Fora da Lei: "Maioria de downloads de música são ilegais"
Por Marcus Vinicius Leite
Fonte: BBC News
Postado em 17 de janeiro de 2009
De acordo com o relatório anual da IFPI (sigla em Inglês para Federação Internacional da Indústria Fonográfica), que representa 1,4 mil companhias em 70 países, estima-se que mais de 40 bilhões de arquivos de música foram compartilhados de forma ilegal em 2008.
A BBC conversou com Matt Phillips, de uma das empresas ligadas ao mercado fonográfico, que reafirmou que as gravadoras enfrentam um grande problema. A pirataria moderna se refere à cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, de marca e ainda de propriedade intelectual e de indústria - portanto, quer pela cópia de uma obra anterior (falsificação), quer pelo uso indevido de marca ou imagem, com infração deliberada à legislação que protege a propriedade artística, intelectual, comercial e/ou industrial.
"Se houver mais investimentos em música no futuro e se a inovação no desenvolvimento de novos serviços legalizados continuar, então (a pirataria) é algo que temos que tratar", afirmou.
Para combater a pirataria moderna, alguns paises utilizam novos programas de identificação de IP´s de usuários e vão proceder juridicamente para com eles. As gravadoras estão usando programas de computador para procurar nas redes de compartilhamento de música os usuários que baixam mais arquivos ilegalmente e, então, denunciá-los para provedores de internet. Ainda de acordo com a IFPI, os piratas virtuais poderão ter a conexão de internet interrompida por seu provedor.
Mais detalhes (em inglês) no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps