U2: mega turnê gera protestos na rua e críticas de Byrne
Por Gabriel von Borell
Postado em 29 de julho de 2009
A nova turnê do U2, "360° World Tour", vem criando grandes polêmicas em função de sua estrutura grandiosa e seu alto custo. Ontem (28), um grupo de moradores da região do estádio de Croke Park, em Dublin, resolveu protestar contra a complexa logística necessária para transportar o palco da turnê do U2. Para tal, o grupo fechou uma rua por onde deveriam passar os caminhões que transportam o palco.
Nas três noites anteriores ao protesto, o U2 se apresentou para cerca de 240 mil fãs. A manifestação reuniu aproximadamente 80 pessoas que reclamavam do fato de a montagem e desmontagem do palco ter mantido o trânsito ininterrupto por dois dias nas ruas próximas ao estádio. "O palco teve de ser desmontado durante a noite e 94 caminhões não pararam de ir e vir em intervalos de três minutos e meio, fazendo barulho em todas as ruas próximas ao estádio. Pessoas ficaram acordadas durante toda a noite. Por isso decidimos protestar. E nenhum caminhoneiro tentou passar por nós", explica Barbara Ward, da Croke Park Area Residents' Alliance.
Como resultado, o protesto impediu que os caminhões pegassem uma barca que colocaria todo o equipamento a caminho da Suécia, onde o U2 faz show amanhã. "Isso afeta o calendário da turnê. Nós não deveríamos estar aqui falando com vocês, mas dentro de um barco", afirma o empresário da turnê, Jake Berry. Ele deixa claro que o equipamento não deve chegar à Suécia na data marcada.
O vocalista do TALKING HEADS, David Byrne, em seu blog, também criticou a banda irlandesa. Segundo ele, o U2 está gastando excessivamente com essa excursão e diz que esse dinheiro poderia ser direcionado para as campanhas sociais de Bono. "Esses concertos em estádios são possivelmente os mais custosos e extravagantes já feitos: US$ 40 milhões para construir o palco e, fazendo as contas, estima-se ainda 200 caminhões cruzando a Europa por toda a duração da turnê. Pode ser a inveja profissional falando, mas com certeza parece algo exagerado e descompensado quando comparado a todas as pessoas famintas na África e afins", ataca Byrne.
Dizem as más línguas que as críticas de Byrne são motivadas por um episódio recente. Alguns meses atrás, uma apresentação de David Byrne no programa de TV do apresentador americano David Letterman foi cancelada para que o U2 tocasse durante uma semana inteira para divulgar seu último álbum "No Line On The Orizon".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps