Clássicos do rock caem em domínio público

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Terra Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 24/01/05. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Elvis Presley, mesmo morto há 28 anos, continua a fazer sucesso. Nesta semana, o relançamento de um single de 1959, One Night, atingiu o topo da parada britânica. Jailhouse Rock, de 1956, também relançado recentemente, a pretexto de comemorar os 70 anos do Rei do Rock, bateu na décima posição.

665 acessosJohn Lennon: álbum autografado para seu assassino irá a leilão5000 acessosTotal Guitar: os melhores e piores covers da história

One Night foi seu 20º sucesso a chegar ao primeiro lugar no Reino Unido - recorde absoluto. Os Beatles emplacaram 17 na mesma posição na Inglaterra, o terceiro maior mercado de discos do mundo. Só que contornos nada entusiasmantes para gravadoras, produtores e intérpretes também envolvem as mais lucrativas discografias de todos os tempos.

É que, pela lei de copyright na Europa, as primeiras gravações de Elvis, como as de seus contemporâneos Chuck Berry, Bill Haley (Rock around the Clock, de Bill Haley and His Comets marco inicial da era do rock, foi gravado em 1954), Cliff Richard, James Brown começam a cair em domínio público.

Ou seja, qualquer um que quiser relançar esses discos poderá fazê-lo sem pagar um centavo para os intérpretes e produtores, mesmo que estejam vivos ¿ apenas para os autores das canções ou os herdeiros destes. Nem sequer precisará pedir autorização para a gravadora de origem. Além disso, a reprodução, o download na internet e a venda de cópias dessas gravações não serão mais considerados crimes. Para a felicidade de milhões de internautas e camelôs, ninguém poderá ser acusado de pirataria por isso.

Nos próximos anos, gravações de outras lendas do rock, Little Richard, Johnny Cash, Bo Diddley e Fats Domino, vão estar na mesma situação. O fabuloso catálogo dos Beatles passa a ser livremente disponível a partir de 1º de janeiro de 2013, quando se completarão 50 anos do lançamento de seu primeiro single, Love me Do. Os Rolling Stones serão os alvos seguintes.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

John LennonJohn Lennon
Álbum que foi autografado para seu assassino irá a leilão

1425 acessosRock: gênero é um trintão decadente, segundo Spotify405 acessosRingo Starr: novo álbum sai em setembro, e traz Paul McCartney1353 acessosBeatles: Paul McCartney fecha acordo sobre direitos autorais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

MotörheadMotörhead
"Os Beatles mudaram o jeito de se ver as coisas!"

Phil CollinsPhil Collins
Paul McCartney foi tirar satisfação com o ex-Genesis

Bandas de rockBandas de rock
O logo pode ser tão memorável quanto o maior hit

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Elvis Presley"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

Total GuitarTotal Guitar
Os melhores e piores covers da história

ReligiãoReligião
Os rockstars que se converteram

As I Lay DyingAs I Lay Dying
Banda cristã comenta proximidade com o Behemoth

5000 acessosAC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon Scott5000 acessosAskmen.com: site elege as dez melhores músicas do Nirvana5000 acessosPain Of Salvation: Daniel Gildenlöw fala sobre os Mamonas Assassinas5000 acessosGuns N' Roses: Tommy Stinson sai em defesa de Axl Rose5000 acessosRenato Russo: a história registrada em fotos desde a infância5000 acessosBlack Sabbath: o talvez mais bizarro cover de "Paranoid"

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online