AH! Brasília!
Por Mário Pacheco
Postado em 06 de outubro de 2004
Nos anos 80, a sensação musical ficou por conta do Venon quando esteve no Ginásio de Esportes e do Exciter do inesquecível baterista Dan Beehler, doido de vódica, esmurrando e cantando e roubando a cena fazendo o melhor rock’n’roll que aquele ginásio tremeu ao ouvir. Eu era franzino e brother dos seguranças e pedi a eles para entrar e consegui. Era assim também na ditadura, os porteiros nos colocavam para ver a corrida de carros e perfilávamos ao lado dos generais.
Pátio Brasil
15/09/04

Hoje. Brasília é uma tristeza cultural com seus palcos de lona preta parecendo invasão de satélite. Com as pessoas acima de 65 anos desacompanhadas fazendo valer seus direitos diante de pessoas insensíveis perante os próprios direitos. Os seguranças em preto indefectível e cabelo raspado com seus interfones e uma falta de objetivo, ganhando 20 contos. O balcão de informação funciona precariamente. No teatro ensaiado todos correndo e ocupando-se para deleitarem seus ouvidos e após o show? O caviar é no quarto andar!
Laços consangüíneos ainda abrem a tampa da privada. É primário e ridículo jornalista dar carteirada para o filho com Lp do Lobão na mão para pegar autógrafo. Sinceramente é ridículo ficar frente à frente com o ídolo segurando a carteira de jornalista, para interpelá-lo: - Dizem que você já recebeu o cachê! Lobão, - não tô sabendo de nada! Na outra ponta, o produtor pede para não polemizar.

Cara! eu vivi a cena nos bastidores e não vi o povão indo embora frustrado sem ver o seu ídolo que não passou o som porque estava com o ministro da cultura. Lá fora, um contingente carente de fãs se prestam à homenagem da exclusão deles mesmos, um playboy com uma garrafa de 51 e os seguranças fazem vista grossa; se fosse você ou eu entraríamos na porrada e o mais ridículo a garrafa de 51 consegue chamar a atenção de uma mina. Isto é, veja o teatro dos vampiros ou é poser mesmo? Show de roque pra playboy sem playback. A única cena insólita: um sósia do Lobão mais perfeito que a sombra dele; quando me aproximo do Lobão me lembro imediatamente daquele garoto, ele merecia estar aqui... Mas ele não foi convidado não tem carteira não escreve no jornal do Múcio Athayde não tem câmera digital e não vai ter chance de levar as garrafas cheias do camarim pra casa.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | O santo nome de Deus é invocado em vão pelos produtores quando Lobão está no palco, eu também subo e sinto a vibração dos meus primeiros dias de rock. Lobão literalmente é uma grande figura fala tudo sobre tudo basta perguntar. Hoje o som não conseguiu concilia a voz e o pedal, ele tentou quatro vezes... Irei no próximo show dele! E pagando!
Indiretamente eu recebi o Cd-demo do grupo João Ninguém, abri o invólucro e coloquei dentro o release para não perder a mensagem. No camarim a fumaça subia e eu via como os produtores são condescendentes. E um nervoso Lobão com medo de ser linchado chutou o pau da barraca. Lobão fez a autocrítica de milhares em cima dele mesmo e sozinho. Perdi a oportunidade de várias fotos históricas de transeuntes frente ao Pátio Brasil conversando numa boa com Lobão ao invés de estarem vendo "Senhora dos milagres". Ontem, Lobão foi o homem mais público de Brasília.

Outros Cds de estrelas do saudoso roquebrasília apareceram nas mãos de Lobão, - olha! O que eu estou fazendo. Ah! O celular não pára e outras estrelas do roquebrasília perguntam o quarto do hotel: - 718!
Fazia tempo que eu não andava de van com ar refrigerado. Me lembrei quando o Zan me chamou e no banco de trás tava o John Mayall e eu disse um cálido gomornin.
O meu Passat Vintage deu pane igual ao som do show. A banda teve que empurrar o carro, Robson o baterista ainda tentou consertar. O carro tá no setor hoteleiro até hoje.
Atravessei o Conic e mostrei a Berlin Discos e o Quiosque Cultural do Ivan a Byra Dorneles (emérito colaborador doprópriobolso que mora em Vidigal-RJ e produtor executivo do show) peguei o táxi de papel e fomos ao Beirute, velho de guerra, lá estavam Gerson de Veras, André Pedra e Iolovitch apresentados ao mesmo Byra Dorneles. O mesmo táxi que nos trouxe levou Byra Dorneles de volta ao Hotel e coincidentemente foi o mesmo que me deixou em casa. O maior patrimônio de Brasília somos nós mesmo. Byra, Lobão, Daniel, Robson vão voltar!

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Por que Andreas Kisser ficou sem vontade de escrever no Sepultura após a saída de Eloy
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
A banda que o Iron Maiden fez grande pressão para o Rock in Rio levar junto em 2019
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
As 4 melhores bandas de rock de New Jersey de todos os tempos, segundo a Loudwire
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
Alice in Chains: mensagem subliminar na capa de The Devil Put Dinosaurs Here
O pedido do Gojira que organização das Olimpíadas negou, segundo Mario Duplantier
Mike Portnoy, do Dream Theater, elege os seus cinco bateristas preferidos

Com dois ex-integrantes do Exciter, Powerrage anuncia primeiro álbum, "Beast"
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite

