Tony Iommi: "Não sei como criei aqueles riffs"
Por Vitor Rangel
Fonte: AZStarNet.com
Postado em 10 de outubro de 2007
Kevin W. Smith, do site AZStar.Net.com, entrevistou em 2007 o lendário guitarrista Tony Iommi (BLACK SABBATH, HEAVEN AND HELL).
Black Sabbath - Mais Novidades
Você é considerado um dos fundadores do Heavy Metal, que sempre possuiu fãs bastante devotados. O que existe no gênero que leva a essa devoção das pessoas?
Iommi: "Eu acho certamente que o que estamos fazendo é uma música honesta. Não estamos fazendo um show glamouroso ou qualquer coisa do tipo. Estamos apenas tocando e não fazemos acrobacias no palco. Nós apenas vamos lá e nos divertimos".
Quando vocês tocavam Metal antigamente, onde buscavam inspiração, já que não existia muitas bandas como a de vocês naquela época?
Iommi: "É exatamente isso, não existia um tipo de inspiração. A inspiração vinha de nós mesmos, de acordo com o que nós sentíamos e onde morávamos. Foi algo que surgiu e que não podíamos explicar. Não consigo explicar como eu criei aqueles riffs, pois foi algo que, naqueles tempos, soava muito diferente. Nada como aquilo existia. Éramos muito atacados por causa disso - 'que tipo de música é esta?' - pois não era muito bem-visto este tipo de música pela imprensa daquela época, estávamos fazendo algo que nem nós mesmos compreendíamos. Nós apenas gostávamos do que estávamos fazendo".
Quando vocês contrataram Dio para liderar o BLACK SABBATH nos anos 70, qual o tamanho do risco artístico que vocês correram?
Iommi: "Não existiam muitas opções, para ser honesto, naquela época. Nós chegamos a um ponto em que não podíamos mais continuar como estávamos. Ou a banda terminava ou seguíamos em frente com Ozzy seguindo o seu próprio caminho. Foi isso o que realmente aconteceu. Ozzy não estava mais gostando de fazer aquilo naquela época, então parecia uma boa opção nós chamarmos Ronnie. Uma direção vocal diferente. Se tivéssemos arranjado alguém muito parecido com Ozzy, todos iriam fazer comparações".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
A atitude inocente de John Bush que chocou os integrantes do Anthrax
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026

"Não havia ninguém mais genuíno, amoroso e atencioso do que Ozzy Osbourne", diz Rob Halford
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Tobias Forge relata encontro com integrantes do Black Sabbath antes do último show da banda
A verdadeira opinião de Bill Ward do Black Sabbath sobre Lars Ulrich do Metallica
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
Sharon descreve como foram os últimos momentos de Ozzy Osbourne
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
A curiosa história da capa de "Heaven And Hell", um dos maiores clássicos do Black Sabbath
Pilares: O início do Heavy Metal em 1969


