O primeiro ¨estranho no ninho¨ a ingressar no grupo foi o guitarrista espanhol Manny Charlton. Sua chegada, em 1968, foi decisiva para trazer experiência musical aos garotos de Dunfermline (até então, uma banda cover chamada The Shadettes).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


O sucesso demorou um pouco para chegar, mas veio com muita força a partir do ano de 1973, com a gravação do álbum Razamanaz, produzido por um amigo do Deep Purple (o talentoso Roger Glover).


A história construída pelo NAZARETH até algumas semanas atrás é encontrada com facilidade em pesquisas no Google. Altos e baixos, ostracismo e glórias, valentia em permanecer na estrada mesmo sem gravadora durante cerca de dez anos (1998 - 2008), etc, etc. Houve também algumas fatalidades, sendo a última delas a aposentadoria do vocalista original Dan McCafferty em razão de problemas de saúde, mais especificamente devido à Doença Obstrutiva Pulmonar Crônica que o aflige há tempos e que se agravou bastante nos últimos anos. Trata-se de uma patologia que dificulta a respiração, o que impede Dan de fazer shows, porém não de realizar eventuais gravações em estúdio (em estúdio, ao contrário do que acontece nas apresentações ao vivo, o vocalista eternizado pela interpretação de Love Hurts pode descansar os pulmões por alguns minutos antes de retornar ao microfone).


Há alguns dias, o NAZARETH anunciou a contratação do experiente Carl Sentance (Persian Risk, Geezer Butler, Krokus, Don Airey & Friends) para assumir os vocais da banda. A notícia animou boa parte dos fãs, pois Carl é um excelente cantor, além de ser também compositor, guitarrista e baixista (sim, ele, sozinho, é praticamente uma banda completa). É claro que, como em todas as bandas que perdem muitos membros originais (no NAZARETH hoje resta apenas o baixista Pete Agnew), sempre há aqueles fãs que pedem o fim do grupo, para que seja preservada sua sonoridade original. Isto passou a acontecer principalmente após a aposentadoria de Dan, considerado (com justiça) a maior estrela do NAZARETH.


Opiniões à parte, uma pesquisa no Youtube prova rapidamente a competência de Carl Sentance. Aliás, assim como Manny Charlton, pode-se dizer que ele é também um "estranho no ninho": Carl não é escocês. Pelo que consegui apurar, ele é galês, natural de Cardiff, atual capital do País de Gales (ok, Gales também faz parte do Reino Unido, assim como a Escócia, mas não deixa de ser outro país). Eu vejo aqui dois bons presságios para o NAZARETH. O primeiro, é claro, é o indiscutível talento de Carl como cantor, que trará uma nova energia para a banda. O segundo é bem menos racional e muito mais místico: a exemplo de Manny, Carl pode ser o "estrangeiro" a conduzir novamente o NAZARETH para o caminho do sucesso.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Não, não é exagero. Carl (que, a exemplo de Raul Seixas, nasceu em um 28 de junho) é mesmo muito bom. E o NAZARETH há tempos estava precisando de uma novidade impactante. Bem, aí está ela!

Que a saúde de Dan melhore e que ele possa gravar músicas inéditas em estúdio e curtir com tranquilidade sua aposentadoria. E que a banda continue sua jornada, fazendo a alegria dos fãs ao redor do mundo por muitos anos.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "Nazareth"


Brasil: Bandas que gravaram discos ao vivo em nosso paísBrasil
Bandas que gravaram discos ao vivo em nosso país

Nazareth: os heróis de DunfermlineNazareth
Os heróis de Dunfermline


Rock e Heavy Metal: E se as capas dos álbuns fossem honestas?Rock e Heavy Metal
E se as capas dos álbuns fossem honestas?

Corey Taylor: não comprem a playboy da Lindsay LohanCorey Taylor
"não comprem a playboy da Lindsay Lohan"


Sobre Ricardo G. dos Santos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280