Hellhammer: Venom tocado em baixa rotação
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: Brave Words
Postado em 08 de maio de 2007
Av Rune, do webzine Eternal Terror (Norueguês/Inglês) falou com o líder do CELTIC FROST, Tom Gabriel Fischer, sobre vários tópicos, inclusive sua técnica vocal. Alguns trechos desse papo:
Eternal Terror: Quando você começou com os vocais extremos?
Fischer: "Eu fui a Londres em 1981 e, quando estava lá, o single 'In League with Satan', do VENOM, foi lançado. Eu comprei e, quando ouvi, foi um alívio para mim. Eu estava procurando por um Metal mais pesado e, naquele momento, o mais pesado que tinha achado foi o MOTÖRHEAD. Então, quando eu pus o single do Venom pra tocar, eu percebi que aquele era exatamente o som que eu queria pra minha banda. Eu já tinha formado a minha própria banda antes de ir pra Londres. Mas mesmo o single do Venom não era pesado o suficiente para mim, então, ao invés de tocá-lo normalmente a 45 rpm, eu diminuí as rotações para 33 rpm e foi aí que eu encontrei o som que eu queria. Aí o vocalista da minha banda me disse: ‘Cê tá louco, isso já não é mais música, isso é barulho’. Ele foi embora, como todos os outros, então eu reformei a banda, o HELLHAMMER, e, como não tínhamos vocalista, eu mesmo comecei a cantar. Isso aconteceu em 1982 e foi assim que tudo começou".
Eternal Terror: Você faz alguma coisa regularmente para manter a sua voz em forma?
Fischer: "Na verdade não. Eu ainda canto de acordo com a técnica de respiração que aprendi 23 anos atrás e tenho orgulho em dizer que nunca cancelei um show devido a problemas em minha voz. Com essa técnica eu posso cantar mesmo com gripe ou resfriado; mesmo quando estou doente eu ainda consigo subir no palco e fazer um show completo. Na turnê atual eu peguei uma gripe e tive que fazer uns 4 ou 5 shows gripado. A única coisa que faço é um aquecimento, algo que eu não fazia no começo dos anos 80".
Eternal Terror: Você acha que pode ser perigoso cantar de forma extrema?
Fischer: "É claro que sim. Eu vi isso acontecer com outros cantores de Metal extremo com os quais já conversei e que cantam sem técnica nenhuma. A maior parte das bandas de Metal extremo vem do underground, de algum porão ou coisa parecida, e, obviamente, eles nunca aprendem técnica alguma. Eles acabam cantando com câncer na garganta ou nas cordas vocais e isso não é nem um pouco divertido. Já conversei sobre isso com outros cantores que têm problemas parecidos com o meu. Eu tenho um estilo de vida bem saudável, não bebo e não fumo".
Leia a entrevista completa neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Volbeat oficializa guitarrista e volta a ser quarteto
Campeã do BBB diz que Corey Taylor, do Slipknot, já pediu nudes dela; saiba reação
Michael Jackson: para ele, Elvis não era rei e Beatles não eram melhores que negros
A estratégia que Frejat usou em "Puro Êxtase" para não ser acusado de apologia


O clássico do metal extremo que o jornalista Andre Barcinski ama
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
A reflexão de Tom G. Warrior sobre "Cold Lake", o álbum farofa do Celtic Frost
Rock/Metal: 7 nomes de bandas que você pronuncia errado, parte 2
Heavy Metal: as 10 melhores faixas de abertura instrumentais, em lista da Metal Hammer



