Clássicos do rock caem em domínio público

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Terra Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 24/01/05. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Elvis Presley, mesmo morto há 28 anos, continua a fazer sucesso. Nesta semana, o relançamento de um single de 1959, One Night, atingiu o topo da parada britânica. Jailhouse Rock, de 1956, também relançado recentemente, a pretexto de comemorar os 70 anos do Rei do Rock, bateu na décima posição.

698 acessosGeorge Harrison: rara música dedicada a Ringo Starr é encontrada5000 acessosAC/DC: "aquela coisa Glam foi idéia do Malcolm"

One Night foi seu 20º sucesso a chegar ao primeiro lugar no Reino Unido - recorde absoluto. Os Beatles emplacaram 17 na mesma posição na Inglaterra, o terceiro maior mercado de discos do mundo. Só que contornos nada entusiasmantes para gravadoras, produtores e intérpretes também envolvem as mais lucrativas discografias de todos os tempos.

É que, pela lei de copyright na Europa, as primeiras gravações de Elvis, como as de seus contemporâneos Chuck Berry, Bill Haley (Rock around the Clock, de Bill Haley and His Comets marco inicial da era do rock, foi gravado em 1954), Cliff Richard, James Brown começam a cair em domínio público.

Ou seja, qualquer um que quiser relançar esses discos poderá fazê-lo sem pagar um centavo para os intérpretes e produtores, mesmo que estejam vivos ¿ apenas para os autores das canções ou os herdeiros destes. Nem sequer precisará pedir autorização para a gravadora de origem. Além disso, a reprodução, o download na internet e a venda de cópias dessas gravações não serão mais considerados crimes. Para a felicidade de milhões de internautas e camelôs, ninguém poderá ser acusado de pirataria por isso.

Nos próximos anos, gravações de outras lendas do rock, Little Richard, Johnny Cash, Bo Diddley e Fats Domino, vão estar na mesma situação. O fabuloso catálogo dos Beatles passa a ser livremente disponível a partir de 1º de janeiro de 2013, quando se completarão 50 anos do lançamento de seu primeiro single, Love me Do. Os Rolling Stones serão os alvos seguintes.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Paul McCartneyPaul McCartney
O dia em que ele deu um soco na cara de Eddie Vedder

698 acessosGeorge Harrison: rara música dedicada a Ringo Starr é encontrada721 acessosCanal NB: os Beatles e o baseado no castelo da rainha145 acessosAlta Fidelidade: Unboxing "Sgt Pepper's" 50 anos384 acessosCanal Nostalgia: como os Beatles mudaram a história da música567 acessosThe Beatles: 50 anos de uma revolução cultural0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

BeatlesBeatles
Irmã de George Harrison luta para sobreviver nos EUA

Ted NugentTed Nugent
"Impossível competir com McCartney em número de mortes!"

Sem imaginação?Sem imaginação?
Os nomes de bandas mais estúpidos da história

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Elvis Presley"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

ACDCACDC
Dave Evans: "Aquela coisa Glam foi idéia do Malcolm!"

Guns N RosesGuns N' Roses
Veja capa que Axl queria em AFD

SlipknotSlipknot
Joey Jordison diz que foi demitido por telegrama cantado

5000 acessosPreços: quanto custa para contratar a sua banda favorita5000 acessosDébil Metal: quando os fãs assustam os ídolos5000 acessosCorey Taylor: Verdades sobre Joey Jordison e Jim Root5000 acessosSeparados no nascimento: Robert Plant e Patrícia Pillar5000 acessosKiko Loureiro: Conviver com Mustaine contribui pra sua carreira? (vídeo)4430 acessosRock In Rio: Você foi? Agradeça ao Frank Sinatra!

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online