Território da Música: "o drama de ser baixista"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Território da Música
Postado em 28 de agosto de 2009
Rafael Sartori, colunista do Território da Música, escreveu um artigo sobre o "drama" de ser um baixista, confira abaixo alguns trechos da matéria.
"Para ser lembrado pelo público em geral, quem toca as quatro cordas precisa trabalhar muito.
Um dos primeiros textos que escrevi para essa coluna falava de Gene Simmons e Steve Harris. Da ironia de dois dos maiores ídolos do Rock de todos os tempos, que lideram respectivamente o Kiss e o Iron Maiden, serem baixistas, quando o símbolo máximo do gênero é a guitarra.
Mas é difícil achar heróis do baixo. Claro que há muitos exemplos de músicos talentosos , criativos e geniais tocando o instrumento, mas o que mais chama a atenção é que em muitas bandas eles são completamente desconhecidos, passam a vida no anonimato ou são apenas 'funcionários' mesmo.
São muitos os casos de bandas em que as pessoas se lembram do nome e do rosto do vocalista (claro), do guitarrista e até do baterista. Mas quem é o baixista mesmo? Claro que os fãs sabem todas as mudanças de formação e o currículo de cada um deles, mas me refiro ao público em geral. Se você fala do Aerosmith, por exemplo, imediatamente as pessoas se lembram do vocalista Steven Tyler, do guitarrista Joe Perry e só. O Bon Jovi, além do vocalista Jon, tem Richie Sambora na guitarra, Tico Torres na bateria e David Bryan nos teclados. Falta alguém, não falta? Lembro do Europe também, com Joey Tempest, John Norum, Mic Michaeli, Ian Haugland e... quem mais?"
Para conferir a matéria na íntegra, acesse
http://territorio.terra.com.br/ensaio/?c=293
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps