Sentenced se prepara para o próprio 'funeral'
Fonte: Terra Música
Postado em 21 de maio de 2005
O final anunciado é tão sombrio quanto as músicas que construíram a carreira da banda finlandesa de heavy metal Sentenced nos últimos 16 anos. Depois do lançamento de seu nono CD, que leva o sugestivo nome de The Funeral Album, e de mais alguns shows pela Europa, o grupo vai "descansar em paz" e encerrar as atividades.
"Foram quase dois anos pensando nisso. Foi uma decisão muito difícil para nós, pois a banda é uma parte importante de nossas vidas. Não há uma só razão para o fim. São várias. O Sentenced cresceu, assim como os nossos sacrifícios. Pensamos bem e concluímos que lançar um último álbum e fazer mais alguns shows seria a solução perfeita para os nossos problemas", afirmou, com exclusividade ao Terra, o guitarrista Sami Lopakka.
Falando de casa, na cidade de Oulu (Finlândia), Lopakka confirmou que o fim do Sentenced é algo definitivo e amadurecido, embora ainda seja um tanto dolorido.
"Sinto uma mistura de coisas. É muito contraditório. De um lado, eu ainda me sinto muito triste e vazio por deixar a banda depois de todos esses anos. Por outra parte, fico feliz com tudo aquilo que conquistamos em nossa carreira", analisou.
Líder e fundador da banda, Lopakka afirmou que o Sentenced "vai satisfeito para a sepultura". Ele avaliou que o grupo conquistou tudo o que almejava, pelo menos musicalmente falando. Algumas poucas lacunas ficaram para trás. "Faltou ir ao Brasil. Mas não era interessante o bastante, pelo menos não na cabeça dos promotores de shows."
A decisão irreversível do Sentenced tem repercutido de forma diversa entre os fãs, segundo Lopakka. "As reações deles são mais ou menos como as nossas. Muitos estão tristes com o fim da banda, outros estão furiosos conosco. Muitos apenas dizem 'obrigado por tudo o que vocês fizeram nesses anos'. São muitas emoções humanas envolvidas", contou.
O guitarrista declarou que diversos fãs brasileiros estão procurando o Sentenced, por meio do site oficial da banda (www.sentenced.org), para manifestações de carinho e apoio. "Não sabemos a extensão exata de nosso prestígio aí no Brasil. Mas é ótimo ver que do outro lado do mundo há pessoas que admiram o nosso trabalho."
O álbum do funeral
Um dos rituais fúnebres para marcar o final do Sentenced é o nono - e último - CD: The Funeral Album, que tem lançamento previsto para o final de maio, pelo selo Century Media.
Lopakka afirmou que a obra tem "variações musicais" e faixas com "diversas atmosferas". Mas admitiu que há muitas referências aos trabalhos passados da banda em The Funeral Album. "Só notamos isso depois de terminada a gravação. Não era a nossa intenção fazer uma compilação do passado. Mas acredito que o álbum é mais novo do que velho."
Embora não esconda o orgulho ao falar sobre o resultado final de The Funeral Album, Lopakka não se arrisca a colocá-lo no posto de melhor CD da banda. "É difícil dizer qual é o melhor. Todos os álbuns têm um lugar especial em nossas mentes. Mas o último mostra o nosso progresso musical. Digamos que ele é o topo da montanha que nós vínhamos escalando com os outros álbuns."
Aposentadoria
Lopakka citou os "sacrifícios" que a banda sempre demandou como o principal motivo para o fim planejado do Sentenced. Mesmo assim, a perspectiva de "enterrar" o grupo continua a mexer com o guitarrista.
"Ainda estamos carregando o caixão", respondeu o fundador, ao ser perguntado sobre como ele tem lidado com a idéia da aposentadoria. "Temos 15 ou 20 shows para fazer. No aspecto mental, estamos preparados para o fim. Mas, por outro lado, essa idéia ainda é assustadora."
Decididos a acabar com o Sentenced, os músicos já pensam em atividades para tocar a vida depois de todo o "funeral", que deve terminar no segundo semestre deste ano.
O baterista Vesa Ranta é fotógrafo profissional e pretende trabalhar desenvolvendo capas de CDs. O baixista Sami Kukkohovi vai mergulhar em sua nova banda, Solution 13. O vocalista Ville Laihialla e o guitarrista Miika Tenkula também devem seguir na música. "Miika ainda não tem nada em vista, mas espero que encontre uma nova banda. Ele é o guitarrista e letrista mais talentoso que eu já conheci", derreteu-se Lopakka.
Já o fundador, por sua parte, tem pretensões artísticas bem diferentes. "Estou escrevendo um livro. No outono (primavera no hemisfério sul), quero ver se sou homem o suficiente para terminá-lo e publicá-lo", contou Lopakka, revelando sua veia literária.
A obra em construção, segundo descrição do guitarrista, é sobre as aventuras de uma banda que excursiona fazendo shows pela Europa. "Não será um livro documental, mas certamente terá muitas coisas que nós vivemos com o Sentenced na estrada", adiantou o autor.
Prestes a virar uma página importante de sua vida pessoal e profissional, Sami Lopakka aproveitou a entrevista ao Terra para deixar uma mensagem aos fãs do Sentenced. "Estamos maravilhados com tudo o que a banda alcançou. Obrigado a vocês todos. Aproveitem o funeral e depois guardem para vocês o melhor de nós."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos
"Eu estaria entregando pizzas se não fosse por Dave Grohl", disse Hawkins em último show
O clipe de clássico do thrash metal com participação relâmpago de Ozzy Osbourne


Cinco bandas que começaram no death metal e depois viraram outra coisa
Guia: do heavy ao melodic death metal, confira playlist com 12 horas de metal finlandês
Cinco bandas que chegaram ao fim e deixaram muitas saudades



