Plebe Rude proibida de tocar música da Legião
Fonte: Terra Música
Postado em 31 de dezembro de 2005
Mauro Ferreira
Em impasse com os herdeiros de Renato Russo por discordâncias quanto ao uso da obra da Legião Urbana, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos - respectivamente, baterista e guitarrista da banda - vetaram a inclusão de músicas sobre as quais têm direitos legais no recente tributo a Russo produzido e gravado este mês pelo canal Multishow para virar DVD, CD e programa de TV em 2006.
Mas a proibição de uma música em especial acabou descontentando a Plebe Rude, banda conterrânea da Legião Urbana na cena pop de Brasília da década de 80. Bonfá vetou a recriação, pelo grupo de Philippe Seabra, de Soldados.
A faixa é uma parceria de Bonfá com Renato Russo, gravada pela Legião Urbana em seu primeiro disco, em 1985. Magoado, Philippe lembra que a Plebe chegou a lançar Soldados na companhia de Russo e do próprio Bonfá, em show no Teatro Rola Pedra, em Brasília, no início dos anos 80.
Diante da proibição, o quarteto optou por regravar Química no tributo. Assinada apenas por Renato Russo, Química é música feita ainda na época do Aborto Elétrico, o primeiro grupo de Russo. Foi lançada em disco pelos Paralamas do Sucesso, em 1983, no primeiro LP do trio carioca, Cinema Mudo. Em 1987 a Legião relançou a música no álbum Que País É Este? que reunia material inédito do Aborto Elétrico e outras bandas da chamada "Turma da Colina".
O Dia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps