Loja de móveis usa música de Zappa sem autorização
Fonte: UOL Música
Postado em 14 de janeiro de 2004
QUEBEC (Reuters) - Uma loja de móveis no Canadá pediu desculpas à viúva de Frank Zappa, na terça-feira, por usar uma das canções do falecido roqueiro norte-americano em um comercial de televisão, sem obter autorização prévia.
A loja Ameublements Tanguay divulgou uma carta com um pedido de desculpas à família de Zappa, que possui os direitos de vender a obra do roqueiro.
Não foram divulgados os outros termos, tais como indenização em dinheiro, do acordo extrajudicial fechado entre a loja e a família para resolver a queixa sobre infração de direitos autorais.
O acordo foi fechado no segundo dia do julgamento realizado na Corte Federal do Canadá, no qual a viúva de Zappa, Gail, registrou queixa de infração de direitos autorais.
"O caráter único do trabalho de Frank Zappa e a importância de reconhecer o valor do direito autoral acabaram prevalecendo", disse a viúva em comunicado à imprensa.
A loja utilizou trechos da canção de Zappa "Watermelon in Easter Hay", de 1979, como música de fundo em um comercial de 1995. Gail Zappa registrou a queixa na justiça em 1998, depois de um fã local ter avisado a família sobre o comercial.
Conhecido por suas canções satíricas e a maneira inovadora como tocava guitarra, Frank Zappa morreu em 1993, aos 53 anos, de câncer da próstata. "Watermelon in Easter Hay", do álbum "Joe's Garage", inclui um emocionante solo de guitarra de Zappa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps