Rock in Rio: 11/01/85, já se passaram 25 anos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ton Mozz
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Em 11 de janeiro de 1985 foi realizada a primeira edição do Rock in Rio. Alguns mal-humorados verborrageam até hoje contra inclusão do termo "Rock", dizendo que a grande porcentagem de artistas atuantes no festival era pop. Mas a importância do festival é inquestionável. Ele definitivamente abriu os olhos dos grandes artistas internacionais, deixando claro que o Brasil era sim digno (e o que importa na verdade, lucrativo) de entrar no roteiro de turnês.

5000 acessosRock In Rio: edição 2017 pode ser a última no Brasil, diz Medina5000 acessosMegadeth: as 10 maiores tretas de Dave Mustaine

Até então eram esporádicas as atrações internacionais, como QUEEN, VAN HALEN, ALICE COOPER, KISS.

E foi uma época especial, pois um país recém saído de uma ditadura que perdurou por duas décadas, com seus jovens sem bem entenderem qual caminho tomar. E o rock foi essêncial nesta descoberta.

E sim, apesar de que a maioria só por estar com as canelas cobertas de lama já se saciariam com praticamente qualquer banda, ainda foi agraciada com artistas de além-renome, qualidade. AC/DC, OZZY, QUEEN, IRON MAIDEN, SCORPIONS, quase DEFF LEPPARD que na época foi substituído pelo WHITESNAKE - numa de suas melhores fases na opinião deste que vos escreve - pelo lamentável acidente que mutilou o baterista do Deff. A solidariedade da banda QUEEN que emprestou seu equipamento a bandas "menores".

Enfim, graças a este evento, muitos mesmos que não nascidos, ou mesmo que muitos jovens ainda para compreender, foram de certa forma agraciados direta ou indiretamente e se hoje se dizem headbangers, em muito devem as portas abertas pelo festival.

Em tempo, Medina (o Roberto, idealizador da façanha) já deu indícios que em 2011 haverá uma edição do festival. E assim esperamos confiantes na já famosa noite do "Heavy Metal", mesmo que hoje em dia não nos pareça nenhuma novidade assistir atrações de grande nome, mas pelo prazer de fazer parte de algo de definitivamente está escrita em nossas histórias.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Rock In RioRock In Rio
Edição 2017 pode ser a última no Brasil, diz Medina

488 acessosBob's no Rock in Rio: Supla em campanha e no canal de Felipe Neto383 acessosLoja de Discos do Cassio: Aerosmith no Rock in Rio0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rock In Rio"

Rock In RioRock In Rio
As homenagens dos artistas estrangeiros com o Brasil

Rock in RioRock in Rio
Em 1985, a primeira noite do AC/DC e Scorpions

Def LeppardDef Leppard
Não foi acidente que fez show no RIR 1985 ser cancelado

0 acessosTodas as matérias da seção Opiniões0 acessosTodas as matérias sobre "Rock In Rio"

MegadethMegadeth
As 10 maiores tretas da história de Dave Mustaine

IntrigasIntrigas
Bandas em família que terminaram mal

SlayerSlayer
Kerry King comenta Grammy, Venom, Dimebag, e mais...

5000 acessosMegadeth: as 10 maiores tretas de Dave Mustaine5000 acessosIntrigas: Bandas em família que terminaram mal5000 acessosSlayer: "Não sei improvisar", diz Kerry King5000 acessosDoc Martens: Rockstars mortos em propaganda de sapatos5000 acessosJimi Hendrix: fotos raras da época em que era inquilino de Ringo Starr3980 acessosAlice In Chains: quando Jerry foi detido armado no aeroporto

Sobre Ton Mozz

Ton Mozz, veio do éter no início da década de 70 e por influência de seu pai começou a escutar Black Sabbath e Led Zeppelin desde criança. Formado em Filosofia enxerga o Heavy Metal como muito mais do que um estilo musical, e sim uma "filosofia de vida". Músico autodidata já tocou com algumas bandas como Holandês Voador, Agnus Dei, PHITS, ProzakMan, Anschluss etc. No momento atua como contrabaixista com outros dinossauros na banda "God Is Busy" banda 100% Puro Heavy Metal.

Mais matérias de Ton Mozz no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online