Pain Of Salvation contra a guerra
Por Thiago Sarkis
Postado em 19 de março de 2003
Entrar no site do Pain Of Salvation - www.painofsalvation.com - hoje, dia 18 de Março de 2003, é uma aventura certamente assustadora e inesquecível. Num primeiro olhar, com certeza se tem a impressão de um site hackeado. É difícil até enxergar o "enter" em meio a tantas palavras e expressões passando de um lado para outro incessantemente, enlouquecidamente.
Pain Of Salvation - Mais Novidades
Nenhum hacker esteve por lá. Tampouco desistiram da banda que vai muito bem, obrigado. Também não é tempo de atualização ou reformas no site. O fato é que Daniel Gildenlöw pichou à sua maneira a revolta contra a guerra e a política externa americana no endereço onde geralmente o seu conjunto realizava promoções, divulgava novidades, clips, arquivos de computador, além de vender CDs e outros artigos.
Vários artistas manifestaram sua indignação perante as atitudes do presidente George Bush. Warrel Dane, vocalista do Nevermore, por exemplo, deu seu recado dizendo que todos nós deveríamos visitar a página de Bob Dylan - www.bobdylan.com - e ler a letra de "Masters Of War". Contudo, nada perto da intesidade do ativista idealizador do Pain Of Salvation.
Um protesto a ser lido com atenção. Não há nele um espírito de simplesmente atacar o governo dos Estados Unidos sem mais nem menos, mas uma série de razões apresentadas para tal e igualmente uma implicação social, num trabalho de reflexão e movimentação, o qual nos mostra também nossa parte nisso tudo. "Nós fazemos nosso trabalho", diz Gildenlöw, prosseguindo com: "Quais são suas fontes de informação?", "Qual canal de televisão você assiste"? "O que VOCÊ pode fazer?", e finalizando na pergunta: "Quantas pessoas os EUA mataram nos últimos 20 anos? (nem queira saber)".
Como se não bastasse, todo as páginas do site foram reformuladas com o fundo de tela dizendo "NO WAR" e no fórum do Pain Of Salvation, o líder do grupo solta o verbo no que poderíamos considerar um artigo digno de ser aplaudido e assinado embaixo por Noam Chomsky, Edward S. Herman, Alex George, ou qualquer outro que tenha posto em prática o que o vocalista sueco tanto preza em sua mensagem: "PENSE!".
Qualquer adendo aqui seria redundante. Nos resta relatar e deixar pelo menos um trecho do que Gildenlöw pontua com bastante precisão:
"Eu quero deixar claro que não apóio o regime de Saddam ou o terrorismo, mas se todos nós somos livres para interpretar ataque como auto-defesa e podemos nos considerar livres para julgar outra religião, raça ou estado e seu nível de periculosidade, nós estamos andando num chão proibido, caindo num caminho de destruição. Pedir a outro país por seu desarmamento completo, negligenciar a opinião mundial e da ONU, chantagear outra nação com um pedido de abandonar seu líder, por as pessoas em gaiolas em Cuba sem uma alternativa, e agora ameaçando colocar protestantes na prisão - é esta a democracia que nós trabalhamos tão duro para alcançar? A Saddam nunca seria permitido fazer isso - e com razão! Mas como Bush vem a ser?"
Daniel Gildenlöw - 18 / 03 / 03
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
A incrível história de como Pelé ajudou Guns N' Roses a voltar e não acabar
Bruce Dickinson assume a culpa por álbum do Maiden que foi terrivelmente mal gravado
5 álbuns que salvaram carreiras: Artistas em declínio que ressurgiram das cinzas


Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire



