Avenged Sevenfold, alvos da poseragem

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Dias Albuquerque
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nos últimos anos tenho notado um comportamento padrão na maior parte dos rockeiros. No geral, parece que a vida deles consiste em querer provar-se como fodões do metal, como membros respeitáveis da "tribo". Em suma, isso acaba sempre resultando na mais chata e melancólica - e também constante - crítica a bandas um pouco mais alternativas. Avenged Sevenfold e Slipknot são, de longe, as bandas que eu mais vejo serem criticadas; e quase sempre sem razão de ser.

Slipknot: como são os membros da banda sem as máscaras?Iron Maiden: "se as bandas de metal mandassem no mundo..."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As 'acusações' comuns são de que "aquilo não é metal, é coisa de mulherzinha". Ok. Em primeiro lugar, se tem no metal algo a ser considerado como coisa de mulherzinha, este é o "Metal Melódico". Até o nome é coisa de mulherzinha. Mas isso fica para outro momento, pois agora quero tratar de expor o que penso sobre a poseragem. E começo citando que, em minha opinião, ninguém no mundo é mais poser do que um hater.

O que define um hater? É isso mesmo que o nome diz. um "odiador", alguém que dedica seu tempo vago para criticar coisas que não gosta. Você entra num site, numa página, abre um vídeo pra assistir, e lá estão eles, malditos haters enchendo o saco com xingamentos quase sempre muito infantis e críticas vagas. E pior do que ser hater, é ser "hater saudosista da velha guarda nascido em 1993" - (a partir de agora representado pela sigla HSVGN1993). O infeliz nasceu há duas décadas e pensa que é velha guarda, pensa que tem o direito de dizer que "antigamente era tudo muito melhor". Talvez fosse mesmo, pois antigamente ele não era nascido; talvez isso faça algum sentido.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No geral, essas crias comparecem com frequência invejável em qualquer artigo ou matéria que cite A7x ou Slipknot só para malhar o pau das bandas e em seus fãs. E dizem: Isso nem é rock de verdade, é screamo! Só que o HSVGN1993 não percebe que existe não só um motivo razoável para existir bandas assim fazendo sucesso como também nem se liga que sua crítica não vale nada e só o faz parecer tolo.

No final da década de 1990 houve um declínio evidente no heavy metal. Muitas bandas antigas pararam de produzir, outras continuaram produzindo mas adotaram outras posturas, como o Metallica e o Iron Maiden, por exemplo, o que acabou deixando um hiato de heavy metal clássico nessa época. Por isso surgiram muitas bandas da parte denominada como Nu Metal, como as duas bandas já citadas, também o Korn, o System of a Down e mais algumas menos conhecidas. Elas trouxeram uma sonoridade completamente diferente do que havia até então, e daí isso acabou resultando numa nova onda metal, que por sua vez influenciou e afetou um pouco mais as gerações nascidas em final da década de 1980 e início da década de 1990.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De toda forma, nada disso é um motivo justificável para espalhar ódio contra essas bandas. Afinal de contas, elas fizeram um trabalho interessante, inovaram, e sobretudo contam com excelentes músicos, muitas vezes até melhores do que as bandas idolatras pelo HSVGN1993. Jimmy "the rev" Sulivan, ex-baterista do Avenged Sevenfold era de longe um excelente baterista, reconhecido até por Mike Portnoy - para o qual os "trues" pagam pau. Em termos de técnica, não há nada que separe essas bandas de suas antecessoras no metal.

Recentemente o Avenged Sevenfold lançou um álbum muito interessante. Até então eu nem gostava do som da banda, mas este álbum tem uma pegada bem tradicional que remonta o heavy metal clássico com uma roupagem moderna. "Hail to the King" é uma recomendação que eu faço, tanto para quem não conhece a banda como para aqueles que, como eu, ouviram os álbuns anteriores e não gostaram. Acho que é uma produção bastante audível. Mas, vá dizer isso ao hater, pra ver o que ele diz: "Ah, eles copiaram fulano", "Esses manés tão imitando a banda Tixones Balls¹, uma ótima banda de heavy metal da Indonésia".

A verdade é que essa atitude é infantil e não passa da mais pura poseragem. É coisa de pessoas que querem provar para o mundo o quanto são sabidas e irreverentes, querem mostrar que entendem de música, que sabem o que é bom, querem ditar as regras do mundo. Mas aposto que nenhuma delas quer arrumar a própria cama e ir para a escola estudar um pouco. Até por que, a julgar pelos comentários que vejo, boa parte dessa gente sequer assiste às aulas de gramática.

O único ponto positivo de um hater é o fato dele ser um excelente publicitário. De tanto querer provar que odeia uma coisa, ele a propaga para todo mundo, sob a forma de crítica, é claro. Mas pelo que vemos atualmente - A7x ocupando 1ª na BillBoard - a crítica só serviu para ajudar a banda a galgar o sucesso.

Ass.: S Q N

¹ - A banda em questão não existe, foi inventada apenas para exemplificar um argumento pobre de um hater.

PS.: Prevejo uma chuva de haters chorando nos comentários.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "Avenged Sevenfold"Todas as matérias sobre "Slipknot"


Slipknot: não tinha jeito, Joey Jordison precisava cair foraSlipknot
Não tinha jeito, Joey Jordison precisava cair fora

Corey Taylor: Chad Kroeger é um idiota e tem cara de bundaCorey Taylor
Chad Kroeger é um idiota e tem cara de bunda


Slipknot: como são os membros da banda sem as máscaras?Slipknot
Como são os membros da banda sem as máscaras?

Iron Maiden: se as bandas de metal mandassem no mundo...Iron Maiden
"se as bandas de metal mandassem no mundo..."


Sobre Marcelo Dias Albuquerque

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280