Riff de Jimmy Page virá salvar o Rock and Roll
Por Guilherme Carvalho
Fonte: The Onion
Postado em 15 de março de 2007
(A matéria abaixo - obviamente uma brincadeira - foi publicada originalmente no The Onion; confira ao fim o link do texto original em inglês).
GWYNEDD, PAÍS DE GALES — Chamando-o de a última esperança do planeta para salvar o rock, os "Guardians of the Protectorate of Rock" ("Guardiões do Protetorado do Rock') anunciaram nesta segunda que dariam o passo extraordinário de revelar um riff de Jimmy Page nunca ouvido antes, escondido por décadas em um mítico e impenetrável cofre.
"Nós que acreditamos na imortalidade do rock fizemos um voto trinta anos atrás de que nunca iríamos revelar está força incrivelmente poderosa a menos que chegássemos ao Dia do Juízo Final – e esse dia chegou", disse o guitarrista do BLACK SABBATH, Tony Iommi, um dos poucos escolhidos que ajudou a forjar o Cofre Secreto para Salvar o Rock and Roll, em uma conferência de imprensa nas montanhas do País de Gales. "Olhem para as listas de mais vendidos, e vocês vão ver que eu falo a verdade. Vamos trazer os culhões de volta para o rock and roll", completa Iommi.
Os Guardiões disseram que acontecimentos recentes nos mundo da música, como a popularidade incontável das Dixie Chicks e de Sufjan Stevens criaram uma "tempestade de deficiência" de onde o rock pode nunca mais se recuperar. Enquanto Iommi se recusou a dizer quando o cofre será aberto, fontes do Hard Rock acreditam que vai acontecer exatamente antes do próxima turnê do Fall Out Boy – Honda Civic Tour, que muitos temem que irá sugar a vida existente de tudo que ainda é Rock.
"Cidadãos do rock, nós nos recusamos a continuar parados", disse o fundador do ZZ TOP e Alta Antigüidade do Protetorado, Billy Gibbons. "Quando uma bichona como James Blunt domina as paradas, é nosso dever responder expondo esse riff monstro, e explodindo as mentes para a estratosfera."
O Protetorado, devoto da preservação de jams poderosas e solos velozes de guitarra, teria sido formado nos anos 70, durante o crescimento da música adulta contemporânea. De acordo com a lenda, o riff, tocado somente uma vez por Page e gravado num disco especial de cobalto, contém o poder bruto, a habilidade excepcional e a paixão irrestrita de todos os Guardiões combinados. Manuscritos da época, traduzidos recentemente, o descrevem como uma progressão "power chord" de drenar a alma, lembrando um pouco uma mistura de "Smoke On The Water" com "Living Loving Maid", mas "basicamente desafiando qualquer descrição".
Acredita-se que, com o lançamento desse riff, até mesmo os que afirmam que o gênero está morto não terão escolha a não ser fechar seus punhos, balançar suas cabeças e se curvar aos deuses do rock por toda a eternidade. "Que Deus tenha piedade de nossas almas pelo que nós vamos revelar ao mundo", proclamou Brian May, guitarrista do QUEEN, vestido em trajes druídas e banhado na bruma azul de uma máquina de fazer fumaça. "Se vai salvar o rock ou destruir a humanidade? Não há como saber – mas não temos outra escolha."
Cada membro do Protetorado tem apenas informações parciais sobre o local onde está o cofre, que eles foram instruídos para abrir apenas no caso de um total "Rockapocalipse". Enquanto alguns acreditam que o cofre estava escondido em Boston, Chicago, Kansas, Europa ou Ásia, outros afirmam que ele poderia ser encontrado na Corte do Rei Crimson. [N. do T.: referência ao primeiro álbum do KING CRIMSON, "In the Court of the Crimson King"]
Contudo, depois de juntar pistas escondidas em capas de álbuns do YES e encartes do PINK FLOYD, historiadores do rock agora acreditam que o riff está trancado nos confins de uma casa no interior do País de Gales, em um local chamado Bron-Yr-Aur, nas rock-coordenadas SH735026. Satélites meteorológicos britânicos também fotografaram uma nuvem enorme em formato de um híbrido de ponto de interrogação ao contrário e cruz, se formando sobre essas coordenadas exatas.
A chave do cofre, considerada um fardo muito grande para um único homem carregar, foi dividida em duas partes, metade confiada a Eddie Van Halen e metade a David Lee Roth, logo após Roth deixar o VAN HALEN. Os dois homens, que se recusaram a trabalhar juntos por 20 anos, recentemente anunciaram planos para uma turnê de reunião histórica.
"Antes de sacudirmos os céus e a Terra com o poder vicioso deste riff, nós do Alto Conselho Ancião dos Guardiões do Protetorado do Rock perguntamos a você: Você está pronto para o rock?" O guitarrista do AC/DC, Angus Young, responde: "Se está, nós o saudamos". [N. do T.: referência ao álbum e música do AC/DC "For Those About to Rock (We Salute You)"]
Quando perguntado sobre os possíveis perigos de usar este riff, Sir Paul McCartney pareceu surpreso: "Há um cofre secreto para salvar o rock and roll? É a primeira vez que eu ouço sobre isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
O baterista que, sem querer, criou a sonoridade dos anos oitenta e mudou a história do Rock
O álbum onde o Pink Floyd se encontrou e gravou uma música seminal, nas palavras de Gilmour
Paul Stanley relembra o dia em que ele chegou mais perto de socar um membro do Kiss no palco


A influência subliminar que Slash admite em seu trabalho; "eu gostava quando criança"
Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
O riff do Led Zeppelin que deu um suadouro em Dave Grohl na hora de tocar
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
Jimmy Page, do Led Zeppelin, responde se ficava nervoso de tocar para multidões



