Headbangers: o descaso sobre a música brasileira

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mr. Oleron
Enviar correções  |  Ver Acessos

LEIAM. TENHAM CORAGEM.

Isso me faz voltar no tempo um pouco... Rebirth... Todo mundo recebeu Edu de braços abertos. Ainda tenho o dvd da tour, e todo mundo ovacionando o cara. Pouco tempo depois, vem o Temple of Shadows. Não vi UM fã de metal sequer, desmerecer o Angra. Kiko virou melhor que Malmsteen e Vai e qualquer outro, Bittencourt era o letrista, Andreoli um deus do baixo, Aquiles o melhor batera e Edu o vocalista mais fuderoso de todos os tempos. O melhor cd de Metal desde uns 15 anos na época do Sepultura... Aí veio o Aurora Consurgens, um álbum conceituado mas não tão bem aceito. Aquiles sai. Carreiras solos montadas, bandas formadas outras "ressuscitadas"... E de repente, Edu Falaschi vira o pior vocalista.

Bon Jovi: chocando companheiros de banda com confissãoSepultura: Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sabe o que é engraçado nessa trajetória? Vocês. Leitores da Roadie Crew. "InsTRUEmentistas" maravilhosos, os futuros deuses da música, não só do Metal. Falam tão mal. É um consenso? Não. É modinha. Aqui nesse site, me dá vergonha de ser fã de Metal. Pois qualquer notícia, entra em consensos absurdos. Lulu, Van Halen, Edu Falaschi, MOA, GNR, Slash... Exceto pelo MOA, alguém aí se deu o trabalho de ouvir o Lulu como ele deve ser ouvido? Acompanharam com as letras? Sabem ler poesias? Sabem ver que era um trabalho lírico, um projeto do Metallica com o Lou Reed? Não, não souberam. Lembro de 500 comentários sobre A CAPA do cd novo do VH ser idêntica a do The Commodores... E que o 1º single, Tattoo, estava "definindo" a importância de EVH e DLR. Vocês, fãs, são incrivelmente absurdos com comentários do tipo "Não é mais o VH de 78, aquele era bom", e 90% não era nem nascido até os anos 90... É de rir. Misericórdia... MOA estamos de acordo. Vergonha. GNR e Slash, caramba, tinha gente "trabalhando" aqui. De minuto em minuto, 5 comentários novos. Como se o GNR e Axl e Slash estivessem vendo quem comentaria mais. Algo desafiador, como se tivesse importância. Nenhum acordo, nenhum argumento plausível, só tentativas frustradas de "parecer cool e por dentro do assunto". Incrível.

E agora, Edu Falaschi.

Não sou fã do Edu. Mas, sou fã de música. E se juntarmos essas bandas de "Metal" da atualidade, aqui mesmo do Brasil, não há uma que supere o "Big Four" do Metal Brasileiro. Sepultura, Angra, Korzus e Krisiun. E ainda entra o Ratos de Porão, pra abrir qualquer evento, com direito a João Gordo fazendo ponta em todos os shows.

E no quesito qualidade instrumental, indiscutivelmente, o Angra derruba qualquer banda nacional. Falo de técnica. Quero ver aonde Jão toca mais que Rafael Bittencourt, ou que Paulo Xisto é mais baixista que Mariuti/Andreoli. Ou que Max é melhor que Edu cantando. Sim, reconheço, Edu tá fudido ao vivo. Mas, Ian Gillian não mais canta como cantava, Hetfiled, Ozzy (que não "canta"...), Lemmy, Mustaine, Brian Johnson, Axl Rose, Bruce Dickinson (sim, ele não é mais o mesmo, doa a quem doer)... E não importa a idade, muitos outros são bons ainda, e muitos, mas muitos mesmo, muitos outros são uma desgraça. Edu é HUMANO, e como tal, tá sujeito a falhas. Independente de quais falhas.

E quanto ao apoio ao Metal Nacional, vejo e leio inúmeros aqui, falando bem e mal, mas visivelmente (dá pra perceber facinho...) só falam bem no melhor modo "chovendo no molhado". Sepultura é com Max, Korzus é foda, Krisiun é foda, Angra é um lixo, etc. Ninguém aqui, falou antes e irá falar, DEPOIS DESTE POST, sobre Carro Bomba, Exxótica, Tuatha de Danaan, Baranga, Baby Doll, Matanza, Ratos de Porão, Viper, Cangaço, Almah, Hangar, Tempestt, Sarcófago, entre sei lá quantos heróis mesmo, guerreiros, que como muitos aqui, lutaram e REALMENTE DO NADA, fizeram e deixaram suas marcas na música nacional. Isso, sem falar de músicos maravilhosos que o Brasil tem em geral, como Heraldo do Monte, Faíska, Mozart Mello, Marcos De Ros que é um monstro da guitarra, João Barone, Armandinho, Sérgio Hinds, Joe Mohgrabi, Michel Leme, Márcio Okayama, Frank Solari, e inúmeros mesmo, que fazem uma música honesta, diferenciada (recomendo aqui o álbum Aqua de Frank Solari, só pra se ter uma infíma noção). Eu dou muito valor ao que temos, mas diferente de vocês, meu "rock nacional", não se resume em Raimundos (que é uma puta banda), Legião Urbana e Sepultura. E quando uma banda nacional se apresenta na tv aberta, VOCÊS SAO OS PRIMEIROS A CHAMAREM O SHAMAN (FAIRY TALE) E O SEPULTURA E QUEM QUER QUE SEJA DE VENDIDOS! INCRÍVEL!!!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não vejo nesse site BRASILEIRO um post sobre bandas nacionais DECENTES, e vejo uma vez por semestre. Sempre é sobre uma banda inaudível de "alguma coisa-Metal", com berros e blast-beats. Não vejo nada sobre bandas realmente boas, que não tem espaço na mídia "especializada". E quando vejo, é em resenhas de shows (pelo menos nas resenhas de shows, fica evidente a qualidade das bandas) e cds. Mas mesmo assim, não vejo como deveria existir, o apoio a boa música nacional. Queria só ver se aos domingos, ao invés da trinca Jota Quest-Skank-Paula Fernandes, as emissoras colocassem Pepeu Gomes, Toninho Horta, Dr. Sin (como pude esquecer antes...), Arismar do Espírito Santo, Ricardo Silveira, Arthur Maia, Duca Belintani, Big Joe Manfra, O Teatro Mágico, Joel Moncorvo, e fora os já citados. Não vejo nenhum de vocês apoiarem a boa música brasileira. Vivem falando mal de tudo que infelizmente nos cerca, como "Sertanojo Universal do Reino dos Pastores Estelionatários sobre a missa do Funk Carioca pelas bênçãos da valorização das Mulheres Prutas". Falam tão mal, mas não consomem o que existe e é vivo e é perfeitamente excelente. Quero ver o dia, que no Faustão, possamos ouvir Nelson Faria, por exemplo. São tantas heróis, que lutam MESMO pra que existam seus nomes e sejam divulgados devidamente, afinal, esse é o ganha-pão deles. Ainda devo falar do meu conterrâneo e exímio guitarrista, Fred Andrade.

Aí, vocês me dirão que sou só um Nordestino paga-pau, e que tô errado, e que bom mesmo, é gastar R$700 em uma porra de um box do Iron Maiden. Ok então. Continuem assim. Com esses R$700, se vocês procurassem gastar investindo na boa música nacional, a nossa mídia nos daria o consumo correto. Enquanto a massa, que são vocês, continuarem achando graça em apoiar e desejar que o Guns'n'Roses se reúna (ou não), e deixem de apoiar e pedir pelo que há de bom em nossa música, vide os excelentes álbuns do próprio Edu, como o Fragile Equality e o Motion, fora a época do Symbols e Angra, vocês estarão depredando o que vocês chamam de "Metal Nacional" e eu os chamo de "Heróis", pois vocês não sabem o que é depois de tanto trabalho, pagar pra tocar num som triste de ruim e ainda não conseguir a satisfação de ver sequer 60% do publico vestindo a camisa da banda. Esse meu post, se é que alguém leu, é pela valorização da boa música nacional. Não tenho nada contra as bandas gringas, como todos vocês, sou fã de várias, mas respeito e valorizo e apoio o Metal Nacional, o Rock Nacional, o Jazz nacional, o Samba (de verdade) nacional, o Frevo, o Forró, o Maracatu, o Chorinho, a Bossa, entre nosso inúmeros estilos e vertentes, que algumas bandas (vide Sepultura, Angra e a mais recente, Cangaço) fazem questão de inserir sabiamente arranjos bem brasileiros nas suas músicas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não estou xingando ninguém. Este texto é uma realidade. E doa a quem doer, é incontestável (independente de Edu Falaschi e suas opiniões) a falta de apoio mercadológico (seja pela internet, cds, dvds, shows, qualquer meio mercadológico) as bandas nacionais. Pensem nisso, pro bem da música DE VERDADE aqui do Brasil. Ou se contentem com Tchu Tcha, Funk, Valeska, Michel Teló... São de vocês sim, a parcela bem grande desses nojentos fazerem sucesso como fazem. Nada contra, mas é demais ver e ouvir essas seborréias fazendo sucesso como fazem. E, vocês, que se dizem tão musicais, inteligentes, vejam sobre o que estão comentando, olhe bem se realmente Cannibal Corpse é melhor do que o FireTomb, Korzus, Cangaço, escutem mais as bandas nacionais, que tenho certeza que essas bandas irão nos devolver qualidade ainda mais precisa e melhorada em seus álbuns, e farão tours unidas, e mostraremos a qualidade brasileira de nossas músicas. Mas enquanto vocês alimentarem a industria do mercado Finlandês e Norueguês das bandas nórdicas, jurando que aquilo sequer presta (me desculpem, mas é muito ruim mesmo), nada vai mudar. Forte abraço.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Bon Jovi: chocando companheiros de banda com confissãoBon Jovi
Chocando companheiros de banda com confissão

Sepultura: Andreas Kisser explica por que nunca rolará reuniãoSepultura
Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião


Sobre Mr. Oleron

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280