Cartunista Marcio Baraldi na Rede NGT nessa sexta

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Gisele Santos (Mundo Rock), Fonte: Mundo Rock
Enviar correções  |  Ver Acessos

O cartunista Marcio Baraldi estará nessa sexta-feira, 14, a partir das 10h da manhã, ao vivo no programa "Manhã com Você", da Rede NGT de Televisão. Com suas tradicionais fantasias e bom-humor, Baraldi falará do prêmio Angelo Agostini (oitavo da carreira dele) que receberá no sábado, dia 16, em São Paulo. E também de seus produtos: livros, games/Dvd e bonecos. Baraldi aproveitará para presentear as apresentadoras Juliana, Mariana, Tati e Priscila com uma caricatura das quatro caracterizadas como "apresentadoras Super-Poderosas".

Iron Maiden: Steve Harris pensou em acabar com a banda em 1993Death Metal: as 10 melhores (ou piores?) capas do estilo

Sites relacionados:
Marcio Baraldi - www.marciobaraldi.com.br
Manhã com Você - www.redengt.com.br/manhacomvoce.htm

MARCIO BARALDI É ELEITO MELHOR CARTUNISTA DE 2007

Marcio Baraldi foi eleito melhor cartunista de 2007 pela votação do 24º Prêmio Angelo Agostini, que é a mais antiga premiação da área de quadrinhos no Brasil - considerado Oscar do quadrinho nacional - e já contemplou os maiores mestres do gênero como Álvaro de Moya, Mauricio de Souza, Ziraldo, Henfil, Zalla, Collonese, entre outros mestres da HQ do nosso país. Este já é o oitavo Prêmio Angelo Agostini consecutivo que Baraldi recebe em sua prolífica e agitada carreira.

O evento de entrega do 24º Prêmio Angelo Agostini acontecerá no dia 16 de fevereiro, sábado, a partir das 13h, na unidade Senac Lapa (Rua Faustolo, 1.347 - Lapa - próximo ao terminal de ônibus da Lapa - São Paulo/SP), a entrada é franca e a censura livre.

O 24º Prêmio Angelo Agostini é uma realização da AQC (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo) e Senac, com apoio do site Bigorna.net.

PRÊMIOS JÁ RECEBIDOS POR MARCIO BARALDI

Vladimir Herzog

Há duas décadas denunciando as injustiças sociais em seu trabalho, Baraldi foi o vencedor do "XXIV Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog" de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Artes, em outubro de 2002. Baraldi recebeu a premiação pelo conjunto de sua obra, com destaque para o trabalho O Segredo do Faraó, publicado na revista "Dynamite". No mês de outubro de 2004 o cartunista recebeu mais uma vez o prêmio pelo conjunto de sua obra de forte engajamento político-social.

Instituído há 23 anos, o prêmio reverência à memória do jornalista Vladimir Herzog que foi preso, torturado e morto -aos 38 anos de idade - nas dependências do DOI-CODI, órgão vinculado ao II Exército, no dia 25 de outubro de 1975, em São Paulo. A iniciativa da premiação é do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, da Comissão Executiva Nacional dos Movimentos de Anistia, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI/SP), da OAB/SP, da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e da família de Herzog.

Humor Popular no RJ

Em 1991, Baraldi participou do "VI Salão de Humor de Volta Redonda", no Rio de Janeiro, e ganhou o especialíssimo prêmio "Humor Popular". Esse foi um prêmio singular conferido não pela bancada julgadora e sim pelo próprio público visitante que, após olhar todos os cartuns expostos no salão, escolheu o trabalho mais divertido do evento através do voto direto numa urna. Foi um dos prêmios que deixou Baraldi mais orgulhoso, pois foi escolhido pelo próprio povo.

Primeiro lugar no 4º e 5º Salão de Humor de Araras

Em 1992, Baraldi ganhou o primeiro lugar no "4º Salão de Humor de Araras", no interior de São Paulo, na categoria "Cartum". No ano seguinte, em 1993, Baraldi repetiu o feito, recebendo o mesmo prêmio na mesma categoria.

Angelo Agostini

Em fevereiro de 2008 Marcio Baraldi receberá mais um prêmio Angelo Agostini como "Melhor Cartunista de 2007"- o oitavo consecutivo de sua carreira. Com mais de 20 anos de existência, o prêmio Angelo Agostini é o mais antigo e tradicional do gênero no Brasil, já tendo contemplado artistas históricos como Henfil, Mauricio de Souza, Ziraldo, Laerte, Rodolfo Zalla, Eugênio Collonese, Alvaro de Moya, e muitos outros mestres da HQ nacional.

Disco de Ouro e Disco de Platina Triplo

Em outubro do ano passado aconteceu o lançamento oficial do DVD/game "Roko-Loko Remix" - do cartunista Marcio Baraldi - que conta com participações especiais de músicos do Sepultura, Korzus, Exxótica e Angra, além de outras figuras-chave do cenário roqueiro como Vitão Bonesso (Rádio Backstage), Toninho Pirani (Rock Brigade), Vinicius Neves (Stay Heavy), entre outros.

Esse DVD é a nova versão do primeiro game rock do Brasil "Roko-Loko no Castelo do Ratozinger" - jogo que foi lançado por Baraldi em 2005 e teve grande repercussão na mídia. Encartado em várias revistas do gênero, o game alcançou a tiragem de 400 mil cópias vendidas, o que lhe garantiu um 'Disco de Ouro' entregue em 2006 e um 'Disco de Platina Triplo', que foi entregue no dia 07 de outubro de 2007 durante uma grande festa realizada no Blackmore Bar em São Paulo. Na ocasião também foi lançado o novo livro do cartunista "Humortífero".

MARCIO BARALDI

Ninguém fez, faz e publica tantos cartuns e HQs explicitamente roqueiros como Marcio Baraldi. Cartunista de nascença, ele começou a misturar rock com desenho ainda na infância - em Santo André/SP - quando se converteu ao rock n'roll após ouvir "We will rock you" do Queen - num velho rádio valvulado. Dali pra frente ele entupiu cadernos e mais cadernos com desenhos, piadas e quadrinhos com bandas de rock, sobretudo o Kiss e o Queen, suas primeiras paixões roqueiras.

O trabalho do Baraldi também funciona como um eficiente e divertido documento sobre a história do rock. Em seus quadrinhos constam fatos marcantes como a volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden, o fim dos Ramones, a morte de inúmeros roqueiros como Joey Ramone, Chuck Schuldiner e George Harrison, entre outros fatos que marcaram esse tal de rock n'roll nos seus 50 e poucos anos de vida.

Todo esse conteúdo informativo e cultural, aliado ao traço hilário e humor agressivo, faz de Baraldi um dos cartunistas mais consistentes do país. Além de um nome seminal e referencial que inovou e sedimentou o Humor-rock no Brasil.

Site do Marcio Baraldi:
http://www.marciobaraldi.com.br

Mundo Rock Assessoria de Imprensa
Gisele Santos
imprensamr@mundorock.com.br
http://www.mundorock.com.br
SP/SP - Brazil



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Iron Maiden: Steve Harris pensou em acabar com a banda em 1993Iron Maiden
Steve Harris pensou em acabar com a banda em 1993

Death Metal: as 10 melhores (ou piores?) capas do estiloDeath Metal
As 10 melhores (ou piores?) capas do estilo


Sobre Gisele Santos (Mundo Rock)

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.