Cartunista Marcio Baraldi na Rede NGT nessa sexta
Por Gisele Santos (Mundo Rock)
Fonte: Mundo Rock
Postado em 15 de fevereiro de 2008
O cartunista Marcio Baraldi estará nessa sexta-feira, 14, a partir das 10h da manhã, ao vivo no programa "Manhã com Você", da Rede NGT de Televisão. Com suas tradicionais fantasias e bom-humor, Baraldi falará do prêmio Angelo Agostini (oitavo da carreira dele) que receberá no sábado, dia 16, em São Paulo. E também de seus produtos: livros, games/Dvd e bonecos. Baraldi aproveitará para presentear as apresentadoras Juliana, Mariana, Tati e Priscila com uma caricatura das quatro caracterizadas como "apresentadoras Super-Poderosas".
Sites relacionados:
Marcio Baraldi - www.marciobaraldi.com.br
Manhã com Você - www.redengt.com.br/manhacomvoce.htm
MARCIO BARALDI É ELEITO MELHOR CARTUNISTA DE 2007
Marcio Baraldi foi eleito melhor cartunista de 2007 pela votação do 24º Prêmio Angelo Agostini, que é a mais antiga premiação da área de quadrinhos no Brasil – considerado Oscar do quadrinho nacional - e já contemplou os maiores mestres do gênero como Álvaro de Moya, Mauricio de Souza, Ziraldo, Henfil, Zalla, Collonese, entre outros mestres da HQ do nosso país. Este já é o oitavo Prêmio Angelo Agostini consecutivo que Baraldi recebe em sua prolífica e agitada carreira.
O evento de entrega do 24º Prêmio Angelo Agostini acontecerá no dia 16 de fevereiro, sábado, a partir das 13h, na unidade Senac Lapa (Rua Faustolo, 1.347 - Lapa - próximo ao terminal de ônibus da Lapa - São Paulo/SP), a entrada é franca e a censura livre.
O 24º Prêmio Angelo Agostini é uma realização da AQC (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo) e Senac, com apoio do site Bigorna.net.
PRÊMIOS JÁ RECEBIDOS POR MARCIO BARALDI
Vladimir Herzog
Há duas décadas denunciando as injustiças sociais em seu trabalho, Baraldi foi o vencedor do "XXIV Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog" de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Artes, em outubro de 2002. Baraldi recebeu a premiação pelo conjunto de sua obra, com destaque para o trabalho O Segredo do Faraó, publicado na revista "Dynamite". No mês de outubro de 2004 o cartunista recebeu mais uma vez o prêmio pelo conjunto de sua obra de forte engajamento político-social.
Instituído há 23 anos, o prêmio reverência à memória do jornalista Vladimir Herzog que foi preso, torturado e morto -aos 38 anos de idade - nas dependências do DOI-CODI, órgão vinculado ao II Exército, no dia 25 de outubro de 1975, em São Paulo. A iniciativa da premiação é do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, da Comissão Executiva Nacional dos Movimentos de Anistia, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI/SP), da OAB/SP, da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e da família de Herzog.
Humor Popular no RJ
Em 1991, Baraldi participou do "VI Salão de Humor de Volta Redonda", no Rio de Janeiro, e ganhou o especialíssimo prêmio "Humor Popular". Esse foi um prêmio singular conferido não pela bancada julgadora e sim pelo próprio público visitante que, após olhar todos os cartuns expostos no salão, escolheu o trabalho mais divertido do evento através do voto direto numa urna. Foi um dos prêmios que deixou Baraldi mais orgulhoso, pois foi escolhido pelo próprio povo.
Primeiro lugar no 4º e 5º Salão de Humor de Araras
Em 1992, Baraldi ganhou o primeiro lugar no "4º Salão de Humor de Araras", no interior de São Paulo, na categoria "Cartum". No ano seguinte, em 1993, Baraldi repetiu o feito, recebendo o mesmo prêmio na mesma categoria.
Angelo Agostini
Em fevereiro de 2008 Marcio Baraldi receberá mais um prêmio Angelo Agostini como "Melhor Cartunista de 2007"- o oitavo consecutivo de sua carreira. Com mais de 20 anos de existência, o prêmio Angelo Agostini é o mais antigo e tradicional do gênero no Brasil, já tendo contemplado artistas históricos como Henfil, Mauricio de Souza, Ziraldo, Laerte, Rodolfo Zalla, Eugênio Collonese, Alvaro de Moya, e muitos outros mestres da HQ nacional.
Disco de Ouro e Disco de Platina Triplo
Em outubro do ano passado aconteceu o lançamento oficial do DVD/game "Roko-Loko Remix" - do cartunista Marcio Baraldi - que conta com participações especiais de músicos do Sepultura, Korzus, Exxótica e Angra, além de outras figuras-chave do cenário roqueiro como Vitão Bonesso (Rádio Backstage), Toninho Pirani (Rock Brigade), Vinicius Neves (Stay Heavy), entre outros.
Esse DVD é a nova versão do primeiro game rock do Brasil "Roko-Loko no Castelo do Ratozinger" - jogo que foi lançado por Baraldi em 2005 e teve grande repercussão na mídia. Encartado em várias revistas do gênero, o game alcançou a tiragem de 400 mil cópias vendidas, o que lhe garantiu um 'Disco de Ouro' entregue em 2006 e um 'Disco de Platina Triplo', que foi entregue no dia 07 de outubro de 2007 durante uma grande festa realizada no Blackmore Bar em São Paulo. Na ocasião também foi lançado o novo livro do cartunista "Humortífero".
MARCIO BARALDI
Ninguém fez, faz e publica tantos cartuns e HQs explicitamente roqueiros como Marcio Baraldi. Cartunista de nascença, ele começou a misturar rock com desenho ainda na infância - em Santo André/SP - quando se converteu ao rock n'roll após ouvir "We will rock you" do Queen - num velho rádio valvulado. Dali pra frente ele entupiu cadernos e mais cadernos com desenhos, piadas e quadrinhos com bandas de rock, sobretudo o Kiss e o Queen, suas primeiras paixões roqueiras.
O trabalho do Baraldi também funciona como um eficiente e divertido documento sobre a história do rock. Em seus quadrinhos constam fatos marcantes como a volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden, o fim dos Ramones, a morte de inúmeros roqueiros como Joey Ramone, Chuck Schuldiner e George Harrison, entre outros fatos que marcaram esse tal de rock n'roll nos seus 50 e poucos anos de vida.
Todo esse conteúdo informativo e cultural, aliado ao traço hilário e humor agressivo, faz de Baraldi um dos cartunistas mais consistentes do país. Além de um nome seminal e referencial que inovou e sedimentou o Humor-rock no Brasil.
Site do Marcio Baraldi:
http://www.marciobaraldi.com.br
Mundo Rock Assessoria de Imprensa
Gisele Santos
[email protected]
http://www.mundorock.com.br
SP/SP - Brazil
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
Esposa de Brian May anuncia que não haverá novas turnês do Queen
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Blind Guardian trabalha em novo álbum e versão acústica do disco "Nightfall in Middle-Earth"
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
David Gilmour: surpreendendo ao revelar sua música favorita de todos os tempos
O álbum favorito de Renato Russo, segundo o amigo e produtor Luiz Fernando Borges
Glenn Hughes conta a cômica história da sessão espírita com Ritchie Blackmore


Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Axl Rose: sugerindo prática oral sexual a Paul Stanley
Veja habilidade de James Hetfield, do Metallica, com as baquetas
Lobão: Titãs é uma "bandinha chechelenta"
50 a menos: Cientistas descobrem que o Número da Besta é 616
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"


