Nazareth: um galês na banda escocesa
Por Ricardo G. dos Santos
Fonte: Literatura e Opiniões
Postado em 18 de fevereiro de 2015
A veterana banda escocesa NAZARETH, que já passou por diversas formações desde sua fundação, na longínqua década de 1960, é tradicionalmente composta quase sempre por músicos escoceses - preferencialmente de Dunfermline, antiga capital do país e cidade natal dos fundadores da banda Pete Agnew e Dan McCafferty (o co-fundador Darrel Sweet, embora tenha nascido na cidade inglesa de Bournemouth, também vivia na Escócia). O primeiro ¨estranho no ninho¨ a ingressar no grupo foi o guitarrista espanhol Manny Charlton. Sua chegada, em 1968, foi decisiva para trazer experiência musical aos garotos de Dunfermline (até então, uma banda cover chamada The Shadettes).
O sucesso demorou um pouco para chegar, mas veio com muita força a partir do ano de 1973, com a gravação do álbum Razamanaz, produzido por um amigo do Deep Purple (o talentoso Roger Glover).
A história construída pelo NAZARETH até algumas semanas atrás é encontrada com facilidade em pesquisas no Google. Altos e baixos, ostracismo e glórias, valentia em permanecer na estrada mesmo sem gravadora durante cerca de dez anos (1998 - 2008), etc, etc. Houve também algumas fatalidades, sendo a última delas a aposentadoria do vocalista original Dan McCafferty em razão de problemas de saúde, mais especificamente devido à Doença Obstrutiva Pulmonar Crônica que o aflige há tempos e que se agravou bastante nos últimos anos. Trata-se de uma patologia que dificulta a respiração, o que impede Dan de fazer shows, porém não de realizar eventuais gravações em estúdio (em estúdio, ao contrário do que acontece nas apresentações ao vivo, o vocalista eternizado pela interpretação de Love Hurts pode descansar os pulmões por alguns minutos antes de retornar ao microfone).
Há alguns dias, o NAZARETH anunciou a contratação do experiente Carl Sentance (Persian Risk, Geezer Butler, Krokus, Don Airey & Friends) para assumir os vocais da banda. A notícia animou boa parte dos fãs, pois Carl é um excelente cantor, além de ser também compositor, guitarrista e baixista (sim, ele, sozinho, é praticamente uma banda completa). É claro que, como em todas as bandas que perdem muitos membros originais (no NAZARETH hoje resta apenas o baixista Pete Agnew), sempre há aqueles fãs que pedem o fim do grupo, para que seja preservada sua sonoridade original. Isto passou a acontecer principalmente após a aposentadoria de Dan, considerado (com justiça) a maior estrela do NAZARETH.
Opiniões à parte, uma pesquisa no Youtube prova rapidamente a competência de Carl Sentance. Aliás, assim como Manny Charlton, pode-se dizer que ele é também um "estranho no ninho": Carl não é escocês. Pelo que consegui apurar, ele é galês, natural de Cardiff, atual capital do País de Gales (ok, Gales também faz parte do Reino Unido, assim como a Escócia, mas não deixa de ser outro país). Eu vejo aqui dois bons presságios para o NAZARETH. O primeiro, é claro, é o indiscutível talento de Carl como cantor, que trará uma nova energia para a banda. O segundo é bem menos racional e muito mais místico: a exemplo de Manny, Carl pode ser o "estrangeiro" a conduzir novamente o NAZARETH para o caminho do sucesso.
Não, não é exagero. Carl (que, a exemplo de Raul Seixas, nasceu em um 28 de junho) é mesmo muito bom. E o NAZARETH há tempos estava precisando de uma novidade impactante. Bem, aí está ela!
Que a saúde de Dan melhore e que ele possa gravar músicas inéditas em estúdio e curtir com tranquilidade sua aposentadoria. E que a banda continue sua jornada, fazendo a alegria dos fãs ao redor do mundo por muitos anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
Guns N' Roses explica por que Axl Rose deu chilique em show na Argentina
"John Lennon tentou reunir os Beatles, mas eu não topei", revela Paul McCartney
Os quatro pecados capitais do Engenheiros do Hawaii, segundo Humberto Gessinger
Iron Maiden: Somewhere In Time é um álbum injustiçado?

O clássico dos anos 70 que combate uma mentira sexista e que irritou a banda Nazareth
Nazareth confirma cinco shows no Brasil para o ano que vem
Metallica: a arte em "Lulu" e no "Kill 'Em All"
Guns N' Roses: o mundo visto do banquinho



