Baterista processa espólio de Hendrix e gravadoras
Fonte: Terra Música
Postado em 22 de outubro de 2003
O baterista Buddy Miles está processando em milhões de dólares o espólio de Jimi Hendrix e diversas gravadoras, alegando que ele não recebeu os direitos autorais de suas colaborações com o guitarrista há mais de 30 anos.
O baterista de 56 anos, que participou do grupo Band of Gypsys, de Hendrix, disse no processo aberto na última segunda-feira (20), na Corte Superior de Los Angeles, que não recebeu dinheiro por seu trabalho.
A banda foi formada em 1969 e Miles a deixou um ano mais tarde. Ele afirmou que suas colaborações com Hendrix resultaram em 38 canções nas quais ele tocou ou co-escreveu, incluindo Vodoo Child, Rainy Day Dream Away e Machine Gun.
"Buddy ajudou Jimi a escrever músicas ao longo de sua amizade e parceria", disse Brenton Horner, advogado de Miles.
Enquanto era desconhecido, em 1965, Hendrix assinou um contrato de uma página para criar um álbum para Ed Chalpin, diretor do selo independente PPX.
Hendrix, Miles e o baixista Billy Cox formaram a Band of Gypsys, uma das primeiras bandas de rock formadas apenas por negros, para honrar o compromisso do guitarrista para com a PPX, segundo diz o processo.
Horner afirmou que havia um "acordo verbal" entre Miles e Hendrix de que eles iriam dividir os lucros das canções, mas a relação profissional deles acabou esfriando.
O advogado contou que Miles deixou a banda depois que o empresário de Hendrix boicotou uma apresentação no Madison Square Garden, em 28 de janeiro de 1970, ao fazer Hendrix tomar LSD antes do show, deixando-o impossibilitado de tocar. O guitarrista morreu em setembro daquele ano.
O processo nomeia como acusadas as gravadoras Experience Hendrix LLC, Authentic Hendrix LLC, Dagger Records, MCA Records, Universal Music and Video Distribution, Capitol Records, EMI Records e Warner Bros Records.
A meia-irmã do guitarrista, Janie Hendrix, que detém os direitos da música dele e comanda a Experience Hendrix, negou-se a comentar o assunto, assim como a Universal, a Warner e a EMI.
Reuters
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps