Como era o mundo quando saíram os "Use Your Illusion", do Guns N' Roses
Por Nacho Belgrande
Fonte: MTV EUA
Postado em 22 de novembro de 2008
A matéria abaixo, traduzida por Nacho Belgrande, foi publicada originalmente na MTV, e é assinada por James Montgomery:
Guns N' Roses - Mais Novidades
No dia 17 de setembro de 1991, o GUNS N’ ROSES lançou "Use Your Illusion I" e "Use Your Illusion II", seus últimos discos de material original até hoje (não estamos contando "The Spaghetti Incident"? de 1993, porque era um disco de releituras... e também porque é meio ruim). Há uma grande chance de que você não tenha lido as resenhas iniciais de nenhum dos Illusion num blog, porque a internet só tinha um mês de idade naquela época. Você provavelmente não mandou uma mensagem de texto sobre o quanto "November Rain" era fabulosa, porque a primeira mensagem via SMS só surgiria dois anos mais tarde. E você certamente não carregou nenhum dos discos pro seu iPod, porque o MP3 ainda demoraria mais três anos (e o iPod, outros dez).
Isto é o suficiente pra dizer que, da última vez que tivemos W. Axl Rose em nossas vidas, o mundo era um lugar muito, muito diferente.
Tudo isso vai mudar no próximo domingo, quando o longamente aguardado "Chinese Democracy" ganhar vida. E assim, em celebração ao que é sem dúvida o maior evento do rock no ano – pra demonstrar o quanto temos esperado -, nós resumimos uma cápsula do tempo variada, um retrato do dia que os "Use Your Illusion" foram lançados. Era um tempo onde Axl era rei, Miley [Cyrus] era apenas um brilho no olho do pai dela, e George W Bush era o dono dos Texas Rangers. Era um mundo totalmente diferente, com certeza.
No dia que "Use Your Illusion" I & II foram lançados, "Ropin the Wind" de Garth Brooks ocupava o primeiro lugar nas paradas do país e "I Adore Mi Amore" era a música mais tocada dos EUA ("Good Vibrations" do Marky Mark and the Funky Bunch era a número 2). "A Hora do Pesadelo 6: O Pesadelo Final" era o filme de maior bilheteria daquela semana.
Apenas dois terços dos Jonas Brothers estavam vivos no dia que os LPs dos Illusion foram lançados. Miley Cirus não tinha nem nascido, assim como Demi Lovato ou Selena Gómez. Christina Agulera tinha 10 anos de idade, e Britney Spears e Justin Timberlake tinham 9. Chris Brown tinha 2 anos de idade (mas provavelmente já conseguia dançar), assim como Hayley Williams do Paramore e Tom e Bill Kaulutz do Tokio Hotel. Jordin Sparks, Taylor Swift e Emma Watson tinham todos um ano de vida.
No dia 17 de setembro de 1991, Barack Obama era o presidente do The Harvard Law Review [publicação editada por uma Univesidade Norte-Americana]. E John McCain estava em seu primeiro mandato como senador dos EUA.
"Ten", do PEARL JAM, estava nas lojas há cerca de um mês, enquanto "Nevermind", do NIRVANA, ainda demoraria mais uma semana pra sair. "Badmotorfinger" do SOUNDGARDEN sairia no mês seguinte, enquanto "Siamese Dream", do SMASHING PUMPKINS só se materializaria dois anos mais tarde. O primeiro festival de Lollapalooza – contando com o JANE’S ADDICTION, SIOUXSIE & THE BANSHEES, LIVING COLOUR, NINE INCH NAILS e ICE-T - tinha encerrado seu itinerário de 26 datas na cidade de Enumclaw, no estado de Washington.
"Too Legit To Quit", de MC Hammer, seria lançado no mês seguinte, assim como "Rebel Without a Cause", o sucessor de Vanilla Ice para "Cool As Ice".
No episódio daquela semana de "Barrados no Baile", os estudantes da Beverly Hills High estavam ainda todos ouriçados com a chegada da misteriosa estudante Emily Valentine. Em dois meses, Valentine convidaria Brandon e a galera para irem a uma casa noturna underground clandestina onde ela sapecaria o copo de Brandon com uma droga chamada "U4EA" e tentaria ‘pegá-lo’. Brandon ficaria chapado demais pra corresponder (e dirigir), então ele deixa o carro dele na tal boate, onde o veículo é depredado por vândalos. Isso era surpreendentemente impactante em 1991.
A Sega Genesis faturava alto graças ao sucesso de "Sonic, o Porco-espinho". Seguindo o sucesso do recém-lançado GameBoy, a Nintendo revela seu sistema de 16 bits, o Super NES, agregado a uma cópia de "Super Mario World." A primeira encarnação do Playstation da Sony ainda teria de aguardar mais três anos para surgir.
Os EUA se agitam enquanto o Presidente George H. W. Bush [o pai] proclama setembro como sendo "o mês nacional do arroz", de modo a "promover uma maior conscientização da versatilidade do arroz e celebrar a posição dos EUA como um grande exportador tanto para fins comerciais como para causas humanitárias". Em algum lugar, o filho dele pensa, "Cara, ser presidente é fácil", e pondera a possibilidade de concorrer à Casa Branca.
Tommy Hilfiger, inspirado pelo sucesso de sua coleção de roupa para homens, começa a planejar o lançamento de sua empresa no mercado de ações. Aproximadamente 15 anos depois, Hilfiger e Rose teriam um (meio que) grandioso embate de karatê na casa noturna nova-iorquina Plumm depois que Rose supostamente trocou de lugar a bebida do designer. Depois de alguns momentos de tensão, Hilfiger é levado - "escoiceando e gritando" – por seus próprios seguranças enquanto Rose ria. Axl é demais.
No dia 17 de setembro de 1991, havia cerca de 252 milhões de pessoas vivendo nos EUA. Havia cerca de 5.3 bilhões de pessoas vivendo no planeta Terra. Quase todas essas pessoas compraram os "Use Your Illusion". No presente mês, o Departamento de Censos dos EUA estima que a população do país seja de 305 milhões de pessoas, enquanto a população mundial é estimada em cerca de 6.7 bilhões de pessoas. Não muitas delas ainda compram CDs, o que não exatamente ajudará o sucesso de "Chinese Democracy".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
Metal Progressivo: os dez melhores álbuns do estilo
O grande problema do lendário Paul Simon com o beatle John Lennon
Lobão relembra quando presenciou esporro homérico de Tim Maia em Ed Motta

O chef demitido após fazer foto com Axl Rose; "Valeu, vale e vai valer até meu último dia"
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
A influência subliminar que Slash admite em seu trabalho; "eu gostava quando criança"
Por que Malcolm Young achava que o Guns N' Roses havia "desperdiçado" seu potencial
Maluco encara furacão na Flórida ao som de Slayer
Em 11/04/1983: Metallica demitia Dave Mustaine e presenteava o mundo com o Megadeth



