Vexus: entrevista com Marcelo Bachega e Márcio Rodrigo
Por Márcio Pereira
Fonte: www.rockunderground-mag.com
Postado em 24 de fevereiro de 2009
Publicado originalmente no Rock Underground
No País das Maravilhas
Vexus surgiu do fim da Sudarium, banda calcada no Heavy Metal Tradicional e inglês, fazendo muitos covers do Iron Maiden. Por que a Sudarium acabou?
Marcelo Bachega "Na verdade a Sudarium não acabou, as vezes a gente se fala, mas eles meio que estão parados, na época a quatro anos atrás decidimos eu, o Marcio Rodrigo e Valter Ueji, formar uma banda de som próprio e em português e com peso, aí saímos na batalha de mais dois músicos e formamos a Vexus".
Por que a idéia de montar a Vexus, com uma proposta bem diferente da Sudarium?
Marcelo Bachega "Então na verdade a Sudarium era Iron Maiden cover, praticamente não tínhamos músicas próprias, e isso nos incomodava, apesar de amar Iron Maiden, melhor banda do mundo (risos). Eu sentia necessidade de identidade própria, ser reconhecido por um trabalho próprio e não cover".
Há possibilidades para a Sudarium voltar ou vocês terem um projeto paralelo tocando o que também gostam que é Heavy Metal?
Marcelo Bachega "Cara não sei como está a Sudarium, eles estão parados, não sabemos muito como eles estão, como te disse a gente troca mensagens de vez em quando, e em relação a gente ter um projeto paralelo isso não rola, porque tocamos as nossas músicas próprias e muitos covers, de bandas como Iron Maiden, Metallica, Ozzy Osbourne, Black Sabbath, Whitesnake, e etc..."
A proposta da Vexus é mais para o Rock’n Roll. Como vocês moldaram essa proposta, já que vocês têm influências diversas e elas todas estão presentes aqui?
Marcelo Bachega "Nós tocávamos covers, na maioria das vezes de Metal, mas tocávamos também covers de bandas de Rock and Roll, pois temos várias influências, então sentimos a necessidade das pessoas pedindo algo pesado, mas de forma acessível, e acabamos criando nosso próprio estilo".
Ouvindo "No País Das Maravilhas", eu tive a impressão de ouvir um disco como nos anos 70 e 80, onde as bandas nacionais faziam álbuns diversificados, com músicas distintas entre si. Como foi o cuidado para que isso fosse feito, se preocupando em dar uma cara ao disco, para não ficasse uma coisa muito dispersa?
Marcelo Bachega "Na verdade o Rock nacional dos anos 80 foi muito importante pra nós. Titãs, Plebe Rude, 365, Paralamas do Sucesso, Ira!, Camisa de Vênus, RPM, Ultraje A Rigor e etc. Essas bandas nos influenciaram muito, e na verdade fomos expondo as idéias, não se preocupando com rótulos e sim com música e com um tipo de som que nos agradava muito e isso devemos muito ao nosso produtor (Gênio) Daniel Tonini, e aos técnicos do Studio Áudio Place (Baboom e Cabral)".
Recentemente vocês mudaram de guitarrista. Fale sobre essa mudança.
Marcelo Bachega "Então cara foi muito difícil pra gente tomar essa decisão, pra uma banda seguir o caminho não é fácil: ensaios, shows, grana, abrir mão de tudo... Então não tínhamos isso no guitarrista anterior, e nas vésperas da gravação do disco ele deixou bem claro isso e resolvemos tirá-lo, mas somos amigos até hoje, e conseguimos um super guitarrista e super amigo, André Faustino, que hoje é super importante para nossa banda".
Vocês correram atrás de gravadoras para lançar 'No País Das Maravilhas'? Ou quiseram fazer tudo independente mesmo?
Marcelo Bachega "Então, não fomos atrás de gravadoras, pois queríamos gravar primeiro como independente e ver o resultado e agora estamos vendo o qual caminho seguir, mas gostaríamos muito de fechar com uma gravadora, vamos ver..."
Como você definiria o estilo da Vexus?
Márcio Rodrigo "Rock pesado e limpo!"
Marcelo Bachega "Somos um estilo transparente, sem máscaras, muita atitude, estamos ainda engatinhando, temos muito que aprender, mas temos uma coisa bem legal entre nós, temos personalidade!"
Aliás, o que significa Vexus?
Marcelo Bachega "Então cara Vexus, vem do Latim/Grego, do verbo (vexare) que significa afrontar, oprimir, torturar o adversário... Legal né? (risos)"
Recentemente vocês abriram a turnê da volta do Salário Mínimo. Fale sobre essa turnê.
Marcelo Bachega "Cara pra gente foi muito legal, eu já tinha ouvido falar muito deles, principalmente do China (vocal), o cara é das antigas, e o convite de tocar com eles foi muito legal, fizemos uma boa amizade, e todos os shows foram muito legais, e a galera curtiu muito as bandas. Nós estávamos tocando num bar, e de repente estava lá nos vendo o China e o Bereta, vendo como eram nossos shows, qual a reação da galera, e no fim do show, eles vieram nos parabenizar e nos fazer o convite, os caras são muito fodas! Gente boa demais!"
Como anda a gravação do videoclipe de divulgação? E de qual faixa?
Márcio Rodrigo "Puts (risos), nem me diga. A gravação foi algo maravilhoso, uma grande experiência para nosso amadurecimento! Foi gravado pelo pessoal da WKZ, que por intermédio de Deus, colocou o Nil 'Produtor e Diretor' e sua equipe em nosso caminho. Ele já está finalizado, ficou ótimo, bem acima de nossas expectativas! Após a edição, e com a cobrança da galera, fizemos um pré-lançamento no Youtube (atualmente a maior mídia em vídeo da web) e já nas primeiras horas tínhamos dezenas de recados, depoimentos e elogios, da galera se identificando com nossa mensagem. O videoclipe foi da faixa 'Congresso - no País das Maravilhas'. Esta música esta se tornando o desabafo expressivo de muitas pessoas, que com a pressão social, deixaram 'adormecer' sua atitude, ou que não tiveram oportunidade de 'colocar pra fora' o seu grito de 'basta, vamos mudar'!"
Já está disponível esse material?
Márcio Rodrigo "Claro! É só entrar no Youtube e digitar 'Vexus - Congresso' ou para quem desejar neste link e apreciar nosso material... Também estará logo disponível em nosso web site (www.bandavexus.com.br) e também no Orkut, dentro de nossas comunidades onde aproveito, para pedir que opinem, critiquem e participem de nossas comunidades, adicionem nosso clipe em seus perfis 'Orkut', ajude-nos a levar o nome Vexus às pessoas, fazendo essa família crescer e chegar aos quatro cantos desse nosso Brasil, onde em breve, estaremos veiculando isso em mídia televisiva, para dar maior facilidade das pessoas ouvirem nossa mensagem!"
Deixe um recado para seus fãs e nossos leitores!
Marcelo Bachega e Márcio Rodrigo "Estamos muito felizes com tudo, com nosso disco, com a vendagem deles, e agora com o novo videoclipe, que também esta sendo bem falado, e tudo isso é simplesmente porque a galera nos ajuda muito, nos apóia, comparece nos shows, entrevistas e etc.E queria deixar bem claro em nome da Vexus que sem vocês não somos e nem seríamos nada! Apesar de sermos uma banda independente, estamos aí tentando um lugar ao Sol. Admiramos muito, respeitamos muito a galera que gosta da gente, os nossos fãs, amigos, colaboradores e etc. E você, leitor dessa super revista (que por sinal têm nos dado muito apoio), gostaríamos que conhecessem nosso trabalho, e participem conosco dessa família chamada Vexus... Cara, obrigado pela oportunidade, um super abraço a todos, valeu!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps