Chuck Berry é a 3ª atração do Kaiser Music
Postado em 04 de maio de 2002
Sem ele, não haveria os Beatles e os Rolling Stones. E quem disse isso não foi um crítico, mas John Lennon e Keith Richards. Ídolo da primeira divisão do pop, compositor de vários clássicos (como "Rock'n'Roll Music" e "Johnny B. Goode"), criador do jeito de tocar guitarra que marca o rock, CHUCK BERRY será a terceira atração do Kaiser Music. O mestre Berry, 75 anos, vai se apresentar com sua banda de três músicos (baixo, piano e bateria) no Jaguariúna Rodeo Festival, em São Paulo, em 11 de maio (sábado), às 23h30. Sobre ele, Lennon disse: "Se você quiser dar outro nome ao rock, pode chamá-lo de Chuck Berry". E Richards: "Minha maior ambição sempre foi tocar guitarra como Chuck."
A Chess Records será lembrada na posteridade por ter dado a primeira chance a dois nomes fundamentais para o blues e o rock: Muddy Waters e Chuck Berry. E foi Waters quem, em 1955, apresentou Charles Edward Anderson Berry aos irmãos Chess. Ele mostrou uma fita com "Ida Red", um country em compasso 4/4. Os irmãos Chess viram na música um potencial inédito. Contrataram Berry no ato, regravaram a faixa como "Maybelline", conquistaram o primeiro lugar na parada de R&B dos EUA e depois puderam se orgulhar de ver sair de suas prensas sucessos como "Roll Over Beethoven" e "School Days", que permitiram a consolidação do rock.
Entre todos os pioneiros do rock'n'roll, nenhum foi mais importante para o desenvolvimento do gênero quanto Chuck Berry. Ele é o principal compositor de rock dos anos 50, o inventor da sua sonoridade básica, do seu formato instrumental, à base de guitarra, e também da sua atitude e da sua performance. Os maneirismos de Berry, como a introdução de guitarra que incendeia o público até os demais instrumentos entrarem, ou o jeito de andar e tocar simultaneamente, foram copiados depois por centenas de guitarristas consagrados, de Angus Young (AC/DC) a Pete Townshend (The Who), de John Fogerty (Creedence) a Brian Setzer (Stray Cats).
Como disse uma vez Brian Wilson, dos Beach Boys, "Chuck escreveu todas as grandes músicas e criou todas as batidas do rock'n'roll". E ele segue na ativa, fazendo dezenas de shows todos os anos, mostrando aos fãs atuais de rock como o gênero era em sua gênese, e graças ao quê ele se tornou a bandeira de milhões de jovens mundo afora.
Há pouco ele começou a gravar o primeiro disco com músicas inéditas em mais de 20 anos. Previsto para sair este ano, o CD comemora seus 75 anos, já festejados em grande estilo com um show especial em 16 de outubro de 2001, em St. Louis, que teve a participação de Little Richards, com quem Berry veio ao Brasil em 93.
Cidade de 40 mil habitantes localizada a 120 km de São Paulo, Jaguariúna realiza a 14.ª edição do seu Rodeo Festival entre os dias 30 de abril e 12 de maio. São esperadas 400 mil pessoas no complexo Red Eventos, às margens da rodovia Campinas/Mogi-Mirim. Além dos eventos típicos de um rodeio, estão programados vários shows.
O Projeto Kaiser Music estreou em março com a turnê do ex-Pink Floyd Roger Waters, que reuniu 100 mil pessoas em três capitais. Ele resulta de uma parceria entre a Kaiser e a Clear Channel Entertainment, líder em entretenimento ao vivo no mundo. Além de Chuck Berry, esta etapa do Kaiser Music terá ainda o show do Kansas, em 5 de maio.
Para seu serviço:
Kaiser Music
Show com o guitarrista Chuck Berry
Sábado, dia 11 de maio - 22 horas
Jaguariúna Rodeo Festival
Rodovia SP 340 Campinas-Mogi, km 130,5
Jaguariúna,SP
INGRESSOS/ Preços de ingressos antecipados (até 28 de abril): de R$ 10,00 a R$ 30,00. A venda em lojas Wrangler. Informações 0800 770 3442
CAMAROTES / Informações sobre preços e reserva: (19) 3867-5166
Informações sobre Chuck Berry: www.chuckberry.com
Informações sobre Kaiser Music: www.kaiser.com.br
Informações sobre Jaguariúna: www.jaguariunarodeofestival.com.br
Informações sobre Clear Channel Entertainment: www.clearchannel.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027
Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
Regis Tadeu revela por que Robert Plant se recusa a ressuscitar o Led Zeppelin
O clipe mais barato da história do Iron Maiden, segundo Dave Murray
A condição de Ricardo Confessori para voltar ao Shaman: "Se quiser trabalhar comigo, senta aí"
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A briga com Bruce Dickinson que quase faz Nicko McBrain largar o Iron Maiden
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O guitarrista que Neil Young considera praticamente infalível; "Ele é muito bom"
O episódio de machismo que revoltou Kurt Cobain e fez uma banda chegar ao fim
O álbum de 1968 que Regis Tadeu mudou de opinião e passou a gostar: "Entendo o contexto"
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
O megahit do Creed que Mark Tremonti compôs no improviso, segundo o próprio
Traidores do movimento - bandas de rock que "se venderam" nos anos 80
Quem era o verdadeiro líder do Pink Floyd, segundo o lendário Nick Mason
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger


Os 3 nomes com quem Chuck Berry queria ter tocado, segundo o próprio
O melhor álbum de rock de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
O álbum vintage que define o que é rock and roll de verdade, segundo Joe Perry
O clássico de Chuck Berry que Marc Bolan usou para criar um hino do glam rock
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia



